Maranhão é o 3º estado em número de orelhões ainda em funcionamento ou em manutenção

Fim das concessões marca transição definitiva da telefonia pública para as redes móveis

Orelhão instalado em região do Brasil (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A nova geração talvez nunca tenha visto um orelhão, ou, tecnicamente falando, um Telefone de Uso Público. Isso porque muitos deles já foram retirados das ruas, mas cerca de 38 mil ainda existem espalhados pelo Brasil. Mas no Maranhão, essa realidade ainda é bem presente. De acordo com a Agência Nacional da Telecomunicações (Anatel), o estado ainda tem mais de 1.100 aparelhos instalados, mais da metade em funcionamento, o que o coloca na terceira posição entre as 27 unidades da federação na prestação desse tipo de serviço, já considerado obsoleto.

A partir deste ano, porém, as empresas de telefonia fixa não terão mais a obrigação de mantê-los, já que, em dezembro de 2025, foram encerradas as concessões do serviço de telefonia fixa das cinco empresas responsáveis por eles. A mudança ocorre após a adaptação dos antigos contratos de concessão do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) para o regime de autorização, previsto na Lei Geral de Telecomunicações.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não há norma que determine ou regulamente expressamente a retirada dos orelhões não obrigatórios, mas a agência avalia solicitar às prestadoras adaptadas a apresentação de um plano de retirada desses terminais.

Os usuários podem solicitar às prestadoras a retirada dos orelhões não obrigatórios diretamente nas centrais de atendimento das empresas. Em caso de não atendimento pela prestadora, o consumidor, de posse do protocolo, pode registrar reclamação na Anatel por meio da central de atendimento (telefone 1331) ou pelo portal da Agência na internet.

De acordo com a Anatel, as empresas se comprometeram a realizar investimentos em infraestrutura de telecomunicações no país, como a implantação de fibra óptica em localidades desprovidas dessa infraestrutura, a instalação de antenas de telefonia celular (com tecnologia mínima 4G) em áreas sem cobertura adequada, a expansão da rede móvel em municípios, a implantação de cabos submarinos e fluviais, a conectividade em escolas públicas e a construção de data centers.

Remanescentes

São Paulo concentra o maior número de orelhões: 27.918 ativos e 808 em manutenção. Em seguida vêm a Bahia, com 965 ativos e 525 em manutenção, e o Maranhão, com 653 ativos e 516 em manutenção.

Segundo a Anatel, as prestadoras precisam observar o cumprimento das obrigações remanescentes, especialmente a manutenção, até 31 de dezembro de 2028, de aproximadamente nove mil orelhões instalados no território nacional, em localidades nas quais a cobertura da telefonia celular ainda se apresenta deficiente.

Nessas localidades, ainda de acordo com a Anatel, sempre que não houver cartão disponível, os aparelhos remanescentes devem permitir chamadas locais e nacionais para telefones fixos sem custo ao usuário. Isso ocorre porque o custo de produção dos antigos cartões usados para realizar ligações é maior do que o valor da própria chamada.

Ainda segundo a Anatel, a quase inexistência de telefones de uso público nas ruas representa o sucesso de medidas adotadas ao longo de décadas que possibilitaram a ampliação das redes móveis e de fibra óptica.

Nova unidadade do Lacmar Laboratório, na Av. Magalhães de Almeida em São Luís

Expansão do Lacmar prevê a abertura de mais cinco outras novas unidades em 2026

Os diretores do Lacmar Rafaella Braid e Vinícius Braid com o nutricionista Igor Calleb e Clara Coutinho na nova unidade da Av. Magalhães de Almeida, no Centro de São Luís

O Lacmar Laboratório acaba de inaugurar mais uma nova unidade na Av. Magalhães de Almeida, no Centro de São Luís e visa oferecer ainda mais comodidade a quem precisa de segurança, agilidade e precisão em exames laboratoriais, entregues no mesmo dia, sem sair do Centro.

A nova estrutura foi projetada para oferecer um atendimento personalizado, com ambiente adaptado para o público que vive ou trabalha no Centro da cidade, e que agora já pode desfrutar da precisão e qualidade que são marcas registradas do Lacmar. A nova unidade conta com salas de coleta adulto e pediátrica, cantinho do café e espaço kids além de estacionamento na porta.

O novo Lacmar Laboratório na Av. Magalhães de Almeida, no Centro oferece espaço kids com brinquedos para o público infantil

O Lacmar, que é referência em exames genéticos, oferece mais segurança em seus serviços com a certificação ONA e PALC, se consolidou como um dos principais nomes da medicina laboratorial no Maranhão.

Com a nova unidade da Av. Magalhães de Almeida (Centro) em funcionamento e novas inaugurações previstas para 2026, o laboratório segue crescendo e reafirma seu compromisso com a descentralização dos serviços de saúde e com o acesso qualificado à medicina diagnóstica em regiões estratégicas da capital.

Na inauguração da nova unidade do Lacmar Laboratório teve pintura facial no espaço kids

“Nesse primeiro trimestre de 2026 iremos inaugurar cinco novas unidades nas regiões da Cohab, Cidade Operária, no Shopping São Luis, na Bem Família unidade Araçagy, na Divinéia e na Península. Seguimos com foco em eficiência operacional, inovação tecnológica e entrega de laudos assertivos, garantindo confiança aos médicos e melhor experiência ao paciente. O LACMAR avança com ética, responsabilidade e visão de longo prazo, contribuindo de forma concreta para o acesso ao diagnóstico de qualidade no Maranhão” declarou a Gerente Administrativa do Lacmar Susana Viana.

Deputado Wellington elogia Braide por reajuste de 16% a professores, enquanto Governo Federal concedeu apenas 5,4% à categoria

O deputado estadual Wellington do Curso voltou a elogiar o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, por conceder reajuste salarial de 16% aos professores da rede municipal de ensino da capital. O parlamentar parabenizou Braide pela demonstração de compromisso e valorização dos profissionais que fazem a diferença em sala de aula.

Por outro lado, Wellington manifestou insatisfação com o percentual reduzido de reposição salarial, de apenas 5,4%, concedido pelo Governo Federal aos professores.

Ele garantiu que a valorização dos professores continuará sendo pauta em seu mandato. “Como deputado, sigo firme na defesa dos professores e fortalecendo a educação para melhorar o desenvolvimento do estado”, reafirmou.

Marca consagrada no Nordeste, Dom Ferreira inaugura sua primeira unidade no Maranhão

O restaurante fica na Praça de Alimentação do Shopping da Ilha, piso L3

Reconhecida como uma das marcas gastronômicas mais conceituadas do Nordeste, a Dom Ferreira Forneria desembarca pela primeira vez no Maranhão e escolhe o Shopping da Ilha, em São Luís, para inaugurar sua unidade. A chegada da marca reforça o movimento de expansão do grupo e amplia a oferta de gastronomia de alto padrão na capital maranhense.

Referência em culinária franco-italiana com influência brasileira, o Dom Ferreira Forneria se destaca pela proposta que combina sofisticação, variedade e experiência completa. O restaurante oferece um cardápio diversificado, com buffet de alta qualidade no almoço, pratos à la carte, rodízios especiais, parrilla com carnes premium, pizzas artesanais e uma carta de vinhos cuidadosamente selecionada, atendendo, desde encontros familiares, até momentos especiais a dois ou entre amigos.

Instalado na Praça de Alimentação do Shopping da Ilha, no piso L3, o novo restaurante amplia o mix gastronômico do empreendimento e chega como uma opção diferenciada para o público que valoriza boa comida e experiências marcantes. “A chegada do Dom Ferreira fortalece ainda mais a nossa oferta gastronômica, trazendo ao público maranhense uma marca exclusiva e reconhecida pela excelência. Ganha o shopping e, principalmente, ganha o nosso cliente”, destaca Ana Paula Taborda, gerente de marketing do Shopping da Ilha.

Presente em cidades como Recife, Natal e Jaboatão dos Guararapes, o Dom Ferreira Forneria consolida sua presença no Nordeste e aposta em São Luís como um mercado estratégico. Mais do que um restaurante, a nova unidade nasce como um ponto de encontro, unindo gastronomia, conforto e atendimento de excelência.

Com 14 anos de atuação, o Shopping da Ilha reafirma sua posição como principal centro de compras, serviços e lazer do Maranhão, reunindo mais de 320 operações, dezenas de marcas exclusivas e recebendo mensalmente cerca de 1,2 milhão de visitantes.

Sobre o Shopping da Ilha

Inaugurado há 14 anos, o Shopping da Ilha é o principal centro de compras, lazer e convivência do Maranhão. Localizado em São Luís, reúne mais de 320 operações, com mais de 80 marcas exclusivas no estado, entre elas Calvin Klein, Le Lis Blanc, Lacoste, Tommy Hilfiger, Nike, Farm, Tok&Stok, Bodytech, Lindt, Outback Steakhouse e Camarada Camarão, recebendo cerca de 1,2 milhão de visitantes por mês.

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima