Maranhão forma 275 novos policiais e amplia estrutura da Segurança Pública

A cerimônia foi conduzida pelo governador Carlos Brandão, ao lado do secretário de Segurança Pública, patrono da turma, Maurício Martins, e do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim

O governador Carlos Brandão vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e participou da formatura de 275 novos policiais militares, no Comando Geral da PMMA, no Calhau, marcando o encerramento do Curso de Nivelamento Técnico-Profissional (CNTP).

A cerimônia foi conduzida pelo governador Carlos Brandão, ao lado do secretário de Segurança Pública, patrono da turma, Maurício Martins, e do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim.

“Quando assumimos o governo, identificamos que havia 1.600 policiais aprovados no concurso. Viemos convocando todos e, hoje, chamamos a última turma, com 275 policiais. Além disso, anunciamos que vamos abrir novos concursos em 2026 para mais policiais militares, civis, investigadores e Corpo de Bombeiros”, anunciou o governador.

Os novos policiais integram o grupo de 300 candidatos convocados e nomeados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), para reforçar o quadro da Polícia Militar, zerando o cadastro de reserva do último concurso da corporação. Desse total, 275 tomaram posse e concluíram o curso de formação. Cerca de 1.600 foram convocados na gestão atual.

Carlos Brandão ainda vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Segurança Pública e assinou a ordem de serviço para a pavimentação da segunda etapa do estacionamento interno do órgão. O complexo abriga a sede administrativa, a Inteligência, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a Força Estadual de Segurança, a Perícia Oficial e as corregedorias. Já foram concluídos o novo auditório, o estacionamento principal e a pavimentação do espaço.

“Viemos à sede da Secretaria de Segurança inaugurar o prédio completamente reformado, auditório, estacionamento, Ciops, e aproveitar para entregar novos equipamentos, como drones, computadores, coletes à prova de bala e viaturas. Realizamos a solenidade aqui justamente pela importância que essa estrutura tem para a segurança do nosso estado”, afirmou o governador.

Também foi entregue a ampliação do setor de videomonitoramento. O projeto original foi reformulado, dobrando o número de câmeras de 200 para 400. O governo do Estado também entregou novas viaturas, drones, computadores, estrutura operacional da nosso sistema, com novas viaturas, 150 computadores, mais de 400 coletes, 12 drones, granadas, munições, tecnologia para computadores, equipamentos de proteção individual, coletes balísticos, em um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões.

“Carlos Brandão é um gestor comprometido com o Maranhão e com a proteção da sociedade. Ele tem realizado, ao longo dos anos, investimentos fortes e técnicos, cobrando resultados das polícias. São 250 prédios da segurança pública reformados de uma só vez, algo inédito no Brasil; mais de 800 viaturas entre carros e motos; e todos os instrumentos necessários para o bom desempenho da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.

A perita-geral do Estado, Anne Kelly, destacou a importância dos investimentos. “Hoje alcançamos um marco histórico na segurança pública. Tivemos várias aquisições e ainda entregaremos R$ 10 milhões em equipamentos até o fim de dezembro. Esses avanços são imprescindíveis para o sistema de segurança pública”, afirmou.

Sebrae encerra primeiro ciclo do Avança MEI promovendo avanços na gestão e sustentabilidade dos pequenos negócios

Evento reuniu MEIs atendidos pelo programa para apresentar avanços em gestão, marketing e organização alcançados ao longo de cinco meses. Destaque para a evolução profissional obtida na trilha de capacitações e consultorias oferecida pelo Sebrae Maranhão

Encontro marca a conclusão do primeiro ciclo com apresentação de resultados, depoimentos e planos para novas turmas em 2026 (Fotos: divulgação/Sebrae)

O Sebrae Maranhão realizou, nesta segunda-feira (24), o encerramento do primeiro ciclo do Projeto Avança MEI, em uma programação realizada no Multicenter Negócios e Eventos. O encontro reuniu microempreendedores individuais participantes da iniciativa, que puderam conferir seus resultados após meses de capacitações, consultorias especializadas e acompanhamento técnico.

Durante o evento, os MEIs celebraram a conclusão da etapa inicial do projeto, que tem como propósito fortalecer a jornada empreendedora por meio de organização, planejamento estratégico e estímulo ao crescimento sustentável. O Avança MEI é uma iniciativa da Unidade de Negócios do Sebrae em São Luís e o segundo ciclo será lançado em fevereiro de 2026.

A empreendedora Valdísia Viana Pereira, do Val Doces Delícia, avaliou o programa como uma mudança significativa em sua trajetória. “A participação no Avança MEI chegou para mim como um grande presente. Ser convidada para integrar o projeto foi muito especial, porque me trouxe a necessidade de assumir um compromisso real com o meu negócio. Passei a enxergar minha empresa com outros olhos, a entender melhor o mercado no qual estou inserida e a identificar formas de agir com mais estratégia”, avaliou a microempreendedora.

Evento reúne MEIs atendidos para celebrar avanços em gestão, marketing e organização alcançados ao longo de seis meses

A microempreendedora Eduarda Souza também ressaltou a importância da experiência. “Antes do programa, eu não tinha uma noção clara do que realmente significava empreender. Ao longo das atividades, passei a enxergar meu negócio com mais visibilidade e compreensão, identificando meus pontos positivos, meus pontos negativos e os aspectos nos quais posso melhorar. O projeto me proporcionou crescimento pessoal e profissional. Saio dele com uma mentalidade diferente da que eu tinha no início. Hoje tenho outro entendimento sobre o meu empreendimento e sobre o caminho que quero trilhar, graças à oportunidade proporcionada pelo Sebrae”, frisou.

Lançado em 22 de agosto de 2025, o Avança MEI nasce em um contexto de forte expansão da categoria no estado. Atualmente, mais de 70% das empresas maranhenses são MEIs, evidenciando a relevância desses empreendedores na geração de emprego, renda e desenvolvimento local. A movimentação recente reforça essa tendência: somente em 2024, o Maranhão registrou 34.819 novos MEIs, sendo 11.630 apenas em São Luís. Entre janeiro e abril de 2025, foram mais 16.052 novos registros no estado e 5.215 na capital, somando 131.251 MEIs ativos.

Diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destacando a importância da continuidade da jornada empreendedora dos MEIs

O projeto foi estruturado para atender diferentes perfis de empreendedores, desde aqueles em fase de maturidade inicial, ainda organizando suas atividades, até os que já operam com maior estrutura e buscam expansão e consolidação no mercado. Esse formato permite que cada participante receba orientações adequadas ao seu nível de desenvolvimento.

O encerramento do primeiro ciclo marca uma etapa importante para os microempreendedores atendidos, que agora seguem para os próximos desafios com mais conhecimento, visão estratégica e apoio técnico. 

Empreendedores celebrando o encerramento do primeiro ciclo do Avança MEI e compartilhando suas experiências no programa

A gerente da Unidade São Luís, Paula Waldira, reforçou os bons resultados alcançados. “Estamos hoje concluindo o Avança MEI, um programa totalmente dedicado aos microempreendedores individuais. Foram cinco meses de trabalho intenso, com foco em gestão, controle e marketing. Para 2026, teremos novas turmas do Avança MEI e queremos contar com você, microempreendedor individual, que deseja melhorar sua gestão e fortalecer sua atuação no dia a dia da sua empresa. Esperamos vocês em 2026”, reforçou a gerente. 

O Diretor Técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho, destacou a importância de dar continuidade à jornada empreendedora dos MEIs. “O Sebrae realizou a ExpoMEI, um grande espaço criado para que microempreendedores individuais pudessem divulgar seus produtos e serviços. No entanto, identificamos a necessidade de ir além, de continuar fortalecendo a jornada empreendedora e apoiar ainda mais as pessoas. Foi nesse contexto que desenvolvemos o Avança MEI. Queremos que empreendedores e empreendedoras atuem com mais força, mais conhecimento e mais preparo, alcançando um desenvolvimento cada vez melhor em suas atividades empresariais”, finalizou o diretor. 

Segurança elétrica em casas de veraneio: cuidados essenciais para um fim de ano tranquilo

Equatorial Maranhão reforça medidas de prevenção para evitar riscos elétricos durante a temporada

Com a proximidade das confraternizações e festas de fim de ano, muitas famílias maranhenses aproveitam o período para viajar e passar alguns dias em casas de veraneio, seja no litoral ou no interior do estado. No entanto, como esses imóveis costumam permanecer fechados por longos períodos, é fundamental revisar as instalações elétricas e adotar hábitos que garantam segurança e prevenção de acidentes, especialmente quando há crianças circulando pelo ambiente.

Por isso, a Equatorial Maranhão reforça algumas recomendações fundamentais para evitar riscos com a eletricidade durante a temporada:

Para os proprietários: manutenção e preparação do imóvel

  • Contrate um profissional qualificado para fazer uma inspeção completa antes do período de alta temporada;
  • Verifique se a fiação não está ressecada, exposta ou danificada e, caso necessário, contrate um profissional habilitado para a manutenção;
  • Caso observe tomadas quebradas ou queimadas, contrate um profissional habilitado para substituição;
  • Não faça gambiarras e não use extensões ligadas em múltiplos “T’s”;
  • Garanta que toda iluminação externa seja adequada para áreas molhadas conforme recomendações do fabricante;
  • Observe a fixação de luminárias, fios de jardim e refletores;

Segundo Gabriel Vieira, Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão: “Contar com um profissional qualificado para inspeção e manutenção da instalação elétrica é essencial, já que sistemas modernos e bem-cuidados reduzem perdas, evitam sobrecargas e diminuem o risco de acidentes. Em imóveis localizados em áreas litorâneas, essa atenção deve ser redobrada, por causa da maresia, umidade e salinidade, formando um ambiente que pode afetar a estrutura interna das instalações”, informou o executivo.

Atenção aos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos também merecem cuidado especial. Geladeira, ventilador, TV e ar-condicionado, quando antigos ou sem manutenção, consomem mais energia e podem sobrecarregar o sistema elétrico. A recomendação é revisar os aparelhos ou optar por modelos mais modernos e eficientes.

  • Para veranistas/locatários: o que observar ao chegar ao imóvel
    Instalações elétricas
  • Identifique imediatamente onde fica o disjuntor geral, em caso de emergência, você precisará desligá-lo rapidamente;
  • Observe se há fiação exposta, tomadas quebradas ou mal fixadas, para evitar o uso;
  • Não utilize aparelhos ligados a extensões improvisadas, fios múltiplos ou remendados;

Piscina e áreas molhadas

  • Nunca use carregadores de celular, caixas de som elétricas ou eletrodomésticos próximos à água;
  • Verifique se há fios aparentes ou equipamentos elétricos com ligações improvisadas perto da piscina e isole a área caso necessário;

Cuidados com as crianças

Casas de veraneio costumam ter grande circulação de crianças, além de áreas externas com piscina, mangueiras, duchas e ambientes úmidos, locais onde o risco de choque elétrico é maior. Por isso:

  • Dê atenção especial às crianças: nada de deixá-las manusear aparelhos elétricos;
  • Coloque protetores nas tomadas;
  • Mantenha fios e extensões fora do alcance;
  • Organize o ambiente para que não haja equipamentos elétricos próximos de água ou brinquedos;

O que fazer em casos de acidentes

Para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado. Mantenha a calma, não toque na vítima antes de desligar o disjuntor, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e SAMU (192).

Medidas de segurança são essenciais para evitar acidentes envolvendo a energia elétrica. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão realiza o Movimento “Vc + Seguro”, campanha que tem como objetivo levar mais informação para a população, com dicas e orientações essenciais para conscientizar a comunidade sobre os riscos e perigos da energia elétrica.

A Equatorial Maranhão reforça seu compromisso com a segurança da população e destaca que atitudes simples fazem toda a diferença para evitar acidentes, especialmente em ambientes com grande circulação de pessoas, crianças e áreas molhadas. Cuidar das instalações elétricas é garantir um período de descanso seguro, confortável e sem imprevistos.

Gestão Braide obtém nota apenas “regular” em auditoria do TCU sobre transparência na aplicação de emendas parlamentares

Corte de contas concluiu que a atual administração da capital maranhense deixa lacunas em alguns aspectos avaliados

TCU atribuiu nota regular à gestão Braide no quesito transparência na aplicação de emendas parlamentares

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou auditoria para verificar como os recursos das emendas parlamentares estão sendo usados, com foco em avaliar se há transparência e clareza na divulgação dessas informações. O objetivo foi identificar formas de melhorar a gestão e a prestação de contas dos órgãos públicos. Foram auditados recursos transferidos a 24 municípios, entre eles São Luís, que obteve pontuação 52,33, considerada apenas regular.

O conceito regular é atribuído quando o município divulga informações consideradas fundamentais de transparência, mas pode haver lacunas em alguns aspectos avaliados.

Na auditoria, o TCU também constatou certa resistência quanto à transição de sistemas antigos para o Siafic – sistema criado para unificar a gestão financeira dos estados e municípios -, a qual pode ser entendida pelos gestores como demasiadamente custosa do ponto de vista técnico e operacional. Essa resistência é ainda mais relevantxAe quando se considera que o Siafic é um sistema mantido e gerenciado pelo Poder Executivo, mas que deve ser utilizado por todos os Poderes e órgãos daquele respectivo ente, incluindo o Legislativo e o Judiciário.

Entrave na Câmara Municipal

Tal resistência, partindo de outro Poder do ente, foi reportada pelo Município de São Luís/MA. Mediante entrevista conduzida pela equipe de auditoria, os representantes da prefeitura relataram que a implantação do Siafic começou no final de 2021, tendo a Câmara Municipal inicialmente resistido à adoção do sistema, pois ela já utilizava um software próprio. Eventualmente, essa resistência foi superada por meio de diálogo, reuniões técnicas e visitas, além do compromisso do Poder Executivo em assumir os custos do sistema, o que teria sido um fator motivador para a integração.

Nota atribuída a São Luís pela auditoria do TCU sugere lacunas em informações, o que compromete transparência

Cifras bilionárias

O tema é importante porque envolve muitos recursos públicos. Em 2014, as emendas parlamentares somaram R$ 10,2 bilhões, mas em 2024 o valor quase quintuplicou, chegando a R$ 49,17 bilhões. O aumento expressivo gera preocupações sobre como os recursos estão sendo planejados e utilizados de forma eficiente.

O primeiro problema identificado foi o baixo nível de transparência. Em uma amostra de 24 municípios analisados, 67% deles, ou 16, apresentaram resultados ruins em transparência ativa, ou seja, não divulgam informações de forma clara e acessível. Isso dificulta que a população e os órgãos de controle fiscalizem o uso do dinheiro público, além de descumprir a ss de,Constituição e a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Para o TCU, as causas do problema incluem a inexistência de padrão nacional para apresentar informações de forma compreensível e a falta de estrutura adequada em alguns municípios, especialmente os menores. A consequência é que fica mais difícil para a sociedade e os órgãos de controle acompanhar e fiscalizar os gastos públicos, aumentando o risco de irregularidades.

O segundo problema foi a falta de padronização no Siafic, sistema criado para unificar a gestão financeira dos estados e municípios. O Siafic deveria garantir que todos sigam as mesmas regras contábeis, mas sua implementação ainda enfrenta desafios. Adotar esse sistema é visto como a melhor solução para padronizar e integrar os dados financeiros públicos.

Diante dos problemas, o TCU recomendou que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério da Fazenda (MF) avaliem a possibilidade de melhorar a Portaria Conjunta MF/MGI 15/2025 ou criar uma nova norma. O objetivo é estabelecer regras claras para garantir mais transparência e rastreabilidade no uso dos recursos das emendas parlamentares. Isso ajudaria a melhorar a qualidade das informações que os estados e municípios divulgam em seus portais de transparência sobre os gastos do dinheiro público.

O relator do processo é o ministro Jorge Oliveira.

Saiba mais aqui.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima