Tribunal do Júri de Caxias condena três homens por assassinato de advogado

Crime abalou a sociedade caxiense, há dois anos

Na sentença, o juiz destacou que quando se mata um advogado por força da sua atuação, morre um pouco a sociedade

O Tribunal do Júri da 2ª Vara Criminal de Caxias realizou, nos dias 25 e 26 de novembro, sessão de julgamento presidida pelo juiz Alessandro Arrais Pereira. A sessão de julgamento durou dois dias (25 e 26/11), incluindo pernoite em hotel, em silêncio, para sete juradas acompanhadas de oficiais de Justiça. 

O crime julgado, o homicídio qualificado do advogado Ronaldo de Oliveira Sousa Rego, 26 anos, no dia 19 de março de 2023, abalou a sociedade caxiense. O motivo, que seria o descontentamento quanto ao serviço advocatício prestado, não foi levado ao plenário. 

Na sentença, o juiz destacou que quando se mata um advogado por força da sua atuação, morre um pouco a sociedade. “A esperança e resgate de direitos floresce da atuação do advogado, verdadeiro guardião e porta-voz de cidadania, de uma sociedade tão desigual”, declarou o juiz na sentença condenatória.

ENTENDA O CASO

Ian Felipe Lima Leal, Kassio Moreira de Souza e Wanderson Almeida Silva foram julgados e condenados pelo crime de “homicídio qualificado” contra o advogado que estava na loja do seu pai quando um homem vestido de entregador de aplicativo se aproximou, simulando entrega de encomenda, e efetuou disparos de arma de fogo, matando a vítima e fugindo do local em uma moto sem placa.

A polícia identificou, por meio de câmeras de monitoramento, que o criminoso partiu de uma casa na Rua Frei Serafim, nº 1224, em Caxias. Wanderson levou sua motocicleta até a casa para ser utilizada no crime. A movimentação mostrou a chegada de um Corolla conduzido por Kassio que deixou o autor dos disparos, de onde saiu disfarçado como entregador, portando uma bolsa térmica. Após cometer o homicídio, o criminoso retornou à casa e devolveu a motocicleta, ocultada por Ian.

JULGAMENTO 

No julgamento, o Conselho de Sentença confirmou, por maioria de votos, a autoria, bem como a materialidade do crime de homicídio e acatou, por maioria, a tese da acusação, contra a tese da defesa dos acusados pela absolvição. 

Em relação a Wanderson, o conselho acolheu a tese de participação de menor importância no crime e recusou a tese para desclassificar o homicídio do tipo culposo quanto ao acusado Kassio.

Com base na decisão do Conselho de Sentença, o juiz julgou cabível a denúncia e condenou, por homicídio qualificado, Ian Felipe Leal a dezesseis anos e seis meses de reclusão, Kassio e Wanderson Souza a dezesseis anos e seis meses e Wanderson Almeida Silva a onze anos.

1º Encontro Estadual dos Conselheiros da Comunidade na Execução Penal: Fortalecendo a Atuação e a Integração no Sistema Prisional do Maranhão

O Conselho Penitenciário do Estado do Maranhão (COPEN/MA) realizará o 1º Encontro Estadual dos Conselheiros da Comunidade na Execução Penal, nos dias 03 e 04 de dezembro de 2025, no Auditório da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), em São Luís/MA.

O evento tem como objetivo fortalecer a atuação, integrar as iniciativas e promover o debate qualificado sobre o papel dos Conselhos da Comunidade, previstos na Lei de Execução Penal (LEP) como órgãos essenciais de fiscalização, apoio e acompanhamento das pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional.

Programação

Ao longo da programação, serão abordados temas fundamentais para a execução penal, como:

  • Direitos e garantias das pessoas privadas de liberdade
  • Alternativas penais
  • Monitoramento das unidades prisionais
  • Ações de ressocialização
  • Implementação de políticas públicas
  • Articulação interinstitucional entre o sistema de justiça e a sociedade civil

Participantes

A iniciativa é promovida pelo Conselho Penitenciário do Maranhão (COPEN/MA), em parceria com a SEAP, e reúne representantes das principais instituições que compõem o sistema de justiça criminal, entre elas: TJMA, MPMA, DPE/MA, UMF, CNPCP e STJ.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e abertas aos Conselhos da Comunidade, profissionais do sistema de justiça, advogados, servidores, estudantes (Direito, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia) e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre execução penal e políticas penitenciárias. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online.

Participação Especial

O encontro terá a participação do Ministro Carlos Augusto Pires Brandão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), reforçando a relevância nacional da iniciativa.

Marreca Filho acompanha Milton e Hilton Gonçalo em inaugurações em Santa Rita

O ex-prefeito e pré-candidato ao Senado Hilton Gonçalo com o prefeito Milton Gonçalo, o deputado federal Marreca Filho e outras lideranças na série de inaugurações em Santa Rita

O município de Santa Rita viveu um dia de celebração e avanços nesta semana, com a entrega de uma série de obras realizadas pela gestão do prefeito Milton Gonçalo. O evento contou com a presença de importantes lideranças políticas do Maranhão, entre elas o deputado federal Marreca Filho, o deputado estadual Ariston e o ex-prefeito e pré-candidato ao Senado Dr. Hilton Gonçalo.

Durante as inaugurações, Milton Gonçalo destacou que as entregas representam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento de Santa Rita, reforçando investimentos em infraestrutura, serviços públicos e qualidade de vida. O prefeito ressaltou ainda a importância do apoio político para seguir ampliando as ações no município.

A presença do deputado federal Marreca Filho foi apontada como um gesto de parceria e reconhecimento ao trabalho realizado na cidade. Já o deputado estadual Ariston e Dr. Hilton Gonçalo, liderança histórica da região, reforçaram o alinhamento em torno de um projeto de continuidade e fortalecimento das políticas que têm impulsionado Santa Rita nos últimos anos.

As inaugurações movimentaram a população e marcaram mais um capítulo da atual gestão, que segue apresentando resultados e mantendo diálogo com representantes de diferentes esferas políticas.

Skol retorna como cerveja oficial do Carnatal 2025 e leva foliões para viver a experiência completa na micareta

A primeira ativação acontece de 27 a 30 de novembro e vai premiar participantes com Abadá Skol, que garante acesso total ao evento


Natal (RN), novembro de 2025 – O Carnatal vai ficar ainda mais redondo! Skol está oficialmente de volta à micareta como cerveja oficial, reforçando sua relação histórica com uma das maiores festas do país. Para marcar essa retomada, a marca, conhecida pela diversão e pela cerveja que desce redondo, inicia suas ativações com uma promoção que coloca foliões no centro da experiência completa do evento.
 
De 27 a 30 de novembro, Skol realiza a primeira ação dessa nova fase: uma dinâmica criativa no post oficial do Carnatal no Instagram. A iniciativa vai premiar participantes com o Abadá Skol, que garante acesso total aos três dias da micareta, de 5 a 7 de dezembro. O abadá permite viver a festa por inteiro, passando pelos blocos e camarotes e circulando por áreas exclusivas que fazem parte da programação oficial.
 
“A volta de Skol ao Carnatal celebra uma parceria histórica com o público do Rio Grande do Norte. Queremos entregar experiências ainda mais divertidas e inesquecíveis. Começamos com esta promoção, que marca o início das nossas ativações e convida as pessoas a viverem a micareta de um jeito único”, afirma Felipe Cerchiari, diretor de Skol.
 
 
O retorno de Skol ao Carnatal

 
A presença de Skol vai além da promoção. Em 2025, a marca apresenta uma estrutura renovada, com destaque para o Camarote Skol, espaço com visão privilegiada do circuito, ambientação especial, open bar e palco 360° para shows entre os trios com programação pensada para acompanhar o ritmo da avenida.
 
A marca reforça ainda o incentivo ao consumo moderado e oferece ao público opções de cervejas sem álcool do portfólio Ambev. O retorno ao Carnatal evidencia o compromisso da companhia com ações que movimentam a economia local, valorizam a cultura da micareta e promovem experiências que aproximam as pessoas.
 
Confira o regulamento no link
https://drive.google.com/file/d/1wi3HqU3xOPN9jYU6ojZLkHaaC9c8-TwP/view?usp=drivesdk

Corregedoria da SSP apura furto de pistola .40 de investigador da Seic na Avenida Litorânea

Modelo de pistola furtada por desconhecidos de dentro de carro de investigador da Seic na Avenida Litorânea

A Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública instaurou processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidade de um investigador da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) sobre o furto de uma pistola Taurus .40 acautelada ao referido policial civil. A arma de fogo foi subtraída na Avenida Litorânea, na noite de 18 de novembro de 2023. A portaria referente à investigação foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 17.

De acordo com a investigação preliminar, que relata eventual responsabilidade disciplinar do servidor, a arma de fogo, com um carregador municiado, foi subtraída por desconhecidos do interior do veículo de propriedade do policial civil na orla marítima de São Luís.

Para apurar os fatos e a suposta infração administrativa praticada pelo investigado foram designados a delegada Ludimila de Jesus Pimenta da Cruz (presidente), o escrivão Edmilson Miranda de Oliveira e o investigador de Polícia Civil Herbert de Jesus Rodrigues.

Assina o ato o corregedor-geral do Sistema Estadual de Segurança Pública, Nordman Ribeiro.

Confira a portaria que instaurou o processo administrativo disciplinar:

Com apoio técnico do CONLAGOS, 14 municípios têm projetos do Procel Reluz 2025 apresentados e aguardando aprovação

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses CONLAGOS) alcançou mais um importante avanço no apoio técnico a consorciados. Foram elaboradas e apresentadas propostas técnicas de Iluminação Pública em LED para 14 municípios, dentro da Chamada Pública 01/2025 do Procel Reluz, programa federal de incentivo à eficiência energética.
Os municípios que apresentaram e estão com projetos em análise são:

Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lagoa Grande do Maranhão, Matinha, Matões do Norte, Olho d’Água das Cunhãs, Peri Mirim, Pindaré-Mirim, Pio XII, São Bento, São João Batista, Satubinha, Vitória do Mearim e Vitorino Freire.
Cada proposta foi desenvolvida com rigor técnico, observando todas as diretrizes do edital com vistas à captação de recursos do programa para substituição e modernização do parque de iluminação pública. O objetivo é promover cidades mais iluminadas, seguras, sustentáveis e com maior eficiência no consumo de energia.

O presidente do consórcio, José Martinho dos Santos Barros, destacou que esse apoio reforça a capacidade técnica do CONLAGOS em entregar soluções concretas aos municípios.

“O Projeto RELUZ representa mais que modernização — é organização, inovação e compromisso real com o desenvolvimento das nossas cidades”, frisou José Martinho.
O CONLAGOS mantém-se à disposição dos municípios e reafirma seu papel de liderança regional na execução de projetos estruturantes, fortalecendo a política de eficiência energética e contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima