Daniel Matos
2 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Modelo de fuzil de precisão semiautomático que passará a ser fornecido à SSP pela empresa de armas norte-americana
A paralisação do Governo dos Estados Unidos, que se estendeu por 43 dias e foi encerrada no dia 12 de novembro, atrasou a entrega de um arsenal de fuzis de precisão semiautomáticos calibre .308 adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) junto à empresa norte-americana SIG SAUER INC., situada no estado norte-americano de New Hampshire. A não entrega do armamento ocorreu por impedimento das operações de exportação ocasionadas pela greve nos EUA.
Em razão do atraso do fornecimento dos fuzis, a SSP foi obrigada a estabelecer um termo aditivo para formalizar a extensão do prazo de entrega dos armamentos e equipamentos “em decorrência da suspensão temporária do processo de exportação causada pela paralisação do Governo Federal dos Estados Unidos. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado em 27 de novembro.
Substituição de armamento
A princípio, o contrato firmado entre a SSP e a SIG SAUER prévia o fornecimento de carabinas 7.62×51 mm, mas a pasta da segurança pública resolveu promover uma alteração qualitativa no objeto contratual, substituindo o armamento por fuzis semiautomáticos. O preço inicial pago à empresa norte-americana era de R$ 122.876,40 (cento e vinte e dois mil, setecentos e setenta e seis reais e quarenta centavos). Com a mudança, definida por meio de aditivo, o valor provavelmente foi mudado. Porém, a resenha contratual a qual este blog teve acesso não contém informação sobre cifras.
Além do fornecimento de armas, o contrato firmado entre a SSP e a empresa norte-americana Sig Sauer prevê a entrega de equipamentos, acompanhados dos respectivos acessórios, com os devidos treinamentos, para aplicação nos trabalhos diários das operações policiais e instruções do Centro Tático Aéreo (CTA).
Em tempo: a paralisação do Governo Federal dos Estados Unidos, também conhecida como shutdown, teve início em 1º de outubro, porque o Senado americano não conseguia aprovar uma lei de financiamento da administração pública do país, ou seja, uma lei orçamentária. Sem a referida legislação, o governo norte-americano ficou sem dinheiro para manter serviços e pagar servidores federais.
Abaixo, cópia da resenha do termo aditivo com a informação sobre o arraso da entrega dos fuzis:
Daniel Matos
2 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Celebração marca aos 14 anos do Hospital São Luiz que é gestor do HSE
O diretor-geral do Hospital do Servidor Estadual (HSE – HSLZ), Plínio Túzzolo, comanda a sessão solene de 14 anos do Hospital São Luiz, gestor do HSE
Nesta sexta-feira, às 10h, a sede do Hospital do Servidor Estadual (HSE) será palco da sessão solene que marca as comemorações dos 14 anos do Hospital São Luiz – HSLZ, instituição responsável pela gestão do HSE e referência em assistência aos servidores estaduais vinculados ao FUNBEN.
A cerimônia reunirá autoridades, profissionais de saúde e colaboradores para celebrar mais de uma década de dedicação ao cuidado integral dos servidores.
A programação inclui homenagens especiais aos profissionais que se destacaram ao longo desses 14 anos pelo trabalho multidisciplinar, compromisso ético e atuação essencial na promoção da saúde dos maranhenses.
Além das homenagens, o evento contará com uma apresentação institucional dos resultados da Assistência Prestada em 2025, além de anunciar as metas estratégicas para 2026, com foco no aprimoramento contínuo dos processos, ampliação da capacidade de atendimento e fortalecimento de programas preventivos.
As homenagens alusivas ao aniversário de 14 anos do HSLZ acontecem nessa sexta-feira (5), no auditório do Hospital do Servidor Estadual no Renascença
Para o diretor-geral do HSE – HSLZ, Plínio Túzzolo, o momento simboliza o reconhecimento e a valorização de equipes que se esforçam para melhorar cada vez mais e transformar o HSE em referência de cuidado humanizado.
“Esta sessão solene é especialmente dedicada aos profissionais que não medem esforços, todos os dias, para aliviar a dor e restabelecer a saúde de milhares de maranhenses. Celebrar 14 anos do HSLZ é celebrar o comprometimento de pessoas que fazem da assistência uma missão,” destacou.
Daniel Matos
2 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
Parceria com a Gerando Falcões impulsiona implantação do Programa Favela 3D e deve beneficiar cerca de 2 mil famílias
O anúncio do investimento foi feito durante a Convenção Regional Nordeste
O Instituto Equatorial anunciou um investimento de R$ 1 milhão para apoiar a implementação do Programa Favela 3D no Residencial Paraíso, em São Luís. A iniciativa, realizada em parceria com a Gerando Falcões, tem previsão de beneficiar aproximadamente 2 mil famílias com ações focadas em dignidade, desenvolvimento social e redução da pobreza multidimensional.
O anúncio foi feito durante a Convenção Regional Nordeste I, pelo fundador e CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra, que destacou a ampliação da parceria com o Instituto Equatorial, reforçando o compromisso de ambas as organizações com a transformação social em territórios vulneráveis.
Sobre o Programa Favela 3D
O Favela 3D propõe uma transformação sistêmica das favelas, indo além da estética urbana e focando em intervenções nas áreas educacional, social, econômica e de infraestrutura. A iniciativa considera a pobreza como um fenômeno multidimensional e dinâmico, que exige soluções integradas para promover a ruptura do ciclo de desigualdades.
O programa atua em oito áreas estratégicas:
Moradia digna e urbanismo social;
Acesso à saúde;
Cidadania e cultura de paz;
Direito à educação;
Primeira infância;
Autonomia da mulher;
Cultura, esporte e lazer;
Geração de renda; A jornada do Favela 3D segue cinco estágios de evolução: da pobreza extrema à quebra do ciclo de pobreza, promovendo condições reais para prosperidade ao longo de gerações.
Etapas e entregáveis do programa:
Diagnóstico do território
A primeira etapa consiste na coleta de dados do território, incluindo diagnóstico comunitário e técnico. Esse processo permite compreender o perfil das famílias, necessidades locais e oportunidades de intervenção. O mapeamento político também integra essa fase, facilitando o diálogo com Município e Estado para alinhamento com políticas públicas.
A iniciativa, realizada em parceria com a Gerando Falcões, tem previsão de beneficiar aproximadamente 2 mil famílias
Plano Favela
O Plano Favela é o documento-base que estrutura as soluções escolhidas pela própria comunidade. É construído a partir de oficinas, assembleias e avaliações técnicas e contempla:
Síntese das análises e pesquisas realizadas;
Planejamento de implementação e cronograma anual;
Mandala da Favela, que reúne as soluções priorizadas;
Estudo de sustentabilidade financeira;
Estimativa de custos e estrutura necessária; O plano reflete as prioridades definidas pela população, especialmente em relação à infraestrutura urbana.
Operação inicial
Após a finalização do Plano Favela, têm início as ações práticas nas frentes de Geração de Renda, Desenvolvimento Social e Moradia e Urbanismo.
As famílias receberão acompanhamento individualizado, com planos de desenvolvimento para superar a pobreza e alcançar condições de dignidade. Embora não haja previsão de construção habitacional, intervenções de urbanismo serão articuladas com governos estadual e municipal, garantindo ações alinhadas às políticas públicas.
Atuação do Instituto Equatorial
Além do investimento em São Luís, o Instituto Equatorial também participa do Programa Favela 3D nos estados de Goiás e Alagoas, reforçando seu compromisso nacional com iniciativas que promovem inclusão, desenvolvimento e redução de desigualdades.
“Com esse aporte, o Instituto reafirma sua crença na transformação social por meio de investimentos diretos e na construção de soluções duradouras em parceria com organizações da sociedade civil, governos e comunidades”, afirma Janaína Ali, Coordenadora do Instituto Equatorial.
Daniel Matos
2 de dezembro de 2025
Nenhum comentário
O ponteiro Maurício Borges defenderá o Vôlei Renata em São Luís (Divulgação / Vôlei Renata)
Os fãs maranhenses de vôlei terão a oportunidade de presenciar uma partida histórica no dia 8 de dezembro, às 20h, no Ginásio Castelinho, em São Luís. Praia Clube-MG e Vôlei Renata-SP se enfrentarão pela 9ª rodada da fase classificatória da Superliga Masculina de Vôlei 2025/26, em um confronto direto pela liderança da competição nacional e que reunirá vários craques da modalidade: além de atletas multicampeões pela Seleção Brasileira, Praia Clube e Vôlei Renata contam com nomes de destaque nas estatísticas da Superliga, que é um dos principais torneios esportivos do Brasil e considerada uma das ligas mais fortes da modalidade no mundo.
Líder isolado da Superliga Masculina 2025/26, com 23 pontos somados após nove vitórias consecutivas, o Praia Clube é liderado pelo experiente central Isac, de 34 anos, que já defendeu a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio, e de 2024, em Paris. Com a camisa do Brasil, Isac conquistou os títulos da Copa do Mundo 2019 e da Liga das Nações 2021, além de duas pratas na Liga Mundial e uma no Mundial de Vôlei Masculino.
Já o Vôlei Renata, que está em 3° lugar na Superliga Masculina 2025/26, com sete vitórias em oito jogos e 20 pontos conquistados, vem a São Luís sob a liderança de dois multicampeões: Bruninho e Maurício Souza, campeões olímpicos pela Seleção Brasileira em 2016, no Rio de Janeiro. Um dos maiores levantadores da história do vôlei brasileiro, Bruninho tem três medalhas olímpicas e é “campeão de tudo” pela Seleção, vencendo torneios como o Mundial, a Copa do Mundo, a Liga das Nações, a Liga Mundial e os Jogos Pan-Americanos. Já o ponteiro Maurício Borges foi peça importante do Brasil em títulos da Copa do Mundo, da Liga das Nações, da Liga Mundial e do Pan.
“É muito importante fomentar o esporte no Nordeste e levar esse jogo para o Maranhão, um jogo de briga na parte de cima da tabela da Superliga, entre os primeiros colocados. Tenho certeza que vai ser um belo espetáculo. Fomentar o esporte com um jogo como esse é imprescindível para o crescimento do esporte na região”, destaca Mauricio Borges, que é natural de Maceió e um dos atletas nordestinos com mais títulos na história da Superliga Masculina.
O levantador Bruninho é um dos destaques do Vôlei Renata. (Divulgação / Vôlei Renata)
Além dos nomes consagrados pelo longo período na Seleção Brasileira, Praia Clube e Vôlei Renata contam com jogadores que estão brilhando na Superliga Masculina 2025/26. O time de Uberlândia tem o ponteiro Franco, maior pontuador da temporada até o momento, o central Wennder, segundo maior bloqueador da competição, e os ponteiros Paulo Vinicios e Lucas Lóh, ambos com passagens pela Seleção Brasileira. A equipe de Campinas, por sua vez, aposta em destaques como o ponteiro Adriano, que defendeu o Brasil nas Olimpíadas de 2024, o central Judson, também com passagem pela Seleção Brasileira, e o oposto Bruno Lima, 5° maior pontuador da Superliga até o momento.
“A expectativa é muito boa, tenho certeza que será um grande jogo no Maranhão e convidamos o torcedor para apoiar a gente. Vai ser um grande espetáculo. Eu nunca fui ao Maranhão, estou ansioso para conhecer, acredito que vai acolhedor e com a casa cheia para torcer por nós”, afirma Paulo Vinicios.
Ingresso solidário
As entradas para a partida da Superliga Masculina entre Praia Clube e Vôlei Renata em São Luís já estão à venda, com destaque para as opções do ingresso solidário nos setores Prata, Ouro e Experiência Quadra, que proporciona um momento único para os torcedores maranhenses apaixonados por vôlei.
O ingresso solidário para o jogo entre Vôlei Renata e Praia Clube em São Luís conta com um desconto de praticamente 50% do valor em relação ao ingresso inteiro, o que torna essa entrada uma ótima opção para os torcedores maranhenses. Para validar esse ingresso, o torcedor terá que entregar 2kg de alimento não perecível na entrada do Ginásio Castelinho.
O central Isac e o ponteiro Franco são os destaques do Praia Clube (Bruno Cunha / Praia Clube)
O setor Experiência em Quadra, por sua vez, é uma área especial no Ginásio Castelinho, com serviços de open bar de água, sucos e refrigerantes, além de open food com salgadinhos, bolos e lanches. Além de toda essa comodidade, os torcedores vão poder acompanhar a partida da Superliga Masculina na beira da quadra, vibrando bem de perto por seus ídolos.
Além disso, o jogo entre Vôlei Renata e Praia Clube terá as meias-entradas válidas por lei para estudantes, professores, idosos, policiais militares, bombeiros, doadores de sangue e PCDs, cujos acompanhantes também têm direito ao ingresso com 50% de desconto em relação ao valor integral.
Os ingressos para o duelo entre Praia Clube e Vôlei Renata no Ginásio Castelinho estão sendo comercializados no site e no app Banca do Ingresso. A venda física, por sua vez, ocorre na sede da Federação Maranhense de Vôlei (FMV), que fica localizada na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, em São Luís.
Outras informações sobre o jogo entre Praia Clube e Vôlei Renata no Ginásio Castelinho estão disponíveis no Instagram oficial do evento (@superliganomaranhao).
VALORES DOS INGRESSOS PARA PRAIA CLUBE X VÔLEI RENATA EM SÃO LUÍS
Cadeira Prata
Meia-entrada: R$ 60
Solidário: R$ 70 + 2kg de alimento
Inteira: R$ 120
Cadeira Ouro
Meia-entrada: R$ 120
Solidário: R$ 130 + 2kg de alimento
Inteira: R$ 240
Experiência Quadra
Meia-entrada: R$ 250
Solidário: R$ 300 + 2kg de alimento
Inteira: R$ 500
POSTOS DE VENDA
– Banca do Ingresso (site e app)
– Sede da FMV (Arena Domingos Leal) / Segunda-feira: 14h às 18h – Terça a sexta: 9h às 12h / 14h às 18h
Comentários