Daniel Matos
3 de novembro de 2025
Nenhum comentário
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, em visita “institucional” ao procurador-geral de Justiça, Daniel de Castro
O presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor, causou surpresa ao postar, em suas redes sociais, fotografia de uma visita que fez ao procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, nesta segunda-feira (3). O encontro não causaria tanto espanto se o desgastado político não tivesse sido o pivô de uma recente crise institucional entre o parlamento municipal da capital e o Ministério Público do Maranhão, com direito a nota pública contra o vereador.
O atrito entre a Câmara Municipal e o MPMA foi motivado pela acusação feita por Paulo Victor, em pronunciamento na tribuna, de que o promotor de justiça da Probidade Administrativa, Zanony Passos (atualmente afastado por determinação do Conselho Nacional do Ministério Público), o teria extorquido. Segundo o vereador, o membro do MPMA teria lhe indicado quatro quatro pessoas para ocupar cargo na casa legislativa. Em troca disso, cessaria investigações contra o político que estariam em curso, sob sua alçada.
Na mesma nota, o MPMA fez questão de enfatizar que Paulo Victor cedeu à extorsão e que o vereador declarou que “teve acesso a decisão judicial sigilosa em que figura no polo passivo como alvo de medidas de busca e apreensão e prisão requeridas pelo Ministério Público”.
Em sua postagem nas redes sociais, o presidente da Câmara Municipal de São Luís destacou que a reunião com o procurador-geral de justiça teve caráter meramente institucional. Mas alguns observadores atentos certamente enxergam algo mais, já que uma investigação do próprio MPMA que pode implodir de vez a carreira politica de Paulo Victor encontra-se trancada por ordem do Tribunal de Justiça. Detalhe: a decisão da Poder Judiciário maranhense foi chancelada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que rejeitou pedido de destravamento feito pelo mesmo MPMA.
Portanto, há uma ferida aberta, que sangra até hoje.
Daniel Matos
3 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Por Natalino Salgado Filho*
Natalino Salgado Filho ocupa a Cadeira 16 da Academia Maranhense de Letras
Há 161 anos, o mar reclamava o corpo do poeta, mas não conseguiu silenciar sua voz. Antônio Gonçalves Dias, patrono da Academia Maranhense de Letras, permanece como símbolo maior maior da alma literária do do Brasil – voz inaugural de nossa identidade poética e nacional.
Poeta da pátria e do amor, etnógrafo, historiador, jurista e dramaturgo, viveu e não apenas existiu, como diria o Padre Vieira. Seu verbo atravessou o tempo: non in solo pane vivit homo o homem também se alimenta de palavra e de beleza.
Hoje, a Academia Maranhense de Letras reverencia aquele que fez de Caxias o berço da poesia brasileira e do Maranhão um altar de letras.
dramaturgo, viveu e não apenas existiu, como diria o Padre Vieira. Seu verbo atravessou o tempo: non in solo pane vivit homo – o homem também se alimenta de palavra e de beleza.
Hoje, a Academia Maranhense de Letras reverencia aquele que fez de Caxias o berço da poesia brasileira e do Maranhão um altar de letras.
Viva Gonçalves Dias! 161 anos de saudade e de eternidade.
“A morte, as aflições, o espaço, o tempo… O que é para o Senhor?” Ideia de Deus.
*Médico, professor universitário, escritor e membro da Academia Maranhense de Letras
Daniel Matos
3 de novembro de 2025
Nenhum comentário
O governador Carlos Brandão, o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e lideranças locais em gesto de unidade em uma das pontes inauguradas
Em Vitorino Freire, as lideranças de todos os grupos políticas locais e a população estiveram juntas para participar da inauguração de pontes e da assinatura de ordens de serviço que beneficiam as comunidades rurais e reafirmam a gestão municipalista do governo estadual. Ao lado do governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou que são mais de 3.800 obras em três anos de um governo que tem mais de 70% de aprovação popular.
Carlos Brandão, Orleans Brandão e lideranças cortam fita de inauguração de ponte em Vitorino Freire
“Tenho cumprido a missão de andar por todo o Maranhão, conversando com as lideranças e com a população, e conhecendo as necessidades de cada lugar. Posso afirmar que nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Muitas pessoas não viam um governador há mais de 20 anos, e não tinham uma obra em sua cidade. Carlos Brandão tirou o municipalismo do papel, é humano, implantou o maior programa de combate à fome, está trabalhando nos 217 municípios e o povo reconhece o seu trabalho”, enfatizou Orleans Brandão.
Secretário Orleans Brandão mostra um das pontes construídas pelo Governo do Estado
Citando a pesquisa nacional realizada recentemente pelo instituto Quaest, o secretário de Assuntos Municipalistas destacou que o governador Carlos Brandão é o terceiro em aprovação em todo o país “porque faz uma gestão com responsabilidade, sem ligar para perseguições, trabalhando de domingo a domingo por todo o Maranhão e cuidando de quem mais precisa”. Ele voltou a dizer que o governo tem realizado obras ditas impossíveis, como a ponte do povoado Jacaré, um sonho antigo da população de Vitorino Freire. “Temos feito muito e ainda vamos fazer muito mais pelo Maranhão”, finalizou ele.
Diversas lideranças prestigiaram o ato de inauguração e de assinatura de ordens de serviço em Vitorino Freire
Em Vitorino Freire, foram inauguradas as pontes Hilton Maciel (povoado Jacaré), sobre o Igarapé Chapéu Velho (povoado Juçaral Mirim), e sobre o Igarapé do Fato (entre Juçaral Mirim e Jacaré). Também foram assinadas ordens de serviço para construção de Areninha Esportiva nos povoados Juçaral dos Saraivas e Juçaral Mirim, e para reforma do Estádio Bandeirão.
As pontes construídas pelo governo estadual fazem a integração entre comunidades rurais dos povoados Jacaré, Juçaral Mirim e Juçaral dos Saraivas, facilitando o transporte escolar e o acesso a serviços de saúde, melhorando o escoamento da produção agrícola e leiteira, e reduzem o tempo de deslocamento e custos logísticos.
Daniel Matos
3 de novembro de 2025
Nenhum comentário
O deputado estadual Wellington do Curso é o autor da lei que garante direitos constitucionais aos portadores de doença renal crônica
A Assembleia Legislativa promoverá, nesta terça-feira, 4 de novembro, às 15h, no Plenário Nagib Haickel, Sessão Solene em homenagem à promulgação da Lei nº 12.575/2025, que reconhece o paciente renal crônico como pessoa com deficiência, garantindo-lhe os direitos assegurados pela Constituição do Estado do Maranhão.
A homenagem à promulgação da lei é oriunda do Requerimento nº 441/2025, de autoria dos deputados Wellington do Curso e Andreia Rezende. A Lei nº 12.575/2025 é originária do Projeto de Lei nº 042/2021, de autoria do deputado Wellington do Curso.
A Lei nº 12.575, de 27 de maio de 2025, classifica como “pessoa com deficiência aquela com diagnóstico de doença renal crônica, para fins de fruição dos direitos assegurados na Constituição do Estado do Maranhão e na legislação infraconstitucional de proteção às pessoas com deficiência”. Estabelece, ainda, que são considerados pacientes renais crônicos: portadores de moléstia renal grave com prescrição médica contínua de diálise e hemodiálise e transplantados renais.
A Lei estabelece, também, que são organizações representativas de pessoas com deficiência renal crônica as que oferecem programas de saúde, de assistência social, de educação e pesquisa, de capacitação, colocação profissional e de defesa de direitos.
SERVIÇO
O QUE: Sessão Solene em homenagem à promulgação da Lei nº 12.575/2025
QUANDO: Terça-feira, 4 de novembro
HORÁRIO: 15h
LOCAL: Plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa
Mais informações: Ironara Pestana – (98) 99993-4794 Atendimento à imprensa /Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa
Daniel Matos
3 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Pela primeira vez, o Maranhão levou o ouro em duas categorias da premiação nacional, com as empreendedoras Vilena Silva e Camila Policarpo
As empreendedoras Vilena Silva, de São Luís, e Camila Policarpo, de Imperatriz, foram a grandes vencedoras nacionais das categorias Ciência e Tecnologia e Microempreendedora Individual (MEI) (Fotos: Sebrae/Divulgação)
O Maranhão ocupou o lugar mais alto do pódio do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025. As empreendedoras Vilena Silva, de São Luís, e Camila Policarpo, de Imperatriz, foram a grandes vencedoras nacionais das categorias Ciência e Tecnologia e Microempreendedora Individual (MEI), respectivamente, consolidando um marco histórico para o estado: pela primeira vez, o Maranhão vence duas categorias da premiação. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (30), em Florianópolis (SC), durante o Delas Summit, evento do Sebrae que reúne os principais nomes e tendências do empreendedorismo feminino no Brasil.
Vilena e Camila receberam o troféu ouro e R$ 30 mil em premiação, cada, além de capacitação no Empretec. CEO da startup Compensei, Vilena comemorou a conquista e agradeceu ao Sebrae pelo incentivo recebido ao longo de sua trajetória. “Estou muito feliz por conquistar o primeiro lugar. Agradeço imensamente ao Sebrae por acreditar no nosso negócio e por essa parceria tão importante. O Sebrae vem nos incentivando e preparando, principalmente por meio do programa Startup Nordeste”, disse Vilena.
Camila Policarpo, proprietária da confeitaria Ducié, destacou a emoção de receber o prêmio.“Fiquei muito emocionada por ganhar esse prêmio e ser reconhecida nacionalmente pelo Sebrae, mesmo concorrendo com tantas outras grandes empresárias. Batalhei muito pra chegar até aqui, e hoje posso dizer que a evolução da nossa empresa aconteceu graças ao apoio do Sebrae”, enfatizou Camila.
Para a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Édila Neves, a premiação reflete o trabalho de incentivo ao empreendedorismo feminino desenvolvido pela instituição no estado. “Estamos muito felizes, pois este é um marco para o Sebrae Maranhão. Pela primeira vez, conquistamos o primeiro lugar em duas categorias do prêmio. Esse resultado demonstra a força do trabalho que temos desenvolvido no apoio ao empreendedorismo feminino, alcançando e transformando muitas histórias”, declarou a diretora.
Compensação de emissões de carbono
A Compensei é uma startup que visa democratizar o acesso à gestão climática para empresas, eventos e instituições públicas, através de uma plataforma digital que permite calcular, reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE). De acordo com Vilena, o diferencial do negócio está em conectar a ação climática ao posicionamento de marca.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios celebra o talento e a dedicação de mulheres que transformam a realidade de suas comunidades por meio do empreendedorismo
“A Compensei tem se destacado no cenário nacional por tornar a gestão climática acessível a pequenos negócios, usando tecnologia, ciência e uma linguagem descomplicada. Oferecemos não só o cálculo e compensação de carbono, mas também certificados e narrativas de impacto que valorizam a comunicação dos nossos clientes. Agora estamos avançando na implementação de Inteligência Artificial para facilitar ainda mais a usabilidade da plataforma”, detalhou.
A empreendedora conta que sua inspiração para empreender surgiu ainda na infância, ao ajudar os pais no comércio de confecções no interior do Maranhão. Anos depois, mudou-se a São Luís para estudar, formou-se em biologia e começou a trabalhar em uma grande empresa do setor de energia, atuando na área de gestão ambiental. Foi ali que Vilena percebeu uma problemática que, mais tarde, se empenharia em solucionar: a inacessibilidade dos recursos de sustentabilidade aos pequenos negócios.
“Quando criança, eu já ajudava meus pais no comércio e vivi a realidade de quem trabalha duro todos os dias para manter um negócio de pé, e por isso, empreender sempre foi algo natural pra mim. Mais tarde, ao atuar como consultora do Sebrae, percebi a necessidade de traduzir as ferramentas usadas por grandes empresas para a realidade de quem empreende com poucos recursos, e isso se tornou minha dissertação de mestrado: Desmistificando a Implementação da Gestão Ambiental em MPEs”, explicou.
Durante a pandemia, a empreendedora se dedicou a planejar formas de oferecer uma solução de sustentabilidade e ação climática para pequenos negócios e, em 2022, fundou a Compensei com a ajuda do programa Startup Nordeste, iniciativa do Sebrae voltada para o impulsionamento de startups e negócios inovadores na região. Segundo Vilena, desde então, o faturamento da empresa tem crescido de forma acentuada, o que possibilitou a expansão das operações para outros estados.
“A Compensei vem crescendo desde 2022 e, em 2024, quadruplicamos o faturamento em relação ao ano anterior. Expandimos nossa atuação em vários estados e fortalecemos nossa presença no mercado com investimentos em tecnologia, atendimento personalizado e parcerias estratégicas, como o Sebrae e a Fundação de Turismo de MS, que ampliaram nossa visibilidade e atraíram novos clientes”, acrescentou Vilena.
A Compensei é uma startup que visa democratizar o acesso à gestão climática a empresas, eventos e instituições públicas
Cozinha adaptada e artesanal
Camila Policarpo é fundadora da Ducié, confeitaria de Imperatriz (MA) especializada em doces de festas tradicionais e finos, que se destaca por oferecer uma linha exclusiva de brownies feitos a partir do coco babaçu. Com produção adaptada e artesanal, a empresa valoriza a criação de produtos autorais com identidade regional.
“Enquanto muitas empresas seguem receitas tradicionais, buscamos inovar com combinações únicas, como doces com gorgonzola e brownies meio amargos, oferecendo sabores diferenciados ao público. Essa busca por originalidade, aliada à valorização da cultura local, trouxe uma nova proposta ao mercado e gerou reconhecimento, como a premiação no 4º Festival Gastronômico de Imperatriz”, afirmou a empreendedora.
Camila sempre foi apaixonada por doces e, no período pós-pandemia, diante de incertezas no seu trabalho com carteira assinada, decidiu começar a empreender como alternativa a uma possível demissão. O início, segundo ela, foi difícil. Testava receitas de doces que encontrava na internet e as produzia na cozinha da casa da mãe, em um fogão pequeno.
Meses depois, a empresa na qual trabalhava foi fechada e Camila utilizou o seguro-desemprego para investir em capacitações e na compra de ingredientes para a produção dos doces. A partir de então, ela detalha que, aos poucos, montou sua própria cozinha e, com a ajuda de cursos on-line, conseguiu aprimorar suas habilidades e desenvolver novas receitas, impulsionando o crescimento da Ducié no mercado.
“Com muito esforço e adaptações, consegui montar minha própria cozinha, com equipamentos que tornaram a produção mais eficiente. Iniciei essa jornada sozinha, financiando tudo com o que tinha. Mais tarde, com o apoio do meu esposo, conseguimos adquirir utensílios e eletrodomésticos que ajudaram a impulsionar a produção. Com o tempo, percebi a necessidade de inovação para me destacar: desenvolvi receitas autorais, como o doce de gorgonzola, brownie meio amargo e o brownie de coco babaçu”, finalizou.
Camila Policarpo começou a produzir doces na cozinha da mãe, em um fogão pequeno, e hoje comanda a Ducié, confeitaria especializada em criações autorais
minha própria cozinha, com equipamentos que tornaram a produção mais eficiente. Iniciei essa jornada sozinha, financiando tudo com o que tinha. Mais tarde, com o apoio do meu esposo, conseguimos adquirir utensílios e eletrodomésticos que ajudaram a impulsionar a produção. Com o tempo, percebi a necessidade de inovação para me destacar: desenvolvi receitas autorais, como o doce de gorgonzola, brownie meio amargo e o brownie de coco babaçu”, finalizou.
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
A iniciativa celebra o talento e a dedicação de mulheres que transformam a realidade de suas comunidades por meio do empreendedorismo, reconhecendo essas trajetórias inspiradoras e dando visibilidade ao protagonismo feminino nos negócios. Em 2025, o Maranhão conquistou um feito inédito no Prêmio: o Estado foi o campeão no número de inscrições na região Nordeste e o segundo no país, logo após São Paulo, alcançando o recorde de 438 inscrições validadas.
Comentários