Daniel Matos
19 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Iniciativa tem como objetivo levar informação e serviços às comunidades maranhenses
A Tarifa Social, benefício do Governo Federal, oferece descontos na conta de luz para famílias de baixa renda
A Equatorial Maranhão vai promover uma série de ações voltadas ao acesso de serviços essenciais e orientações nos municípios de Presidente Sarney e Pinheiro. Nesta terça-feira (18), os moradores de Presidente Sarney poderão realizar o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica na Secretaria de Assistência Social, das 9h às 12h e das 14h às 16h, benefício do Governo Federal que oferece descontos na conta de luz para famílias de baixa renda. Ainda no município, a Distribuidora levará o programa E+ Educação, com palestras educativas sobre energia elétrica na Escola Thomas Beckham, em parceria com a Secretaria de Educação, reforçando orientações sobre consumo consciente e segurança.
Já em Pinheiro, o município será contemplado com o programa E+ Educação nesta quarta-feira (19) e na sexta-feira (21), às 15h, no Colégio Pedro Lobato. O Projeto E+ Educação promove conhecimento sobre segurança com energia elétrica para adolescentes em diversos municípios do estado. A iniciativa reafirma o compromisso da Distribuidora com a Responsabilidade Social e com o incentivo ao uso correto e consciente da energia, por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Serviço
Cadastro na Tarifa Social
Presidente Sarney
Data: Terça-feira (18) Horário: 9h às 12h e 14h às 16h Local: Secretaria de Assistência Social – Avenida Albino Moreira – Centro.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão
EQUATORIAL ENERGIA MARANHÃO www.ma.equatorialenergia.com.br
Daniel Matos
19 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Conscientização e incentivo ao autocuidado entre profissionais da saúde
Chrystiane Vasconcelos, o palestrante e urologista Antônio Minervino, Rafael Alves e Rebeca Cutrim
Em alusão ao Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre câncer de próstata, o Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ) realizou a palestra “Cuidar da Saúde é Coisa de Homem” voltada aos colaboradores multidisciplinares da instituição.
Conduzido pelo urologista Dr. Antônio Sérgio Minervino, o encontro destacou a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e — sobretudo — da necessidade de quem cuida também priorizar o próprio autocuidado.
Câncer de próstata: um inimigo silencioso que exige vigilância
Durante a apresentação, Dr. Minervino reforçou que o câncer de próstata permanece entre os tumores de maior incidência em homens.
Segundo o urologista do HSE, trata-se da neoplasia mais comum no público masculino, representando mais de 40% dos tumores em homens acima de 50 anos.
O objetivo da palestra “Cuidar da Saúde é Coisa de Homem” foi a conscientização que pode salvar vidas e evitar os cânceres masculinos
A idade média de diagnóstico é de 65 anos, e a incidência é crescente. O especialista também destacou que estados como Maranhão e Piauí apresentam índices particularmente elevados.
Outro ponto enfatizado foi a natureza silenciosa da doença. Em muitos casos, não há sintomas evidentes nas fases iniciais.
Mesmo quando existem manifestações, elas podem ser confundidas com hiperplasia prostática benigna (HPB). Entre os sinais de alerta mencionados estão: dificuldade para urinar; sangue na urina (hematúria); obstrução urinária; dor óssea em quadros metastáticos.
Um dado alarmante apresentado pelo médico mostra que a prevalência histológica é oito vezes maior que a manifestação clínica, o que reforça a necessidade de exames periódicos.
Prevenção é a principal arma
A palestra destacou que, apesar de fatores genéticos influenciarem o risco, hábitos de vida importam — e muito. Dietas com alto teor de gordura animal, baixa ingestão de vitaminas e pouca exposição solar foram citadas como fatores potencialmente relacionados ao maior risco da doença.
A plateia masculina de colaboradores do HSE- HSLZ ouviu atenta às explicações do urologista sobre prevenção do câncer de próstata
Por outro lado, o aumento do consumo de frutas, cereais e vegetais pode atuar como fator protetivo.
O Dr. Minervino reforçou as principais ferramentas de rastreamento e diagnóstico: toque retal, ainda considerado um exame fundamental; dosagem do PSA (antígeno prostático específico); ultrassom prostático; biópsia guiada por imagem, quando necessária.
“Diagnóstico precoce salva vidas”, concluiu o especialista, lembrando que há diversas opções terapêuticas, da vigilância ativa à cirurgia, radioterapia e braquiterapia.
O médico também alertou que o preconceito ainda é o maior inimigo no combate ao câncer de próstata, por homens que se recusam a fazer o exame de toque retal, que é rápido e fundametal na detecção da doença.
Quem cuida também precisa se cuidar
Voltada especialmente aos profissionais da saúde do HSE, a palestra trouxe um alerta indispensável: o autocuidado não pode ser negligenciado por quem dedica a vida ao cuidado do outro.
Estudos nacionais e internacionais mostram que homens tendem a procurar menos os serviços de saúde e realizam menos exames preventivos. Dados do Ministério da Saúde indicam que eles vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres — diferença associada, entre outros fatores, ao menor engajamento masculino em práticas preventivas.
O médico urologista do HSE-HSLZ Dr. Antônio Sérgio Minervino que proferiu a palestra de conscientização alusiva ao Novembro Azul no Hospital do Servidor Estadual
No ambiente hospitalar, essa realidade se torna ainda mais paradoxal. “É comum encontrar profissionais de saúde que orientam e tratam seus pacientes, mas adiam seus próprios exames”, explicou Minervino. Para ele, campanhas internas como a do HSE – HSLZ são fundamentais para quebrar tabus e estimular atitudes preventivas.
Além da próstata: alerta para outros cânceres masculinos
O médico também abordou outros tumores que acometem o público masculino, como câncer de pênis e de testículo. Embora menos frequentes que o câncer de próstata, apresentam impacto significativo e, em muitos casos, poderiam ser evitados com medidas simples — como higiene adequada e realização do autoexame testicular, prática essencial entre jovens de 15 a 40 anos.
Cultura de prevenção: um compromisso institucional no HSE -HSLZ
O Diretor Geral do HSE – HSLZ Plínio Túzzolo reforça que ações de educação em saúde são parte estratégica da gestão, que visa sempre implementar o bem-estar e a segurança dos colaboradores.
“Queremos que nossos profissionais multidisciplianres de saúde se sintam todos valorizados, informados e amparados em nosso ambiente corporativo. Promover saúde é também promover informação que ajda a salvar vidas preciosas”, afirmou o Diretor Geral.
Equipe multidisciplinar de saúde do Hospital do Servidor Estadual com o palestrante Dr. Antônio Minervino na ação alusiva ao Novembro Azul
Com iniciativas como essa, o HSE -HSLZ busca fortalecer uma cultura em que o cuidado preventivo seja prioridade — não apenas para usuários do sistema, mas para toda a equipe que garante o funcionamento da instituição.
Comentários