
A corrida do Aeroporto de São Luís chega à sua segunda edição, já consolidada como um dos eventos esportivos mais aguardados da capital maranhense. Programada para o dia 30 de agosto, com a realização da Santander Track&Field Run Series, em parceria com a Motiva Aeroportos, administradora do terminal, a prova já soma 2.778 inscritos e a expectativa é ultrapassar a marca de 3 mil participantes até o dia da corrida.
No ano passado, a corrida estreou com grande sucesso, reunindo mais de 2 mil participantes que viveram a experiência inédita de disputar uma prova dentro da pista de pousos e decolagens do aeroporto.
Este ano, os atletas poderão escolher entre os percursos de 4 km e 8 km, novamente em um cenário exclusivo: a pista do Aeroporto de São Luís, que será liberada durante a noite, período em que não há fluxo aéreo.
Segundo o gerente do Aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim, o crescimento do evento reflete a receptividade do público. “Nosso objetivo é aproximar cada vez mais o aeroporto da comunidade, mostrando que este espaço vai além da função de embarque e desembarque. A corrida já entrou para o calendário esportivo da cidade porque une saúde, lazer e uma experiência única: correr dentro de uma pista de aviação”, ressalta.
A prova reunirá desde atletas profissionais até corredores amadores e famílias que desejam viver esse momento histórico para a cidade.
Planejamento operacional rigoroso
Para garantir a segurança dos participantes, o Aeroporto de São Luís contará com um planejamento operacional detalhado, seguindo todas as normas de segurança aeroportuária.
“O sucesso da primeira edição da corrida no Aeroporto de São Luís no ano passado mostrou o grande potencial desse evento, e estamos trabalhando para tornar esta nova edição ainda mais especial. Estamos cuidando de cada detalhe da operação para garantir que a corrida aconteça com total segurança. A pista será liberada exclusivamente para os corredores dentro de um período previamente estabelecido, proporcionando uma experiência única e totalmente alinhada aos mais altos padrões aeroportuários”, explica Marcelo Angelim, Gerente do Aeroporto de São Luís.

As inscrições continuam abertas pelo app TFSports, onde os corredores podem acessar todas as informações sobre a prova, kit do participante, horários e programação.
Corridas em aeroportos Motiva
Além de São Luís, outros aeroportos administrados pela Motiva Aeroportos também receberão etapas da Santander Track&Field Run Series em 2025:
21 de setembro: Aeroporto de Londrina (PR)
30 de novembro: Aeroporto de Curitiba (PR)
Sobre o Aeroporto de São Luís: Atende a capital maranhense com voos para os principais centros urbanos do país, sendo um elo essencial para o turismo e o desenvolvimento econômico do Maranhão. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.