Corrida Equatorial inspira saúde, energia e qualidade de vida na orla de São Luís

Evento reuniu atletas profissionais e amadores em uma experiência vibrante de bem-estar e diversidade na Avenida Litorânea

Na largada, pessoas de diferentes idades, sexo, raça e profissões buscavam se superar e celebrar a vida juntos no Dia da Consciência Negra

No feriado do Dia da Consciência Negra (20/11), ainda antes do nascer do sol, a Avenida Litorânea já pulsava em ritmo de festa. Na Praça do Pescador, ponto de largada da Corrida Equatorial 2025, milhares de pessoas se reuniam para algo muito maior que uma competição: um encontro de histórias, de diversidade, de celebração da vida e da resistência negra. Em sua segunda edição, a prova, que trouxe o tema “Energia que Conecta”, contou com organização da Aspecom e patrocínio do Grupo Equatorial via Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Os primeiros corredores celebraram a vitória com sabor de conquista e superação

Sérvio Túlio dos Santos, Presidente da Equatorial Maranhão, destacou o caráter social da corrida, que arrecadou alimentos não perecíveis destinados à Casa Acolher e ao Grupo Solidariedade é Vida. “A Equatorial traz essa ação de incentivo ao esporte, que é uma importante ferramenta de transformação de vidas. Estamos na segunda edição dessa prova, com muito orgulho, envolvendo a sociedade e nossos colaboradores em prol da união entre qualidade de vida e solidariedade, numa data tão importante que é o Dia da Consciência Negra. Nessa corrida, celebramos também a diversidade e a inclusão”, informou Sérvio.

Time Equatorial: Hubert Oliveira, Allinez Martins, Carlos Afonso e Sérvio Túlio dos Santos, Presidente da Equatorial Maranhão

Com percursos de 5 km e 10 km, a prova reuniu atletas profissionais, amadores, colaboradores da Equatorial Maranhão e famílias inteiras que foram às ruas celebrar a saúde e a cidadania. Pela Avenida Litorânea, correndo lado a lado, estavam atletas experientes e iniciantes, cada um com sua própria história em busca de mais saúde e qualidade de vida.

O Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão José Jorge Soares completou a prova pela segunda vez

O Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares, participou pela segunda vez e estava empenhado em melhorar seu tempo no percurso de 5 km. O mesmo objetivo tinha a engenheira da Equatorial Maranhão, Mariana Aguiar. Ela não é praticante assídua de corrida, mas participa da prova desde o ano passado e a considera um estímulo importante para a qualidade de vida.

Os campeões do percurso de 10 km – Geral: O fotógrafo João Victor Santos e a nutricionista Karyne Figueiredo

Experiência completa: música, cuidados, diversidade e diversão

A Corrida Equatorial 2025 ofereceu uma verdadeira jornada de bem-estar. O aquecimento foi embalado por uma sessão de jump que colocou todo mundo para pular. Ao longo do percurso e no pós-prova, diversas ativações garantiram conforto e diversão: distribuição de frutas, isotônicos, sucos, picolés, água de coco, barras de cereal, protetor solar e até tatuagens temporárias personalizadas. O evento teve ainda o Circuito da Saúde, com aferição de pressão, medição de peso e altura, exame de bioimpedância, além de distribuição de suco detox e orientações nutricionais.

Ytaquirate Soeiro, Gerente de Gente e Gestão da Equatorial Maranhão, celebra a prova com as colegas de trabalho

Quem cruzava a linha de chegada recebia medalha e uma dose extra de cuidado, com massagem nos pés e um caminhão-pipa posicionado estrategicamente para refrescar os participantes sob o sol forte de novembro. Havia ainda espaço de maquiagem e sorteios de brindes, garantindo que o evento agradasse a todos.

O Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio dos Santos, celebrando o sucesso da prova com colaboradores que também medalharam na corrida

Ulisses Celestino, corredor veterano e professor de educação física do SESI, reforçou os benefícios da corrida para a saúde física e mental. “A corrida traz vários benefícios, inclusive o aumento da consciência corporal. Nada como começar um feriado com a energia lá em cima, com esse cenário lindo, cercado por pessoas animadas e tendo o prazer de se desafiar, suar e concluir a prova. Isso ajuda a melhorar a saúde não só física, mas também mental. A Equatorial está de parabéns pela iniciativa e pela organização impecável”, disse o corredor.

Diversidade, amizade e celebração marcaram a segunda edição da Corrida Equatorial

Pódio marcado por diversidade e histórias de superação

Os três primeiros colocados de cada categoria subiram ao pódio para receber troféus em um clima de celebração coletiva. Em meio a sorrisos, abraços e fotos, o momento simbolizou não apenas conquistas individuais, mas também o poder transformador do esporte como ferramenta de união, inclusão social e respeito às diferenças.

Premiação de 10 Km – Geral Masculino: João Victor Santos (1º); Arielson Costa (2º) e Luiz Carlos Silva Pinheiro Junior (3º)

Atleta e corredora veterana, a nutricionista Karyne Figueiredo se preparou bem e conquistou o primeiro lugar no Geral Feminino – 10 km. Ela celebrou não apenas o desempenho, mas a valorização de uma data tão significativa como o Dia da Consciência Negra. “Essa é uma data recente, que só comemoramos há 13 anos, mas que é muito importante para toda a sociedade. Foi muito legal ver a corrida valorizando esse dia. Que a sociedade aprenda a respeitar a diversidade e o valor das pessoas sem distinção. Gosto sempre de lembrar que meu maior ídolo é um negro: o piloto Lewis Hamilton, que me inspira muito”, declarou Karyne.

Premiação de 10 Km – Geral Feminino: Karyne Figueiredo (1º); Vanessa Diógenes (2º) e Lenilce Campos (3º)

O vencedor da categoria Geral Masculino – 10 km foi o fotógrafo João Victor Santos, que, na primeira edição, participou apenas registrando o evento. Diariamente na Avenida Litorânea fotografando quem se exercita, ele acabou se animando a correr — e, como estreante na prova, conquistou o pódio máximo dos 10 km.

Colaboradoras da Equatorial Maranhão juntas também na pista

“Minha rotina já é uma correria. Tem dia que eu corro antes de fotografar; em outros, fotografo primeiro e corro no fim do dia. É puxado conciliar essa rotina como fotógrafo esportivo, estudante e atleta, mas sempre consigo encaixar o treino — e isso me faz muito bem. Já sou triatleta e, nessa prova, só queria concluir com um bom tempo. Foi uma grata surpresa conquistar o primeiro lugar”, comemorou João Victor.

Premiação de 5 Km – Geral Feminino: Sueli Nascimento (1º); Sabrina Pinheiro (2º) e Ayanna Mendes (3º)

Muito além do esporte: um movimento que conecta pessoas e propósitos

Com mais uma edição marcada por grande participação popular e forte engajamento social, a Corrida Equatorial 2025 se consolidou como um dos eventos esportivos mais aguardados de São Luís. O Grupo Equatorial reforça, assim, seu propósito de conectar pessoas por meio da energia, promovendo saúde, cidadania e inclusão social.

A Corrida Equatorial 2025 reuniu cerca de 1.500 pessoas numa grande festa da diversidade, esporte e inclusão na Av. Litorânea

Ao final da II Corrida Equatorial, ficou a certeza de que o evento vai muito além do pódio ou das medalhas. Ele cria laços, inspira histórias e confirma que o esporte segue sendo uma das expressões mais potentes de inclusão e transformação social.

O professor de Educação Física Ulisses Celestino lembrou dos benefícios da corrida para a saúde física e mental e parabenizou a Equatorial por incentivar o esporte e promover diversidade e inclusão social

Resultados da Corrida Equatorial 2025

Geral Masculino – 5 Km
1º Lugar – Rômulo Santos de Melo (Tempo: 17´31”)
2º Lugar – Robert Bezerra (Tempo: 18´02.200”)
3º Lugar – Kevinn Willyan da Silva (Tempo: 18´02.350”)

Geral Feminino – 5 Km
1º Lugar – Sueli Prado do Nascimento (Tempo: 21´51”)
2º Lugar – Sabrina Nunes Pinheiro (Tempo: 21´52”)
3º Lugar – Ayanna Mendes (Tempo: 22´07”)

Colaborador Masculino – 5 Km
1º Lugar – Wellington Sousa Soeiro (Tempo: 20´46”)
2º Lugar – Melquisedeque da Silva (Tempo: 22´34”)
3º Lugar – Pedro Henrique Carneiro Gomes (Tempo: 22´55”)

Colaborador Feminino – 5 Km
1º Lugar – Gessica Alves dos Santos (Tempo: 25´00”)
2º Lugar – Joyce Brito Soares (Tempo: 26´36”)
3º Lugar – Ana Lucia de Brito Cardozo (Tempo: 27´40”)

Geral Masculino – 10 Km
1º Lugar – João Victor Santos (Tempo: 38´28”)
2º Lugar – Arielson Costa (Tempo: 39´19”)
3º Lugar – Luiz Carlos Silva Pinheiro Junior (Tempo: 40´14”)

Geral Feminino – 10 Km
1º Lugar – Karyne Figueiredo (Tempo: 46´09”)
2º Lugar – Vanessa Diógenes (Tempo: 46´27”)
3º Lugar – Lenilce Campos (Tempo: 46´35”)

Colaborador Masculino – 10 Km
1º Lugar – Etevaldo Amaral de Soussa Junior (Tempo: 45´58”)
2º Lugar – Lucas Gabriel Eloi Vieira (Tempo: 47´56”)
3º Lugar – Ney Saldanha (Tempo: 52´14”)

Colaborador Feminino – 10 Km
1º Lugar – Thamires Coelho dos Santos (Tempo: 50´58”)
2º Lugar – Raquel Domingues Paes (Tempo: 1h00)
3º Lugar – Bruna Lorrana dos Santos Pinto (Tempo: 1h09)

Todas as classificações por idade e categorias podem ser conferidas no site: https://www.resultadonline.com.br/f=cronoesportes/equatorial2025.clax

Startups maranhenses mostram força e conquistam espaços na Web Summit Lisboa

Parceria Sebrae e Apex Brasil assegura participação dos maranhenses no evento, um dos maiores espaços de inovação da Europa

Web Summit Lisboa mostra vigor de negócios inovadores do Maranhão (Fotos: ApexBrasil/Divulgação)

Um grupo de cinco startups maranhenses participou da edição 2025 da Web Summit Lisboa, maior evento de tecnologia e inovação em terras lusitanas, ocorrido na última semana. A delegação apresentou soluções inovadoras surgidas em programas de aceleração como Inova Amazônia e Startup Nordeste, que chamaram a atenção do mercado. 

As startups participantes foram: Apoena Bioindustrial, Suncredit e DayaHT, cuja presença decorreu de seleção em chamada pública feita pela Apex Brasil (Agência de Promoção às Exportações) e Sebrae, por meio de chamada pública, direcionada para a internalização de negócios inovadores. Também presente a Sintropia Cosméticos, selecionada pelo Sebrae Nacional como representante do Inova Amazônia. E, por fim, a Solar Next, selecionada no Neon (realizado no Piauí, em julho último), entre participantes do programa Startup Nordeste. Além destas, a Compensei participou do evento, por meio de parceria com a Embratur. 

“A participação dessas startups no Web Summit de Lisboa 2025 é um marco histórico para o nosso ecossistema de inovação, porque nunca antes tantas empresas do Maranhão tinham sido aprovadas nas seletivas da Apex e do Sebrae Nacional. Então, isso representou um reconhecimento direto a esse trabalho constante, consistente e sólido que vem sendo desenvolvido na área de inovação aqui no Sebrae Maranhão, especialmente por meio dos projetos do Startup Nordeste e do Inova Biomas (Amazônia e Cerrado)”, analisa Danielle Abreu, coordenadora de Transformação Digital do Sebrae no Maranhão.

Maranhenses se destacam na programação técnica da Web Summit Lisboa

Soluções inovadoras: talento maranhense

Durante o evento, ganharam evidência as soluções apresentadas pelos maranhenses. A Sintropia, por exemplo, apresentou seus cosméticos de alta tecnologia, naturais que usam princípios da biodiversidade, explorando ativos agroflorestais como plantas medicinais e óleos para criação de produtos de alta performance, com base ancestral e muito procurados pelo mercado atual.

Já a Apoena Bioindustrial, startup instalada em Coroatá, que transforma o coco babaçu em insumos sustentáveis, levou soluções inovadoras, que unem tecnologia, tradição extrativista e impacto climático positivo. Tendo como base o aproveitamento do babaçu, a startup alia tecnologias inovadoras que ganham destaque crescente no mercado. A empresa desenvolveu um método que aproveita integralmente o fruto, ampliando suas aplicações e valorizando a atividade tradicional de catação do coco, mantida por séculos pelas comunidades agroextrativistas da região dos Cocais, no Maranhão.

A Sun Credit mostrou suas soluções para geração de créditos de carbono a partir de telhados solares, sem a necessidade de desmatamento, base importante para impulsionar a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental. Enquanto que a Daya HT apresentou a plataforma criada durante a pandemia para auxiliar e orientar portadores da síndrome de Burnout, levando a Dayana, IA Terapeuta Especialista em Saúde Mental de Mulheres.

Marco Antônio Silva, da Apoena Bioindustrial, dialoga com potenciais clientes no maior evento de inovação da Europa

E a Solar Next, instalada em São João dos Patos, mostrou um conjunto de soluções em tecnologia para empresas de energia solar. Trata-se de plataforma intuitiva, de fácil uso e acesso, idealizada para apoiar a boa gestão de empresas no setor de Energia Solar, que tem tido crescimento consistente no Maranhão. 

Oportunidades e novos caminhos no mercado internacional

A participação no evento, mais do que a divulgação das soluções e visibilidade internacional, gerou feedbacks positivos e oportunidades de internacionalização. 

Para Danielle Abreu, trata-se de uma conquista “que reforça o potencial do nosso Estado na área de inovação e de bioeconomia, mostrando que é muito possível levar essas soluções desenvolvidas aqui no Maranhão para os palcos mais importantes da inovação do mundo, como o Web Summit de Lisboa”.

Marco Antônio Silva, da Apoena Bioindustrial, explica que, na Web Summit Lisboa, a empresa focou na transição energética, considerando o que, entre os produtos trabalhados por eles, está um bioativo para diesel, que vem sendo validado para vendas. O produto está sendo testado em Mato Grosso, em tratores agrícolas, já apresentando uma redução média de 20% de consumo de diesel em tratores em uma fazenda. Eles levaram também óleos corporais e comestíveis, além de bebidas de babaçu. “São produtos que vem da sociobiodiversidade brasileira, algo que a Apex Brasil e Sebrae buscaram reforçar neste evento para a Europa, visando a abertura de mercados novos”, explicou ele.

Samira Nogueira, idealizadora da DayaHT, conquista oportunidades de mercado, a partir do evento

“Foi muito oportuno mostrar que o Brasil, a partir de frutos e ativos amazônicos, consegue criar produtos de alto impacto. Apresentamos ao mundo o babaçu e todo o seu potencial para gerar renda e transformação. Nossa startup mira o mercado, mas mantém forte compromisso com o impacto social, o reflorestamento e a preservação ambiental, sempre alinhada à promoção de renda e oportunidades para as comunidades. Hoje, o mercado global valoriza cada vez mais esses impactos. Em Lisboa, pudemos dialogar com investidores e prospectar possíveis compradores europeus para os nossos produtos”, acrescentou.

Por sua vez, Samira Nogueira, idealizadora da DayaHT, ressalta que a participação “gerou importantes  feedbacks, muito positivos sobre a solução apresentada, além de possibilitar a aproximação com grupos de líderes mulheres, de forma global, promovendo a nossa bandeira de igualdade de gênero e de cuidados com a saúde mental e o bem-estar”.  Ela enfatiza que o ponto alto foi “a aproximação e possibilidade de participação em um Hub de startups portuguesas idealizado pela Universidade Nova de Lisboa, que abre caminhos para maior visibilidade e negócios. “Estamos estudando a proposta e avaliando a nossa forma de participação, felizes com essa oportunidade.

A Sintropia Cosméticos também obteve resultados expressivos e chance de ampliar seu espaço de atuação no mercado internacional. “Nossa participação veio a partir de um convite do Sebrae Nacional. Eles fizeram uma curadoria junto a Apex, no projeto Casa Brasil, e convidaram cinco startups da bioeconomia que participaram do Inova Amazônia e a Sintropia foi uma delas, representando o Maranhão. Participamos da missão de internacionalização, onde tivemos capacitações e também apresentamos o nosso pitch uma venture. Entre cinco startups, três seriam escolhidas para acessar uma proposta de investimento, e a Sintropia foi uma delas”, explicou a empreendedora. 

A partir de fevereiro de 2026, a Sintropia vai ficar nove meses em incubação na sede da Apex Brasil, em Lisboa. Serão três meses para tratar dos trâmites burocráticos e seis meses voltados para a internacionalização propriamente dita.

Carol Frota, da Sintropia, assina termo de parceria com a Apex Brasil, que garante jornada de incubação durante nove meses, em Portugal

“Foi muito interessante participar desse evento, mostrando a nossa marca de cosméticos pautada em agrofloresta e regeneração, que muitas pessoas não conheciam. Mostramos uma nova perspectiva de economia para pessoas que estão muito focadas em inteligência artificial, softwares e afins, sinalizando que a natureza também é tecnologia e que também a gente pode gerar inovação a partir do que existe na natureza”, reforçou Carol Frota, CEO da Sintropia. 

Sebrae Maranhão apresenta pesquisa estratégica para o setor imobiliário durante a Semana da Construção Civil 2025

Sebrae reforça parceria com o SINDUSCON-MA durante a Semana da Construção Civil e entrega estudo inédito que orienta decisões de empresas da cadeia da construção

Celso Gonçalo e Albertino Leal recebem o Troféu Amigo da Construção Civil, reafirmando o compromisso do Sebrae com o setor (Fotos: Divulgação/Sebrae)

O Sebrae Maranhão marcou presença nesta sexta-feira (21) na programação da Semana da Construção Civil e do Fest Imóveis 2025, em São Luís, evento promovido pelo SINDUSCON-MA. A participação da instituição reforça seu papel estratégico no desenvolvimento da cadeia da construção civil. Além de atuar como parceiro institucional, o Sebrae apresentou uma pesquisa de mercado inédita, elaborada especialmente para o setor, com análises atualizadas sobre tendências, comportamento do consumidor e oportunidades que podem impulsionar a competitividade de construtoras, incorporadoras e demais empresas do segmento.

O estudo foi entregue oficialmente aos representantes do setor durante a programação da Semana da Construção Civil contribuindo para o fortalecimento das decisões empresariais e para o planejamento das indústrias e construtoras. O objetivo é oferecer informações qualificadas que ampliem a competitividade e apoiem o desenvolvimento sustentável do mercado imobiliário maranhense.

Para o presidente do SINDUSCON-MA, Fábio Nahuz, a pesquisa entregue pelo Sebrae representa um avanço significativo para o planejamento e o fortalecimento do setor. Segundo ele, ter acesso a informações detalhadas sobre lançamentos, vendas, oferta, preços e comportamento do mercado permite decisões mais seguras e estratégicas. “A entrega desta pesquisa pelo Sebrae é extremamente relevante para o nosso setor, pois traz dados que oferecem clareza sobre tendências e oportunidades, indicando onde o mercado avança, onde há demanda reprimida e quais segmentos apresentam maior potencial de crescimento. Contar com uma análise tão completa e atualizada reforça nossa capacidade de apoiar as empresas associadas com informações que realmente fazem diferença no dia a dia dos negócios”, destacou. 

Sebrae recebe o Troféu Amigo da Construção Civil

Durante o Prêmio Construir Maranhão 2025, realizado dentro do próprio Fest Imóveis, o Sebrae Maranhão foi homenageado com o Troféu Amigo da Construção Civil, reconhecimento concedido pelo SINDUSCON-MA a instituições que contribuem de forma contínua para o desenvolvimento do setor.

Parceria estratégica. Sebrae Maranhão e SINDUSCON-MA formalizam a entrega da pesquisa inédita, fortalecendo a cadeia da Construção Civil

A honraria foi recebida pelo Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, acompanhado do Diretor-Superintendente, Albertino Leal. “Estamos muito orgulhosos pelo prêmio recebido pela Sinduscon-Ma. Ela  destaca iniciativas realizadas pelo Sebrae ao longo dos últimos anos, incluindo qualificação de empreendedores, programas voltados à inovação, fortalecimento das indústrias vinculadas à construção e apoio direto a ações de mercado”, ressaltou Albertino Leal. 

Empresas destacam impacto do estudo entregue pelo Sebrae

A apresentação da pesquisa gerou repercussão positiva entre empreendedores que atuam nos segmentos de construção, comercialização de imóveis e fornecimento de materiais. 

Executivos destacaram que os dados chegam em um momento estratégico, em que o mercado mostra um cenário cada vez mais competitivo. “Essa pesquisa é fundamental para o nosso setor. Hoje não é mais possível lançar um empreendimento sem conhecer profundamente o mercado, não há espaço para amadorismo. Toda a inteligência imobiliária gerada por estudos como este contribui diretamente para que façamos lançamentos mais assertivos, com preços adequados e produtos alinhados ao que o cliente realmente deseja, que é o mais importante”, afirmou o empresário Gustavo Palácio.

A pesquisa entregue pelo Sebrae ao setor reúne um panorama completo e atualizado do comportamento do mercado imobiliário de São Luís e Região Metropolitana, detalhando lançamentos, vendas, preços, oferta, VGV e movimentações por tipologia e padrão construtivo. O material revela tendências fundamentais para orientar decisões estratégicas de negócios, como o crescimento da participação do segmento econômico (MCMV), que hoje concentra a maior parte das vendas e do estoque; a consolidação de bairros que despontam como polos de expansão imobiliária; e o fortalecimento do ticket médio em praticamente todas as tipologias, demonstrando a valorização contínua dos imóveis. Esses dados fornecem uma leitura precisa da dinâmica local, facilitando o planejamento de construtoras, incorporadoras e fornecedores em um cenário de retomada gradual e maior complexidade competitiva.

Fábio Nahuz, presidente do SINDUSCON-MA, destaca a relevância do estudo para o planejamento e a competitividade das empresas da construção civil

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, o fortalecimento da construção civil passa, necessariamente, pelo protagonismo dos empresários do setor e pela atuação integrada com o SINDUSCON-MA. Ele destacou que a pesquisa entregue pelo Sebrae representa um instrumento estratégico para apoiar decisões mais seguras e ampliar a competitividade das empresas. “Os empresários da construção civil têm um papel essencial no desenvolvimento do Maranhão, e o SINDUSCON-MA é um parceiro fundamental nesse processo. Ao disponibilizarmos uma pesquisa tão completa, reafirmamos nosso compromisso em oferecer informação qualificada, apoiar o empreendedor e contribuir para o crescimento sustentável da cadeia produtiva”, ressaltou.

Sobre o Fest Imóveis 2025

Realizado de 21 a 23 de novembro, o Fest Imóveis integrou a programação da Semana da Construção Civil, reunindo representantes de toda a cadeia produtiva da construção e aproximando o setor de consumidores e investidores. O evento aconteceu no Shopping da Ilha e contou com espaços destinados a empreendimentos de alto padrão e moradias populares, ampliando o alcance das oportunidades de negócios.

O evento contou com o apoio de importantes instituições do ecossistema produtivo do Maranhão, entre elas o Governo do Estado, CREA-MA, ADEMI-MA, Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL), CAU/MA, SESI, Sebrae Maranhão e CRECI-MA. A realização ficou a cargo do SINDUSCON-MA, que reuniu parceiros estratégicos para fortalecer o setor da construção civil e ampliar o acesso a informações e oportunidades para empresários e profissionais da área.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima