Daniel Matos
25 de outubro de 2025
Nenhum comentário
A superintendente do Golden Shopping,.Juliana Buzar, com o CEO da Selfit, Fernando Menezes
No dia 30 de novembro, o Golden Shopping Calhau será palco da Self Run, a corrida da rede de academias Selfit. Esta será a primeira edição da corrida oficial em São Luís e, segundo seus organizadores — o evento esportivo é assinado pela HC Sports (responsável também pela Meia Maratona do Sol) —, ele foi pensado para atender tanto atletas experientes quanto iniciantes e terá percursos de 5 km, 10 km e 15 km, a prova contempla diferentes níveis de preparo físico.
A concentração da Self Run será às 5h, com largada e chegada no Golden Shopping Calhau e um dos diferenciais desta prova, que espera por um público de 5 mil participantes, será o oferecimento de música ao vivo — todo o percurso contará com palcos montados em pontos estratégicos para acompanhar os corredores durante o trajeto, sendo o principal, no shopping, pois nele terão apresentações de bandas, premiações, interações com o público e ativações dos patrocinadores.
A superintendente do Golden Shopping Calhau, Julianna Buzar, na foto com Fernando Menezes (CEO da Selfit), destaca que o shopping tem se consolidado como ponto de encontro dos grandes eventos esportivos realizados em São Luís, especialmente as corridas de rua. “Acreditamos que espaços como o nosso devem ir além das compras e do lazer, tornando-se também locais que promovem hábitos saudáveis e momentos de integração entre as pessoas. Nosso objetivo é seguir oferecendo um ambiente que acolhe, inspira e incentiva o cuidado com o corpo e a mente”, declarou.
Daniel Matos
25 de outubro de 2025
Nenhum comentário
50 acadêmicos concluíram etapa de formação profissional no hospital
Turma 111 de Medicina da UFMA encerrou ciclo de internato no Hospital Universitário
São Luís (MA)- O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou nesta sexta-feira, 24, o encerramento de mais um ciclo na vida acadêmica dos alunos da turma 111 do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Após dois anos de estágio obrigatório no hospital, 50 alunos concluíram o internato hospitalar, período em que vivenciaram, na prática, atividades nas áreas de Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Geral.
O evento ocorreu no auditório vermelho da Unidade Presidente Dutra. Uma das coordenadoras do Internato, Adriana Reis, destacou que o estágio tem como objetivo preparar o aluno para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, proporcionando uma rica experiência para lidar com situações reais que serão fundamentais no início da vida profissional.
O ato de encerramento do internato aconteceu no auditório vermelho da Unidade Presidente Dutra
Para o acadêmico Elder Teles, o período foi marcado por intensos aprendizados e desafios. “A gente foi aprendendo a ser médico ao longo dos quatro anos anteriores do curso, mas nesses dois últimos anos tudo muda completamente. Aprendemos a lidar com pessoas, com equipes e com pacientes. Foram anos desafiadores, tanto por questões pessoais quanto pela intensidade do trabalho”, afirmou Elder, que iniciou o curso em 2020, após sair de Coelho Neto, no interior do Maranhão. Hoje, ele já se vê seguindo carreira na área de Clínica Médica.
A também concluinte Marina Gomes, do 12º período, ressaltou o amadurecimento proporcionado pela vivência hospitalar. “Consigo perceber claramente a diferença de como era antes de começar o internato. Depois de todo esse processo, reconheço o quanto cresci, tanto pessoal quanto profissionalmente. Foi um período que realmente nos moldou para chegarmos até aqui, prestes a nos tornarmos médicos. A partir de agora, quero atuar como uma profissional dedicada, sempre embasada na ciência, em constante atualização, buscando oferecer o melhor aos pacientes”, afirmou emocionada. Marina já decidiu seguir carreira na Pediatria, área pela qual se apaixonou durante o estágio.
Acadêmicos de Medicina da UFMA atuaram nos diferentes níveis de atenção à saúde, proporcionando uma rica experiência para lidar com situações reais que serão fundamentais no início da vida profissional.
A hematologista e preceptora do 11º período, Ana Ranoy Gomes, fez questão de deixar uma mensagem de reflexão aos formandos: “Estudem sempre, busquem se especializar continuamente. Sigam o próprio caminho, sem jamais se afastar do conhecimento e do compromisso de ajudar o paciente”.
Durante o internato, os acadêmicos foram supervisionados diretamente por médicos responsáveis pelos serviços e acompanhados por residentes, o que possibilitou o aprimoramento prático e o desenvolvimento de competências clínicas e técnicas. A turma iniciou o estágio no HU-UFMA no 9º período do curso, pela área de Pediatria, e, ao longo de quatro períodos, passou por diversas especialidades até concluir com êxito o 12º período, encerrando uma importante etapa formativa.
Durante o internato, os acadêmicos foram supervisionados diretamente por médicos responsáveis pelos serviços e acompanhados por residentes
Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Daniel Matos
25 de outubro de 2025
Nenhum comentário
A ação foi realizada na última sexta-feira (24), durante uma sessão especial
Crianças aplaudem apresentação circense em libras
Em uma noite repleta de emoção e encantamento, o Le Petit Cirque realizou, na última sexta-feira (24), uma sessão inclusiva e gratuita que ficará marcada na memória do público maranhense. O espetáculo, apresentado sob a lona montada no estacionamento do São Luís Shopping, foi adaptado especialmente para pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alta sensibilidade sensorial, proporcionando uma experiência acessível, acolhedora e inesquecível.
Com toda graciosidade, artistas deram show no picadeiro
Com o apoio de instituições como o Hospital do Câncer Aldenora Bello, APAE São Luís, Ilha Azul, Fórum Jaracaty, São Luís Shopping, e o Instituto Antonio Brunno, a iniciativa reforçou a importância da união entre o setor cultural, social e privado na promoção da inclusão e do acesso à arte.
Palhaço mostra toda a sua habilidade e equilíbrio em performance com monociclo
A sessão contou com som reduzido, iluminação suave e acompanhamento de profissionais capacitados, garantindo conforto e segurança para todos os presentes. Famílias inteiras vibraram, sorriram e se emocionaram ao viver a magia do verdadeiro circo europeu.
Pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alta sensibilidade sensorial participaram da sessão, que foi inteiramente gratuita
“Foi um momento de pura alegria e acolhimento. Ver o brilho nos olhos das crianças e a felicidade das famílias é um lembrete de que a arte é, acima de tudo, um instrumento de inclusão e amor”, comentou Maxwell Ayres, influenciador e ativista social.
Para o diretor do Le Petit Cirque, Ramito Jr., a iniciativa reforça o propósito do espetáculo. “O circo é um lugar onde todos cabem. É um espaço de diversidade, empatia e emoção. A cada cidade, buscamos levar não só entretenimento, mas também oportunidades de vivenciar a arte de forma igualitária.”
Público cai na gargalhada em uma das apresentações do Le Petit Cirque
O evento também contou com o apoio de empresas parceiras que acreditam no impacto positivo da cultura e da responsabilidade social. A ação demonstrou que, quando instituições públicas e privadas se unem, o resultado vai além do entretenimento e transforma vidas.
Plateia ficou encantada a cada apresentação do Le Petit Cirque
As apresentações regulares do Le Petit Cirque seguem encantando o público com sua estética retrô, humor refinado e performances inspiradas nas tradicionais trupes europeias. Um espetáculo que reafirma o valor da arte como linguagem universal.
Serviço
Le Petit Cirque Local: Estacionamento do São Luís Shopping Sessões regulares: Segunda, quarta e sexta – 20h Sábado e domingo – 16h, 18h30 e 20h30 Bilheteria: todos os dias, das 13h às 21h Informações e venda online: @lepetit.cirque Classificação: Livre
Daniel Matos
25 de outubro de 2025
Nenhum comentário
As honrarias foram propostas pelo deputado Glalbert Cutrim, que destacou a importância das duas personalidades principalmente para a área da Saúde
Plínio Túzzolo recebe o Título de Cidadão Maranhense das mãos do deputado estadual Glalbert Cutrim
Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta sexta-feira (24), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene para entrega da Medalha Manuel Beckman ao empresário Paulo Braid Ribeiro e do Título de Cidadão Maranhense ao administrador hospitalar Plínio Valério Túzzolo, diretor-geral do Hospital do Servidor Estadual (Hospital São Luís – HSLZ). As homenagens foram propostas pelo deputado estadual Glalbert Cutrim, que destacou a importância das duas personalidades para o desenvolvimento do Maranhão, especialmente na área da saúde.
“Estou muito feliz de poder homenagear dois grandes homens que prestam excelente serviço ao povo do Maranhão. Medalha para o Dr. Paulo Braid, que é uma pessoa que luta, que veio de baixo, ajuda as pessoas e, hoje, tem como lema sempre fazer o bem e cuidar da saúde da população do Maranhão. E o Dr. Plínio, que veio de São Paulo, há 25 anos, está aqui conosco, sempre trabalhou na área da saúde como gestor de diversos hospitais públicos . Fico muito feliz de poder homenageá-los com a maior honraria da Casa e o Título de Cidadão Maranhense”, afirmou Glalbert Cutrim.
Plínio Valério Túzzolo recebe o Título de Cidadão Maranhense em reconhecimento à sua contribuição de mais de 35 anos à gestão hospitalar no Maranhão
Reconhecimento
A Medalha Manuel Beckman, concedida a Paulo Braid Ribeiro, é a mais alta honraria concedida pelo Parlamento Estadual e que reconhece personalidades que contribuem de forma relevante para o progresso do estado.
Com uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pela solidariedade, Paulo Braid iniciou a carreira como vendedor autônomo de livros e seguros e tornou-se empresário de destaque em diversos segmentos, especialmente na área da saúde.
Paulo Braid Ribeiro recebe a Medalha Manuel Beckman das mãos do deputado Glalbert Cutrim, propositor da honraria
“É uma honra muito grande. Isso nos dignifica bastante, enriquece, inclusive. Para mim, essa medalha ficará sempre em meu coração. A gratidão e o reconhecimento ao nosso esforço e à nossa luta, promovendo saúde de qualidade como nosso objetivo”, disse Paulo Braid.
Compromisso e dedicação
Já o Título de Cidadão Maranhense concedido a Plínio Valério Túzzolo reconhece sua contribuição de mais de 35 anos à gestão hospitalar. Natural de São Paulo, Túzzolo é formado em Administração Hospitalar pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Hospitalares (IPH) e em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Em 2000, mudou-se para São Luís para dirigir o Hospital Dr. Carlos Macieira, à época sob administração da Pró-Saúde. Desde então, consolidou uma trajetória de compromisso e dedicação à saúde pública do Maranhão, atualmente como diretor-geral do Hospital do Servidor Estadual/Hospital São Luís (HSLZ).
Cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e representantes do setor da Saúde, que destacaram a trajetória de ambos os homenageados
“É o maior prêmio que eu poderia almejar. O reconhecimento através do Poder Legislativo e a outorga da cidadania maranhense, que me honra e me orgulha sobremaneira. Estou no Maranhão há 25 anos, sempre atuando na área de Saúde. A gente procurou desenvolver um trabalho que viesse ao encontro das necessidades de quem precisa de saúde. Quero externar aqui meu agradecimento a toda a comunidade maranhense, especialmente às empresas que me geraram a oportunidade de estar aqui. Eu vim para ficar dois anos e já estou há 25. Isso é, para mim, motivo de muito orgulho”, disse Plinio Tuzzolo.
A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades, familiares, amigos e representantes do setor da saúde, que destacaram a trajetória de ambos os homenageados e o impacto de suas atuações no fortalecimento do sistema hospitalar e na melhoria da qualidade de vida da população maranhense.
Daniel Matos
25 de outubro de 2025
Nenhum comentário
Segundo as investigações, suspeitos mantinham contratos milionários com prefeituras maranhenses, alguns deles envolvendo verbas federais destinadas à educação
Dinheiro em espécie aprendido pela Polícia Federal após ser sacado por dupla, que foi presa pela Polícia Federal
A Polícia Federal prendeu, em flagrante, na tarde dessa sexta-feira (24), sexta-feira (24), duas pessoas pelo crime de lavagem de dinheiro, após serem flagradas sacando R$ 700 mil em espécie, em uma agência bancária localizada no município de Zé Doca/MA.
Durante as diligências, os policiais identificaram que os envolvidos mantinham contratos milionários com prefeituras maranhenses, alguns deles envolvendo verbas federais destinadas à educação, apesar de não possuir estrutura operacional compatível com o volume de recursos movimentados.
No momento da abordagem, os suspeitos apresentaram versões contraditórias sobre a origem e destinação do dinheiro, alegando inicialmente tratar-se de valores provenientes de financiamento bancário. Diante das inconsistências e dos fortes indícios de ocultação da origem ilícita dos recursos, foi dada voz de prisão em flagrante aos envolvidos.
O valor em espécie e os dispositivos eletrônicos apreendidos serão encaminhados para análise pericial e rastreamento financeiro, com o objetivo de identificar eventuais desvios de recursos públicos e outros participantes do esquema criminoso.
Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
As ações investigadas envolvem irregularidades em aquisições emergenciais durante a pandemia de Covid-19 no município de Pinheiro
A Controladoria-Geral da União (CGU) julgou processos administrativos relacionados a fraudes em licitações e contratos públicos, no âmbito das operações Estoque Zero, Assepsia, Rota BR 090 e Zig-Zag. Duas das ações investigadas envolvem irregularidades em aquisições emergenciais durante a pandemia de Covid-19 no Maranhão.
Operação Estoque Zero — Fraudes em testes rápidos de Covid-19 no Maranhão
A CGU aplicou sanções à Dimensão Distribuidora de Medicamentos Ltda. e à AP Sousa Filho Ltda., por fraudes em processo licitatório promovido pela Prefeitura de Pinheiro (MA) para a compra de seis mil testes rápidos de Covid-19. As empresas direcionaram o certame e simularam a entrega de produtos, dos quais apenas quatro mil teriam sido parcialmente mascarados como recebidos.
A Dimensão Distribuidora foi multada em R$ 2.645.114,22, declarada inidônea para licitar com a administração pública e obrigada a publicar a decisão por 45 dias.
A AP Sousa Filho recebeu multa de R$ 6.000,00, também foi declarada inidônea e terá os efeitos da decisão estendidos a seus sócios por desconsideração da personalidade jurídica.
A CGU reafirma seu compromisso com a integridade na administração pública e atua permanentemente na prevenção, detecção e responsabilização de atos ilícitos que causem prejuízo ao erário. As decisões reforçam o rigor do controle interno federal no combate à corrupção e na proteção dos recursos públicos.
Comentários