Corpo de Bombeiros faz alerta após capturar 1.830 animais peçonhentos e silvestres em 4 meses no Maranhão

Bombeiros capturam serpente em imóvel em cidade do Maranhão

Picadas de aranhas, mordidas de cobra, ataques de animais silvestres. Acidentes que são comuns, pelo surgimento destas espécies em áreas de moradia. Ao serem avistadas, a orientação é não tentar contato ou captura e acionar de imediato, os órgãos de competência. É o alerta do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que de janeiro a abril deste ano, contabiliza 1.830 animais capturados em todo o estado, sendo 68% encontrados na capital.

Com o avanço das áreas urbanas sobre o meio ambiente, e também, as mudanças climáticas alterando o comportamento da fauna, tem sido registrado crescimento expressivo nas capturas de animais – peçonhentos e silvestres. Cobras, aranhas, jacarés, bichos-preguiça e uma diversidade de insetos, incluindo abelhas, são avistados em bairros residenciais, escolas e comércios.

Neste primeiro quadrimestre, a corporação registrou 1.179 ocorrências de captura de animais silvestres e 464 de insetos e animais peçonhentos, em áreas urbanas, e também rurais, no estado. Na capital, o número de animais silvestres capturados soma 832 e de insetos, 321. Os demais dados referem à captura de animais domésticos, ação promovida em apoio a órgãos municipais, que têm a competência sobre estes resgates. 

O crescimento das cidades e a degradação ambiental têm empurrado estes animais para mais perto da população, explica o chefe da 5ª Seção do CBMMA, tenente-coronel Marcos Bittencourt. “Muitos animais estão buscando alimento e abrigo. Com o calor intenso, por exemplo, é comum o aparecimento de cobras em busca de água, principalmente em locais com jardins, piscinas ou caixas d’água destampadas. A orientação é não tentar contato com estes animais, para evitar acidentes e também, preservar a espécie”, explica.

Além do resgate, o Corpo de Bombeiros também realiza campanhas educativas em escolas e comunidades, orientando sobre prevenção e convivência segura com as espécies. “A informação é a melhor forma de evitar acidentes. Muitos desses animais têm uma importante missão no equilíbrio ambiental, como o controle de pragas e roedores”, destaca o tenente-coronel Marcos Bittencourt.

Cuidado e atenção

O Corpo de Bombeiros alerta a população para não tentar contato ou captura dos animais por conta própria, pois isso pode representar grande risco à segurança. a orientação é manter distância segura, se afastando devagar e sem movimentos bruscos, para não assustar o animal. Manter isolado o local onde o animal está, fechando portas e janelas, para evitar que entre em ambientes internos. 

Em caso de picadas de animais peçonhentos, a recomendação é procurar imediatamente o serviço médico mais próximo e, se possível, identificar o animal para ajudar no tratamento. A corporação também conta conta com o Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA), especializado nestas capturas e com aparato para garantir uma ação segura às pessoas e aos animais. Em caso de aparecimento destes animais, acionar os bombeiros pelo 193, informando local exato e descrevendo o animal para uma captura mais precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima