15% dos homens e 3% das mulheres de São Luís admitem consumir bebida alcoólica antes de dirigir

Pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, aponta que no geral mulheres estão ingerindo álcool tanto quanto os homens na capital maranhense

Combinação perigosa de álcool e direção é admitida por 15% dos homens e 3% das mulheres pesquisados na capital maranhense

A mais recente edição da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2023) do Ministério da Saúde, divulgada no final de novembro, aponta que 15% dos homens e 3% das mulheres com idade acima de 18 anos admitem conduzir veículos motorizados após consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica.

Em relação às 27 capitais, São Luís ocupa a 23ª posição quanto ao percentual de homem que afirmam combinar álcool e direção. No ranking feminino, a capital maranhense é a 18ª colocada. Os percentuais registrados pelos sexos masculino e feminino na capital maranhense superam os índices nacionais, que são de 10% e 2,2%, respectivamente.

No comparativo das nove capitais do Nordeste, São Luís aparece na 8ª colocação, à frente apenas de Teresina. No tocante ao sexo feminino, o resultado foi idêntico, ou seja, São Luís em 8º lugar, seguida pela capital do vizinho estado do Piauí.

A pesquisa também traz informações sobre o consumo geral de bebidas alcoólicas nas 27 capitais. Em São Luís, 25% dos homem admitiram ter ingerido cinco ou mais doses de álcool nos 30 dias anteriores ao levantamento, percentual que coloca a cidade na 20ª posição nacional e em 2º lugar no Nordeste, atrás apenas de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Chama atenção a proporção de mulheres que admitiram ter feito ingestão de quatro ou mais doses de bebida alcoólica em uma mesma ocasião nos 30 dias que antecederam a pesquisa. O índice foi o mesmo registrado pelo sexo masculino (25%). No comparativo nacional, a capital do Maranhão aparece na 21ª colocação e em relação ao Nordeste, também ocupa a 2ª posição, tendo em 1º a mesma cidade de Natal.

Consumo de álcool

Em todo o mundo, cerca de 3 milhões de mortes são causadas pelo consumo nocivo de álcool a cada ano. E, nessa questão, os homens têm indicadores preocupantes:  10,2% afirmaram conduzir veículos motorizados após o consumo de bebidas alcoólicas, uma proporção notadamente maior que as mulheres, com 2,2%. Cidades como Palmas (24,5%), Teresina (23,2%) e Boa Vista (20%) registram os números mais altos entre a população masculina.

Em relação ao uso abusivo dessas substâncias (ingestão, em uma mesma ocasião, de quatro ou mais doses para mulheres; ou cinco ou mais doses para homens) nos 30 dias anteriores à pesquisa, a população geral registrou 20,8%, com maior incidência entre pessoas do sexo masculino (27,3%) em todas as faixas etárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima