
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-advogado geral da União André Mendonça proferiu palestra, nessa segunda-feira (6), sobre o tema “Controle Judicial da Administração Pública”, em mais uma atividade acadêmica em comemoração aos 30 anos do curso de Direito da instituição. O evento reuniu dezenas de professores, centenas de alunos e membros do Poder Judiciário no Auditório Expedito Bacelar, no Campus Renascença.

O ministro André Mendonça foi recepcionado pelo representante da Mantenedora do Grupo Educacional Ceuma Clóvis Fecury, pelo presidente do Grupo Educacional Ceuma, Ivan Fecury, e pela reitora Cristina Nitz. Também prestigiaram a palestra o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten; o desembargador federal Roberto Veloso e outras personalidades do ramo jurídico.

O magistrado da mais alta corte judiciária do país assinou o Livro de Ouro da Universidade Ceuma e destacou a oportunidade de conhecer a história da instituição, desde os primeiros passos até os tempos atuais, e sua capacidade empreendedora e inovadora de preparar líderes capazes de transformar a vida das pessoas no Maranhão e no Brasil.

O presidente do Grupo Educacional Ceuma, Ivan Fecury, disse que a palestra do ministro André Mendonça foi mais um acontecimento ímpar que marcou os 30 anos da Universidade Ceuma. Ele destacou, ainda, as presenças do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, convidados anteriormente para proferir palestras em comemoração à data especial.
O desembargador federal Roberto Veloso deu ênfase ao tema da palestra proferida pelo ministro André Mendonça, que abordou a responsabilidade do Poder Judiciário de atuar ante a omissão ou a inércia dos poderes Executivo e Legislativo. “Ouvirmos a palestra de um ministro com uma visão humana e constitucional é muito importante para todos nós”, assinalou o magistrado, que também é professor do Grupo Educacional Ceuma.

O ministro André Mendonça agradeceu à Universidade Ceuma pela oportunidade de expor seus eaconhecimentos jurídicos na comemoração dos 30 anos do curso de Direito, que considerou um privilégio. Em mensagem dirigida especialmente aos estudantes, ele aconselhou a todos que aproveitem a vivência acadêmica, se dediquem, estudem e se capacitem. “Precisamos de bons profissionais, que leiam, interpretem, escrevam e que sejam capazes de bem desenvolver uma atividade na área jurídica, que construa um país mais seguro e mais justo”, pontuou.