Daniel Matos
24 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Em caso de descumprimento e deflagração de greve, o Sindicato dos Trabalhadores deve manter a circulação mínima de 80% da frota de ônibus
Em decisão liminar proferida na tarde desta segunda-feira (24/11), nos autos do Dissídio Coletivo de Greve (DCG) nº 0016211-71.2025.5.16.0000, o desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), indeferiu o pedido do Município de São Luís para realização de depósito judicial incidental e pagamento direto aos trabalhadores, determinando ao ente público o imediato pagamento dos valores devidos a título de subsídio diretamente ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), cumprindo estritamente os termos e fluxos estabelecidos no Acordo Judicial celebrado em 2024 entre as partes.
Ao SET e às suas consorciadas, o magistrado determinou o prazo de 12 (doze) horas, a partir do recebimento dos valores repassados pelo Município, para a quitação das folhas de pagamento em atraso (salários, tickets e adiantamentos), comprovando o pagamento nos autos. Em caso de descumprimento, recairá sobre os sócios e dirigentes a pena de multa pessoal e imediata desconsideração da personalidade jurídica para constrição de bens pessoais. Tal determinação acolhe o requerimento juntado ao processo pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA).
Já o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (STTREMA) deve cumprir fielmente a decisão liminar proferida pelo desembargador, abstendo-se de deflagrar paralisação total. Caso a categoria delibere pelo movimento paredista, o STTREMA deverá garantir a circulação mínima de 80% (oitenta por cento) da frota de ônibus em todas as linhas e horários, sob pena de multa diária de R$100.000,00 (cem mil reais), a ser suportada pelo ente sindical, sem prejuízo da declaração de abusividade da greve.
Daniel Matos
24 de novembro de 2025
Nenhum comentário
A visitação ocorre até dia 24/12 de segunda a sábado, das 15h30 às 21h30; domingos, das 14h às 20h; e no dia 24/12, das 10h às 15h
A chegada do Papai Noel encantou o público e marcou o começo das festas de fim de ano no São Luís Shopping
O São Luís Shopping deu início às comemorações natalinas no último sábado, 22, com a chegada do Papai Noel, em um evento que encantou o público e marcou o começo das festas de fim de ano. A entrada do bom velhinho foi acompanhada de um cortejo natalino que percorreu os corredores do shopping, com personagens e apresentações temáticas que trouxeram a magia do Natal para todos os visitantes.
A celebração contou com uma programação artística especial, com destaque para as apresentações musicais que aqueceram o clima natalino. A Orquestra e o Coral João do Vale se apresentaram, encantando os presentes com suas performances.
Este ano, o São Luís Shopping reforçou seu compromisso com a inclusão, oferecendo decoração acessível para cadeirantes e um painel sensorial para pessoas com TEA. O shopping também preparou espaços pet-friendly e áreas instagramáveis, garantindo diversão para toda a família.
A visitação ao Papai Noel no São Luís Shopping seguirá até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal
“Estamos muito felizes em proporcionar uma experiência mágica para nossos clientes neste Natal. A chegada do Papai Noel é um momento aguardado por todos, e nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor e divertido, onde cada família possa viver a verdadeira magia do Natal”, destaca Igor Quartin, gerente dearketing do shopping.
O evento, um dos mais aguardados da temporada, foi uma oportunidade para o público se aproximar do Papai Noel, celebrar a união familiar e vivenciar a verdadeira magia do Natal, em um ambiente acolhedor e cheio de encanto.
Para Vicente Garcia, que esteve presente no evento com sua família e acompanhou tudo de perto, a experiência foi realmente emocionante. “Participamos do cortejo e da chegada do Papai Noel no São Luís Shopping, e foi um momento inesquecível para nossa família. O mais especial foi quando o Papai Noel pegou na mão da Ava, nossa filha, ela ficou encantada, emocionada e com os olhos brilhando. O evento foi organizado, acolhedor e trouxe um clima mágico para todos nós. Agradecemos pela oportunidade de viver essa experiência tão marcante “, afirmou.
O horário de visitação ao Papai Noel no São Luís Shopping é de segunda a sábado, das 15:30 às 21:30, aos domingos, das 14:00 às 20:00, e no dia 24 de dezembro, das 10:00 às 15:00. A visitação seguirá até o dia 24 de dezembro.
A entrada do bom velhinho foi acompanhada de um cortejo natalino que percorreu os corredores do shopping
Campanha de Natal
Lançada no último dia 18, a campanha de Natal deste ano sorteará um Chevrolet Spark EUV 100% elétrico. Até 31 de dezembro, a cada R$600 em compras, é possível trocar as notas fiscais (com o número do CPF do comprador) por cupons e concorrer ao sorteio do carro. O posto de trocas está localizado no Acesso B (em frente ao restaurante Ferreiro).
O São Luís Shopping inaugurado no dia 20 de novembro de 1999 possui 55.319,39m²ABL, 2 pavimentos, 232 operações, 45 quiosques, 2 praças de alimentação, 3 parques de diversão, 2.400 vagas de estacionamento e 10 salas de cinema sendo 07 salas convencionais e 03 salas vips, academia e demais serviços que atendem as necessidades dos nossos clientes. O São Luís Shopping desempenha um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico da região através da geração de 170 postos de empregos diretos e 1.650 postos indiretos.
A criançada viveu momentos inesquecíveis com a chegada do Papai Noel no São Luís Shopping, que preparou uma programação inclusiva
A AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio de administração e investimentos é composto por 43 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 33 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. O Grupo AD lançou a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial, seja em lojas, seja em quiosques ou mídia no mall. Visite: www.adshopping.com.br, www.admall.com.br e www.alugueon.com.br .
Daniel Matos
24 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Ação oferece condições especiais para quitação e negociação de débitos; clientes devem utilizar somente os canais oficiais da companhia
Durante o período da campanha, os clientes poderão acessar condições diferenciadas para liquidar ou renegociar suas dívidas
A Equatorial Maranhão anuncia o lançamento de sua campanha de Black Friday, que ocorre de 24 de novembro a 05 de dezembro, voltada à regularização de contas em atraso, com o objetivo de facilitar a quitação de débitos e ampliar o acesso a condições especiais de pagamento. A iniciativa busca apoiar clientes em situação de inadimplência, oferecendo alternativas seguras e práticas para renegociação.
A campanha tem como foco incentivar a regularização de contas por meio de condições especiais para quitação, ampliar o acesso a opções de negociação simplificadas que priorizem a praticidade e a redução do tempo de resolução das demandas, além de preservar a segurança das transações, orientando os clientes a utilizarem exclusivamente os canais oficiais da Equatorial para consulta de faturas e pagamento.
Benefícios para os clientes
Durante o período da campanha, os clientes poderão acessar condições diferenciadas para liquidar ou renegociar suas dívidas, com alternativas pensadas para reduzir o impacto financeiro e facilitar o retorno ao consumo regular. Entre os benefícios previstos estão isenção de juros e multas, taxa reduzida e parcelamento dos débitos.
“Na campanha de Black Friday da Equatorial Maranhão buscamos facilitar o acesso dos clientes a alternativas reais de regularização, sempre com foco nas facilidades para o cliente se manter adimplente, segurança no acordo e na transparência do processo”, afirma Vanessa Soares, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão.
Abrangência e elegibilidade dos clientes:
A campanha será executada pelas distribuidoras nas unidades: Maranhão (MA), Pará (PA), Piauí (PI), Alagoas (AL), Amapá (AP), Goiás (GO) e Rio Grande do Sul (RS).
Clientes elegíveis: aqueles que possuam pelo menos uma conta de luz em aberto com mais de 180 dias até 1.750 dias (ou seja, até menos de 5 anos) estarão aptos a ter essa fatura agrupada com outros débitos da conta-contrato. Exceto para os clientes desligados, que serão incluídas todas faturas entre 1 e 1.750 dias de vencido.
Os clientes elegíveis para a campanha estão segmentados em: baixa tensão; cortados; baixa renda; rural; e desligados.
Regras e incentivos de pagamento
Pagamento exclusivo por cartão via link — não será permitido pagamento por Pix ou em espécie.
Link de pagamento da fatura será enviado diretamente na própria mensagem encaminhada ao cliente.
Bloqueio de multas e juros das faturas negociadas (exceto correção monetária), ou seja, encargos por atraso que seriam cobrados na fatura seguinte ao pagamento não serão acrescidos.
Taxas reduzidas para pagamentos com cartão (débito e crédito), com possibilidade de parcelamento em condições especiais.
Segurança e canais oficiais
A Equatorial Maranhão reforça que não realiza cobranças nem recebe pagamentos por meios não oficiais. A campanha será veiculada exclusivamente pelo canal WhatsApp, por meio de números registrados pela Equatorial, com envio de mensagens apenas para os contatos cadastrados nas bases de clientes elegíveis, conforme as regras de elegibilidade descritas acima.
Para participar, o cliente deve iniciar o atendimento somente pelos números verificados e confirmados nos canais das distribuidoras do Grupo Equatorial. O número oficial da Equatorial Maranhão é o 0800 098 2997 (WhatsApp).
Daniel Matos
24 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Brigadista do Corpo de Bombeiros atua no combate a incêndio em área florestal no Maranhão
A operação Maranhão Sem Queimadas – Protetores do Bioma prossegue intensificada e em plena execução, em todo o estado. Ao longo dos últimos dez meses, 5.485 incêndios florestais e em vegetação, em áreas urbanas e rurais, foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O trabalho inclui monitoramento, ações de conscientização e combate direto às queimadas ilegais.
Na série de ocorrências de grande impacto ambiental, destaque para o combate aos incêndios no Parque Estadual do Mirador, uma das áreas mais afetadas no estado. Na semana passada, os bombeiros atuaram no controle de incêndio em vegetação, na região de dunas da avenida Litorânea, em São Luís. A suspeita é de que tenha sido um ato criminoso. As equipes também mantêm foco em áreas de vegetação nos municípios de Grajaú, Imperatriz, Balsas, Estreito e Carolina, também alvos das queimadas.
O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, destaca a importância estratégica da operação. “Estamos diante de um esforço contínuo para proteger vidas, patrimônio e o meio ambiente. O número expressivo de ocorrências atendidas mostra o empenho das nossas equipes, que têm conseguindo dar pronta resposta em todas as regiões maranhenses. Estamos firmes no trabalho de contenção das queimadas e na conscientização sobre uso adequado do fogo”, ressalta.
O trabalho operacional é apoiado por um esquema estruturado de monitoramento. As equipes utilizam drones para varreduras aéreas, permitindo identificar os focos ainda em estágio inicial e agilizando a resposta em campo. Esse modelo tem sido decisivo para reduzir danos ambientais e evitar propagação de chamas em áreas de grande sensibilidade ecológica.
Em sua sexta edição, a operação Maranhão Sem Queimadas obteve adesão de aproximadamente 100 municípios e tem parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). Planejamento integrado e atuação permanente para preservar e proteger os biomas do Maranhão.
O número expressivo de ocorrências atendidas mostra o empenho da corporação no enfrentamento às queimadas
Conscientizar para preservar
A operação Maranhão Sem Queimadas vai além do combate direto ao fogo, incluindo ações educativas com as comunidades, levando orientações sobre riscos, prevenção e uso responsável do fogo. “É um trabalho de proximidade, necessário para reduzir ocorrências e estimular a cultura de preservação”, diz o coordenador da operação, coronel Cleyton Cruz.
O trabalho tem alcançado escolas, associações comunitárias, áreas rurais e zonas de transição agrícola, promovendo diálogos diretos com moradores e produtores. Nessas atividades, os bombeiros tratam de temas como o impacto das queimadas na saúde pública, danos à fauna e flora, além das consequências legais da prática irregular do fogo.
A presença das equipes em campo, aliada à tecnologia de monitoramento e ao envolvimento das comunidades, compõe um modelo de atuação que tem garantido bons resultados. “A continuidade da operação é estratégica para enfrentamento às queimadas, neste período mais crítico do ano, que é o da estiagem”, informa o coronel Cleyton Cruz.
Sistema de transporte público de São Luís pode entrar em colapso por inadimplência da prefeitura
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), por meio de petição, em resposta ao Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT- MA), sobre a greve dos rodoviários do, elencou uma série de questões a respeito do movimento, motivação e a realidade das empresas, também fez solicitações ao Tribunal, de medidas para garantir a continuidade dos serviços de transporte aos usuários e de manutenção das empresas, que têm se agravado pelo não pagamento dos subsídios pela Prefeitura, que imotivadamente descumpre acordo judicial celebrado perante o TRT.
O SET informou que os trabalhadores iniciaram paralisações em duas concessionárias, a Via SL e a Speed Car, por falta de pagamento de salários e tíquetes referentes a outubro deste ano.
O motivo da paralisação, não é outro, senão a falta de repasses do subsídio por parte da Prefeitura de São Luís, referente a outubro deste ano, o que deixou as empresas sem condições de pagarem os salários. O setor reafirma que depende desses repasses para cumprir obrigações trabalhistas, até porque o compromisso assumido pelo Município ficou bem claro que este recurso é destinado para pagar salários e ticket alimentação.
No documento, o SET alerta para o risco de nova greve geral, após aviso feito pelo sindicato dos rodoviários (STTREMA), caso os adiantamentos salariais não sejam pagos. O SET lembrou que há decisão judicial exigindo que, em caso de greve, 80% da frota seja mantida.
Valores devidos
O SET informou ao TRT- MA que a Prefeitura está devendo R$ 7,07 milhões referentes ao subsídio de outubro e que o valor ofertado pelo Município para depósito judicial (R$ 2 milhões) é insuficiente e descumpre acordo firmado em 2024.
Na avaliação do Sindicato das Empresas, o não repasse do subsídio gera forte impacto no sistema de transporte, pois, sem o repasse, as empresas ficam sem caixa para pagar salários, tíquetes e o 13º, o que pode gerar o colapso do sistema, o que irá impactar em todos os setores da capital, especialmente no comércio.
Além da inadimplência, existe má-fé do Município ao tentar repassar valores apenas para empresas paralisadas. O SET discorda dos pedidos para aplicar multas às empresas, pois estas não provocaram a greve e estão sendo prejudicadas pela falta de receita decorrente das paralisações e do atraso no pagamento do subsídio.
Solicitações do SET
Diante de toda essa situação, o SET solicitou ao Tribunal Regional do Trabalho: Que o STTREMA seja advertido a manter 80% da frota se houver nova greve; que a Prefeitura seja obrigada a pagar, em 24 horas, o subsídio integral de outubro; que o Município seja obrigado a cumprir os próximos prazos de repasse e que sejam rejeitados os pedidos feitos pelo sindicato dos rodoviários.
Daniel Matos
24 de novembro de 2025
Nenhum comentário
A deputada Janaína destacou que o objetivo do projeto é capacitar profissionais da educação para identificar e combater qualquer sinal de abuso ou exploração
A Assembleia Legislativa do Maranhão foi selecionada como finalista do Prêmio Unale Assembleia Cidadã 2025’, na categoria ‘Projetos Especiais’, por meio do projeto de implementação da Lei nº 12.311/2024, de autoria da deputada Janaina (Republicanos), que estabelece ações educativas nas escolas voltadas à conscientização sobre abuso e exploração sexual de crianças.
A premiação, concedida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), reconhece ações inovadoras executadas pelos parlamentos estaduais brasileiros. O anúncio dos vencedores ocorrerá durante a 28ª Conferência Nacional da Unale, entre os dias 3 e 5 de dezembro, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
“Para mim, é uma alegria enorme ver o nosso projeto entre os finalistas. Esse reconhecimento, em nível nacional, reforça a importância de uma pauta que defendo com muita seriedade: a proteção das nossas crianças. É motivo de orgulho e reforça a minha determinação em ampliar essa iniciativa”, afirmou a deputada Janaina.
Segundo a parlamentar, o objetivo é capacitar profissionais da educação para identificar e combater qualquer sinal de abuso ou exploração. “A lei representa um marco no enfrentamento à violência sexual e na promoção de ambientes escolares mais seguros. É uma luta nossa buscar políticas públicas que protejam as crianças”, explicou.
Entre os conteúdos explorados nas capacitações, estão o desenvolvimento e sexualidade na infância e na adolescência; violências sexual, psicológica e física contra crianças e adolescentes; cultura da prevenção na escola e dispositivos de proteção. Os termos estão alinhados aos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Daniel Matos
24 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Wellington informou que Vargem Grande recebeu mais de R$ 100 milhões em 2024 e quase R$ 200 milhões em 2025, valores que deveriam garantir escolas dignas
O deputado estadual Wellington do Curso denunciou a existência de mais uma escola de taipa no município de Vargem Grande, dessa vez no povoado São Joaquim da Pacova. A denúncia foi feita após visita de fiscalização realizada por meio do projeto “De Olho nas Escolas”, que tem percorrido o Maranhão para verificar as condições das unidades de ensino e garantir transparência na aplicação dos recursos públicos.
De acordo com o parlamentar, o município de Vargem Grande recebeu mais de R$ 100 milhões em 2024 e quase R$ 200 milhões em 2025, valores que deveriam assegurar escolas dignas para os alunos da rede municipal. Mesmo assim, diversas comunidades ainda convivem com salas de taipa, estruturas precárias e condições completamente inadequadas para o aprendizado.
“Na semana passada, acompanhado dos vereadores Júnior Castro e Jociedson Aguiar estive no povoado Poço Pedrado, em Vargem Grande. E dessa vez, no povoado São Joaqui da Pacova, acompanhado do professor Sikeira. Com o projeto ‘De Olho nas Escolas’, fiscalizamos várias escolas e o que encontramos é revoltante! Mais uma escola de taipa, símbolo do total descaso com as nossas crianças. Já acionei a prefeitura de Vargem Grande para prestar esclarecimentos e vamos acionar o TCE/MA e Ministério Público para investigar onde foi parar o dinheiro da educação. Educação é prioridade e não pode continuar sendo tratada com esse desrespeito”, afirmou o deputado Wellington.
Daniel Matos
24 de novembro de 2025
Nenhum comentário
Vice-presidente nacional do PT, parlamentar quer expandir investimentos no setor do agronegócio, que mantém relação nada amistosa com o presidente Lula
O deputado federal e vice-presidente nacional do PT, Rubens Pereira Jr., quer expandir seus negócios no agro
O deputado federal Rubens Pereira Jr. (PT) requereu à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) licença única ambiental permanente para explorar atividade agrossilvipastoril na Fazenda Porto Alegre II, de sua propriedade, localizada no município de Colinas, no interior do Maranhão. A comunicação sobre o pedido de licença foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado de 21 de outubro, caderno Terceiros.
O trâmite formal do requerimento de licença ambiental apresentado pelo deputado federal, vice-presidente nacional do PT e fazendeiro Rubens Jr. ocorre em meio à polêmica gerada por um discurso feito pelo parlamentar, na tribuna da Câmara Federal, em que ele protestou contra a gravação de uma conversa sua com membros do governo. Em seu pronunciamento, Rubens Jr. acabou admitindo ter tratado sobre questões políticas locais com o ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, seu ex-professor de Direito, ex-orientador acadêmico, padrinho de casamento, ex-colega de partido e ex-chefe quando foi secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano.
Clima de suspense
Em ato de extrema insatisfação com o que chamou de “traição”, o parlamentar anunciou o rompimento com o Palácio dos Leões e a exoneração “irrevogável” e “irretratável” do pai, Rubens Pereira, do cargo de secretário de Articulação Política do Governo Carlos Brandão. Transcorrido mais de um mês desde o raivoso e choroso discurso, a demissão de Rubão ainda não foi oficializada.
A solitação da licença ambiental é datada de 15 de outubro (veja abaixo) e, por coincidência (ao que parece), foi publicada no Diário Oficial do Estado no mesmo dia do discurso de Rubens Jr. (21 de outubro). Também nessa data, pela manhã, o deputado estadual Yglésio Moyses revelou, na Assembleia Legislativa, áudios e prints de diálogos entre autoridades políticas e até do Poder Judiciário que indicam conspiração contra o governo Brandão.
Em tempo
Agrossilvipastoril é um sistema de produção integrado que combina três componentes: agricultura (lavoura), pecuária e floresta (árvores) na mesma área. Ele busca aumentar a produtividade por área e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, promovendo a diversificação da renda e o melhor aproveitamento dos recursos. As atividades podem ocorrer simultaneamente ou ao longo do tempo.
Em tempo II
O fazendeiro que solicita a licença ambiental à Sema é de fato o deputado federal e vice-presidente nacional do PT, Rubens Pereira Jr. O blog constatou que se trata da mesma pessoa por meio do número do CPF publicado, que corresponde à inscrição do parlamentar no Cadastro de Pessoas Físicas, vinculado à Receita Federal.
Em tempo III
O município de Colinas, onde está localizada a Fazenda Porto Alegre II, de propriedade do deputado federal Rubens Pereira Jr., é a terra natal do governador Carlos Brandão.
Comentários