Maranhão tem quase 70% do território castigado por seca grave

Estado é o 5º com maior predominância do fenômeno, segundo o Monitor das Secas

Monitor das Secas mostra abrangência do fenômeno na maior parte do território maranhense

Conforme a atualização mais recente do Monitor de Secas, entre setembro e outubro, em termos de severidade, houve intensificação do fenômeno em 15 estados, entre eles o Maranhão, onde a seca se intensificou no período, com o aumento da área com seca grave de 58% para 69%. É a condição mais severa da seca no estado desde janeiro de 2018, quando houve seca extrema em 11% do estado.

Entre setembro e outubro, a área com seca se manteve estável em 92% do Maranhão. De acordo com o levantamento, o fenômeno se estende por 306.819 quilômetros quadrados no estado, cuja extensão territorial total é de 331.983 quilômetros quadrados.

Com base no território de cada unidade da Federação acompanhada, o Amazonas lidera a área total com seca de outubro, seguido por Minas Gerais, Bahia, Goiás e Maranhão. No total, entre setembro e outubro, a área com seca aumentou de 57% para 59% do território nacional. É a maior área com o fenômeno desde março deste ano, quando foram registrados 66% de seca no País.

Além do Maranhão, o fenômeno se intensificou em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São PaulobeTocantins. No sentido oposto, a seca abrandou somente no estado do Acre. No Rio Grande do Sul, houve o desaparecimento da seca.

Saiba mais aqui.

Imperatriz: Justiça determina duplicação de avenida após Ação do MPMA

Avenida Perimetral José Felipe do Nascimento dá acesso à área do complexo judiciário, no Parque Sanharol (Foto: Divulgação)

Uma Ação Civil Pública proposta pela 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Imperatriz levou a Justiça a determinar, em medida liminar, no último dia 21, uma série de medidas que garantam a duplicação da Avenida Perimetral José Felipe do Nascimento, no bairro Parque Sanharol.

De acordo com o Ministério Público, a realização de obras de infraestrutura na região é necessária diante da iminente inauguração do novo Fórum de Justiça de Imperatriz, que deve acontecer no próximo mês.

A Ação, assinada pela promotora de justiça Glauce Mara Lima Malheiros, aponta que a atual via, estreita e de sentido único, será incapaz de suportar o intenso fluxo com destino a diversas instituições do sistema de justiça que se concentram na área, como o Fórum, Promotorias de Justiça, Cartório Eleitoral, futuro prédio do Ministério Público Federal, além de bairros circunvizinhos.

Além disso, ao longo da avenida foram identificadas várias construções clandestinas, fruto de invasões a área de preservação permanente (APP). Foram feitas Recomendações aos órgãos municipais “solicitando a adoção de providências administrativas urbanísticas, preventivas e corretivas, voltadas à desocupação, desobstrução, demolição e limpeza da área, para posterior início dos trabalhos de infraestrutura, iluminação e mobilidade necessários à duplicação do logradouro e asfaltamento das vias adjacentes”, mas não houve sucesso.

A Defensoria Pública do Estado também é parte no processo, já que a área é tema de processo na Vara de Conflitos Agrários no qual particulares se intitulam proprietários de três imóveis na localidade. Atualmente, a área é ocupada por 85 famílias e há uma liminar de reintegração de posse suspensa.

MEDIDAS

Na Liminar, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz determinou prazo de 30 dias para que a Prefeitura de Imperatriz realize estudos de impacto ambiental, urbanístico, social e de bacia hidrográfica na área, verificando a viabilidade urbanística e ambiental da duplicação ou alargamento da avenida, apontando seus impactos no meio ambiente e de mobilidade urbana. Os estudos também deverão abordar aspectos como a viabilidade de um parque ou bosque na APP e a possibilidade de alagamentos na área.

No mesmo prazo deverá ser promovida a desocupação exclusiva de aproximadamente sete imóveis que se limitam frontalmente com a Av. Perimetral José Felipe do Nascimento e que estão inseridos no traçado de duplicação da avenida. Essa medida, no entanto, deverá estar condicionada à oferta de moradia, aluguel social ou outro benefício aos moradores. Os benefícios deverão se estender até o recebimento de eventual indenização ou, se não houver o reconhecimento do direito ou for apurado valor inífimo, por tempo indeterminado, até que as famílias possam se estabelecer pessoalmente.

O Município deverá adotar medidas preventivas e repressivas para impedir novas intervenções irregulares na APP e não deverá expedir alvarás de construção ou qualquer tipo de licenciamento para construção ou reforma de imóveis na área de preservação ou suas proximidades, caso estas possam repercutir negativamente sobre a área.

Também deverá ser realizada a limpeza e desobstrução dos espaços abertos e cursos d’água, executado o asfaltamento ou bloqueteamento da avenida em toda a sua extensão, acompanhado das obras de drenagem e saneamento necessárias, bem como a recuperação da malha viária adjacente, facilitando o acesso e fluxo de veículos e pessoas.

Por fim, a decisão assinada pela juíza Ana Lucrécia Bezerra Sodré determina a expansão da rede elétrica, garantindo iluminação pública ampla e eficiente, bem como a expansão das linhas de transporte coletivo urbano, medidas de facilitarão o acesso aos órgãos do sistema de justiça.

Em caso de descumprimento de qualquer dos itens da decisão, foi estabelecida multa diária de R$ 2 mil.

Le Petit Cirque confirma nova temporada do espetáculo “Disney Magic Show” em São Luís

Montagem retorna após alta procura na edição anterior e inclui mais diversão e emoção até o dia 1º de dezembro

Le Petit Cirque anunciou uma nova temporada do espetáculo Disney Magic Show em São Luís. A produção, que registrou sessões disputadas na última passagem pela capital, será apresentada de 28 de novembro a 1º de dezembro, no estacionamento do São Luís Shopping.

A atração combina performances tradicionais do circo europeu com personagens e trilhas das principais animações da Disney. Entre as participações confirmadas estão a Turma do Mickey, Moana, Frozen 2, Toy Story, Lilo & Stitch e A Família Madrigal, além da turma de Divertidamente 2

Apresentação reúne dança, acrobacias e elementos cênicos

O espetáculo traz um conjunto de números que unem acrobacias, coreografias e efeitos visuais, com figurinos produzidos especialmente para a temporada. A proposta, segundo a direção do circo, é criar uma experiência acessível a diferentes faixas etárias, mantendo o caráter familiar como ponto central.

Ação social marcou a edição anterior

Na última temporada realizada em São Luís, o Le Petit Cirque promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos em conjunto com o público, ação que deve ser reforçada em futuras edições. O diretor do circo, Ramito Jr., destaca a receptividade da cidade.

São Luís teve papel fundamental no crescimento do projeto. O retorno do espetáculo reflete a relação construída com o público local e nosso compromisso em oferecer uma experiência que combina entretenimento e afeto”, afirma.

Público relata alta aprovação

A aceitação do espetáculo também se reflete na resposta da audiência. “As crianças ficam vidradas e os adultos se envolvem tanto quanto. A combinação da linguagem circense com as histórias da Disney funciona muito bem”, comenta Clara S., moradora do Centro, que assistiu à temporada anterior.

SERVIÇO — Le Petit Cirque: Disney Magic Show

Local: Estacionamento do São Luís Shopping
Classificação: Livre

Horários das sessões:

  • Sexta (28/11) – 20h
  • Sábado (29/11) – 16h, 18h e 20h
  • Domingo (30/11) – 16h, 18h e 20h
  • Segunda (01/12) – 20h

Ingressos: Vendas limitadas na bilheteria (a partir das 13h) e online
Informações: Instagram @lepetit.cirque

Instituto Equatorial conquista 1º lugar na categoria ESG no Prêmio Ser Humano

Reconhecimento chega em apenas um ano de atuação, reforçando o compromisso com projetos que transformam vidas e promovem desenvolvimento sustentável

A premiação reconheceu o case “Diálogos Equatorial: integrando inteligência social no fortalecimento de laços sociais”

O Instituto Equatorial, mantido pelo Grupo Equatorial, conquistou o Prêmio Ser Humano, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), na categoria ESG. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu nesta quarta-feira (26), no Centro de Convenções do Multicenter Sebrae, em São Luís (MA).

A premiação reconheceu o case “Diálogos Equatorial: integrando inteligência social no fortalecimento de laços sociais” como uma das principais iniciativas brasileiras voltadas para o desenvolvimento sustentável. Em sua primeira edição, o Edital Diálogos Equatorial investiu R$ 3 milhões e impulsionou comunidades com apoio a projetos sociais nos sete estados de atuação do Grupo Equatorial: Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Amapá, Goiás e 72 municípios do Rio Grande do Sul.

Para o Superintendente de Sustentabilidade do Grupo Equatorial e Diretor Técnico do Instituto, Carlos Afonso Melo, “O Prêmio Ser Humano reforça o compromisso e legado do Grupo Equatorial em levar oportunidades para pessoas e territórios onde atuamos, iluminando o futuro e transformando a vida dos nossos cidadãos”.

Fundado em julho de 2024, o Instituto Equatorial celebra a conquista do prêmio. “Receber esse reconhecimento em apenas um ano de atuação do Instituto Equatorial é motivo de muita alegria e orgulho para todos nós, pois reforça a convicção de que a presença em um território só faz sentido quando vem acompanhada de escuta, reconhecimento e construção conjunta, que somados a resultados de curto, médio e longo prazo, geram transformações duradouras”, afirmou Janaína Ali, Executiva de Responsabilidade Social do Instituto Equatorial.

Diálogos Equatorial – O alcance do Projeto Edital Diálogos Equatorial foi expressivo: mais de 107 mil pessoas beneficiadas diretamente, 424 instituições inscritas e 151 projetos selecionados, ampliando o protagonismo das comunidades em seus territórios.

A iniciativa contemplou áreas essenciais como educação, empreendedorismo, empregabilidade e sustentabilidade. Um destaque especial foi a presença de 14 projetos em comunidades quilombolas e 2 em comunidades indígenas, reforçando o compromisso do Instituto com povos e comunidades tradicionais.

E as ações continuam: até 18 de dezembro, estão abertas as inscrições para a segunda edição do Edital Diálogos Equatorial, que investirá R$ 4 milhões em projetos sociais. Organizações da Sociedade Civil (OSC) legalmente constituídas há pelo menos dois anos podem participar. Projetos voltados à economia criativa e ações territoriais terão pontuação extra no processo de seleção.

As inscrições podem ser feitas pelo link na bio do Instagram do Instituto (@institutoequatorial) ou diretamente em:
https://investidor.bussolasocial.com.br/Equatorial/editais/Dialogos_Equatorial_2025

Empresário maranhense Rodolfo Almeida anuncia criação da InfoVills com produto voltado para o turismo

O visionário empresário Rodolfo Almeida, que se divide entre Lisboa e São Luís; virá a São Luís lançar um inovador produto voltado para o turismo com sua mais nova empresa, a produtora de conteúdos digitais InfoVills

O empresário maranhense Rodolfo Almeida parte para novos desafios além da área da saúde onde já atua; com a criação da InfoVills, sua produtora de conteúdos digitais e físicos voltados para o ambiente online.

Fundada em 2025, a empresa tem sede em Lisboa e nasce com a proposta de elevar o padrão de qualidade do mercado digital, transformando ideias em projetos de alto impacto.

Rodolfo Almeida possui uma sólida trajetória em negócios inovadores, tendo fundado empresas de destaque como SuperClínica, PersonalGroup e o Grupo Safecare. Agora, com a InfoVills, o empresário amplia sua atuação para o universo da educação, conteúdo e empreendedorismo digital.

Diferente de uma simples produtora de infoprodutos, a InfoVills opera com uma abordagem completa e estratégica: identifica oportunidades de mercado, seleciona especialistas, produz conteúdos com excelência técnica e criativa e desenvolve estratégias de vendas orientadas para resultados reais.

A empresa tem foco nos mercados lusófonos — especialmente Portugal, Brasil e Angola. Na próxima semana, em São Luís, será lançado um grande projeto da InfoVills voltado para implementar as experiências de viagens: uma plataforma de turismo, que terá os Lençóis Maranhenses como destino inaugural.

A força da InfoVills está em sua equipe multicultural, reunindo profissionais especializados em diferentes países e formando times sob medida para cada projeto. Essa diversidade permite excelência em todas as etapas — do conteúdo ao design, do audiovisual ao marketing, do copywriting à tecnologia.

“A InfoVills acredita que o conhecimento, quando bem estruturado e apresentado de forma profissional, tem o poder de transformar vidas, negócios e mercados” destaca Rodolfo Almeida.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima