Deputado federal Rubens Jr. pede licença ambiental ao governo para investir em fazenda de sua propriedade, em Colinas

Vice-presidente nacional do PT, parlamentar quer expandir investimentos no setor do agronegócio, que mantém relação nada amistosa com o presidente Lula

O deputado federal e vice-presidente nacional do PT, Rubens Pereira Jr., quer expandir seus negócios no agro

O deputado federal Rubens Pereira Jr. (PT) requereu à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) licença única ambiental permanente para explorar atividade agrossilvipastoril na Fazenda Porto Alegre II, de sua propriedade, localizada no município de Colinas, no interior do Maranhão. A comunicação sobre o pedido de licença foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado de 21 de outubro, caderno Terceiros.

O trâmite formal do requerimento de licença ambiental apresentado pelo deputado federal, vice-presidente nacional do PT e fazendeiro Rubens Jr. ocorre em meio à polêmica gerada por um discurso feito pelo parlamentar, na tribuna da Câmara Federal, em que ele protestou contra a gravação de uma conversa sua com membros do governo. Em seu pronunciamento, Rubens Jr. acabou admitindo ter tratado sobre questões políticas locais com o ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, seu ex-professor de Direito, ex-orientador acadêmico, padrinho de casamento, ex-colega de partido e ex-chefe quando foi secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano.

Clima de suspense

Em ato de extrema insatisfação com o que chamou de “traição”, o parlamentar anunciou o rompimento com o Palácio dos Leões e a exoneração “irrevogável” e “irretratável” do pai, Rubens Pereira, do cargo de secretário de Articulação Política do Governo Carlos Brandão. Transcorrido mais de um mês desde o raivoso e choroso discurso, a demissão de Rubão ainda não foi oficializada.

A solitação da licença ambiental é datada de 15 de outubro (veja abaixo) e, por coincidência (ao que parece), foi publicada no Diário Oficial do Estado no mesmo dia do discurso de Rubens Jr. (21 de outubro). Também nessa data, pela manhã, o deputado estadual Yglésio Moyses revelou, na Assembleia Legislativa, áudios e prints de diálogos entre autoridades políticas e até do Poder Judiciário que indicam conspiração contra o governo Brandão.

Em tempo

Agrossilvipastoril é um sistema de produção integrado que combina três componentes: agricultura (lavoura), pecuária e floresta (árvores) na mesma área. Ele busca aumentar a produtividade por área e a sustentabilidade econômica, social e ambiental, promovendo a diversificação da renda e o melhor aproveitamento dos recursos. As atividades podem ocorrer simultaneamente ou ao longo do tempo.

Em tempo II

O fazendeiro que solicita a licença ambiental à Sema é de fato o deputado federal e vice-presidente nacional do PT, Rubens Pereira Jr. O blog constatou que se trata da mesma pessoa por meio do número do CPF publicado, que corresponde à inscrição do parlamentar no Cadastro de Pessoas Físicas, vinculado à Receita Federal.

Em tempo III

O município de Colinas, onde está localizada a Fazenda Porto Alegre II, de propriedade do deputado federal Rubens Pereira Jr., é a terra natal do governador Carlos Brandão.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima