Maranhão gerou 73,7 mil empregos com carteira assinada entre janeiro de 2023 e novembro de 2025

Todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas registraram saldo positivo no Maranhão no período. Em todo o país, foram criados mais de 5 milhões de empregos formais desde o início de 2023

O Brasil superou a marca de 5 milhões de empregos com carteira assinada desde 2023 – Foto: Secom / PR

O estado do Maranhão gerou 73.758 empregos formais entre o início de 2023 e novembro de 2025, contribuindo para que o Brasil superasse, no período, a marca histórica de 5 milhões de novos vínculos com carteira assinada em todo o país. Os dados do Novo Caged foram divulgados no final de dezembro pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, o estoque de vínculos formais no estado passou de 620.885 no final de 2022 para 694.643 em novembro de 2025 – no 11º mês do ano passado, o saldo ficou positivo em 2.414 vagas.

Todos os cinco grandes grupos de atividades econômicas pesquisadas registraram saldo positivo no Maranhão no acumulado de 2023 até novembro de 2025. O setor de Serviços foi o que mais gerou empregos formais, tendo aberto 31.350 vagas. Em seguida aparecem o Comércio, com 24.862 postos; a Indústria, que gerou 8.279 vínculos; a Construção (7.030) e a Agropecuária (2.237).

MUNICÍPIOS – A capital, São Luís, foi o município maranhense com maior saldo de empregos formais entre o início de 2023 e novembro de 2025, tendo gerado 31.571 novos empregos com carteiras assinadas. Em seguida aparecem Imperatriz, com saldo de 6.080 vínculos, Balsas, com saldo de 3.328, e Timon, com saldo de 3.022.

GÊNERO – No recorte por gênero, a maior parte dos empregos com carteira assinada gerados no Maranhão entre 2023 e novembro de 2025 foi ocupada por homens: 42.911 No período, as mulheres foram responsáveis por ocupar 30.847 empregos.

FAIXA ETÁRIA E INSTRUÇÃO – No que diz respeito à faixa etária, a maior parte dos postos gerados no Maranhão entre 2023 e novembro de 2025 foi ocupada por jovens de 18 a 24 anos, que preencheram 67.498 novos empregos formais. Na análise sobre grau de instrução, a maioria dos vínculos no estado no período foi ocupada por pessoas com ensino médio completo, que preencheram 67.959 postos.

Saiba mais aqui.

Medida Certa: Universidade Ceuma abre incrições para programa de combate ao sedentarismo e cuidados com a saúde

A Universidade Ceuma lança a melhor oportunidade de cuidar da saúde por meio da atividade física. Em tempos de estabelecimento de metas para 2026, a instituição de ensino oferece grande chance de fortalecer corpo e mente para garantir melhor rendimento em todas as áreas da vida.

Se a atividade física está entre as metas para os próximos 12 meses, a Universidade Ceuma oferece a melhor oportunidade: Medida Certa 2026.1, que chega para transformar o ano com atividades orientadas, integração e saúde de verdade!

🗓️ Cronograma:

Studio Fitness: 12/01 a 10/07/2026;
Demais modalidades: 09/02 a 10/07/2026.

E o melhor: valores promocionais garantidos até 20 de janeiro de 2026!

Comece o ano com foco, energia e hábitos que vão te acompanhar o ano inteiro!

Não deixe para depois, 2026 merece ser o seu ano mais saudável e ativo!

Inscreva-se aqui e venha fazer parte dessa mudança!

Sobre o Medida Certa

O Programa Medida Certa é uma iniciativa da Universidade Ceuma de combate ao sedentarismo e promoção de saúde, oportunizando aos seus alunos, funcionários e comunidade em geral, a prática esportiva orientada com aproveitamento de seu tempo ocioso dentro da própria Universidade.

A prática esportiva de cunho educacional promove a integração entre seus praticantes e contribui para o seu desenvolvimento integral, sob os aspectos físicos, psíquicos, afetivos e sociais, promovendo saúde e possibilitando a absorção de hábitos de vida saudáveis.

O Programa conta com a oferta de diversas modalidades orientadas por profissionais e monitores do Curso de Educação Física e tem duração aproximada de 5 (cinco) meses.

Período das atividades:

Início – 12/01/2026 (Studio Fitness) e 09/02/2026 (demais modalidades);

Término (todas as modalidades) – 10/07/2026

As inscrições são válidas para cada modalidade e quantidade de vezes na semana, conforme estão descritas no ato da inscrição.

IMPORTANTE: a idade mínima para participação no programa é de 14 anos.

Chuvas irregulares ameaçam produção agrícola no Maranhão, diz INMET

Janeiro: Como será o clima no Brasil?

A previsão climática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica irregularidade na distribuição das chuvas sobre o território brasileiro no mês de janeiro de 2026. O prognóstico é, em certo grau, preocupante para o Maranhão, especialmente no que se refere à produção agrícola, cuja produção está ameaçada pelo prognóstico de menos chuvas em parte do território do estado.

São previstos volumes de chuva acima da média (tons em azul na Figura 1a) abrangendo a Região Norte, o oeste da Região Centro-Oeste e estendendo-se até a Região Sul. Em contrapartida, áreas do centro-sul da Região Nordeste, do centro-norte da Região Sudeste e da porção leste do Centro-Oeste, devem registrar chuvas abaixo da média (tons em amarelo na Figura 1).

Para a Região Nordeste, prevê-se chuva abaixo da média histórica de janeiro em praticamente toda a Bahia, centro-sul do Piauí, na região central do Maranhão e no oeste de Pernambuco. Por outro lado, chuvas acima da média histórica são previstas em áreas isoladas da Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí e Maranhão.

Possíveis impactos nas culturas agrícolas

Na Região Nordeste, a irregularidade das chuvas deve impor desafios importantes à agricultura. Em áreas com previsão de chuva abaixo da média, como Bahia, centro-sul do Piauí, centro do Maranhão e oeste de Pernambuco, o déficit hídrico associado a temperaturas acima da média pode comprometer a semeadura e o desenvolvimento das lavouras de sequeiro, como milho e feijão, sobretudo nas fases reprodutivas. Por outro lado, nas áreas com chuvas acima da média, especialmente na faixa litorânea e em estados como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, as condições tendem a ser mais favoráveis ao desenvolvimento das culturas e à fruticultura irrigada.

Temperatura

Na Região Nordeste, a previsão é de temperaturas acima da média em todos os estados, principalmente na Bahia, Piauí e sul do Maranhão. Destaque para o sul do Piauí, onde é previsto um aumento médio acima de 1 °C. Nas demais áreas, a previsão indica temperaturas dentro da média.

Saiba mais aqui.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima