Equatorial Maranhão registrou 595 ocorrências no estado apenas no primeiro semestre de 2025

Durante este mês, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), promove a 19ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica, chamada “Agosto Vermelho”. Com o slogan “Movimento Zero Acidentes. A segurança com a rede elétrica começa por você”, a ação conta com o apoio da Equatorial Maranhão, que ao longo do ano tem reforçado práticas seguras envolvendo a energia elétrica.
Segundo levantamento realizado pela Distribuidora foram registrados, de janeiro a junho deste ano, 595 casos de acidentes envolvendo postes de energia elétrica, no Maranhão. Em 2024, neste mesmo período, foram identificados 899 registros, o que representa uma redução de 33,8% no número de ocorrências de 2025. Apesar da queda, esses dados continuam sendo preocupantes e causam diversos prejuízos para a população.
Para o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, práticas seguras no trânsito são fundamentais para a diminuição dos riscos de acidentes. “Dirigir de maneira defensiva e estar atento são comportamentos essenciais para a segurança da população. Acidentes envolvendo postes, dependendo da gravidade, além de colocar em risco a vida dos envolvidos, pode impactar centenas de pessoas que, possivelmente, serão prejudicadas com a falta de energia. Em casos mais complexos, a operação de reparo ou a troca dos componentes pode durar horas, considerando que o serviço envolve inúmeros processos, que visam garantir a segurança de todos”, explicou o Executivo.
A Equatorial Maranhão destaca algumas orientações de segurança em casos de acidentes com postes da rede elétrica:

A principal orientação é que as pessoas não se aproximem de fios ou cabos partidos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede;
Nos casos em que a estrutura do poste cair sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada do socorro e das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia, com segurança para todos;
Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcóolica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral.
Vale ressaltar que os custos de manutenção ou reparo em situações envolvendo este tipo de acidente são atribuídos ao responsável pelo dano. A substituição de um poste pode variar de R$ 3 mil a R$ 44 mil, dependendo dos componentes afetados na colisão, sendo este valor definido conforme as condições da estrutura atingida: o tipo de poste, os equipamentos instalados e a carga de energia interrompida na área. Quando é possível identificar o condutor ou o proprietário do veículo envolvido, ele é responsabilizado pelos prejuízos causados ao patrimônio da concessionária.
A Distribuidora reitera ainda que, em casos de ocorrências envolvendo a rede elétrica, os clientes devem entrar em contato imediatamente com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão, por meio do telefone 116 (ligação gratuita), para que as equipes técnicas possam ir até o local realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia. Em caso de acidentes com vítimas, acione também o SAMU pelo número 192 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Movimento “Vc + Seguro”
Essas orientações integram o movimento “Vc + Seguro”, uma campanha da Equatorial Maranhão que visa ampliar o acesso à informação e conscientizar a população para evitar acidentes envolvendo energia elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança e o bem-estar de toda a comunidade.