Acidentes com pipas envolvendo rede elétrica e cerol podem ser fatais e precisam ser evitados com conscientização

A Equatorial Maranhão, em parceria com diversos órgãos públicos e privados, realizou neste sábado (23) o Mutirão Pipa Segura, uma ação educativa e preventiva voltada para conscientizar a população sobre os riscos de empinar pipas próximo à rede elétrica e o perigo do uso de linhas cortantes, como o cerol e a “linha chilena”. O evento aconteceu na área externa do Ginásio Castelinho, em São Luís, e reuniu crianças, jovens, famílias e lideranças comunitárias.

A Equatorial foi representada pela Gerente de Relacionamento com o Cliente, Vanessa Mendes, que reforçou a importância da iniciativa. “A Equatorial acredita que, além de fornecer energia com qualidade e segurança, também deve contribuir para conscientizar a sociedade, especialmente os jovens, sobre os riscos que envolvem o ato de empinar pipas. Nesse evento mostramos os perigos e os cuidados necessários para evitar acidentes com cabos partidos e linhas cortantes, que infelizmente têm tirado vidas em ocorrências fatais. Agradecemos a todos os parceiros que se uniram nesse ato de educação e prevenção em prol de um futuro mais seguro para todos”, destacou Vanessa.

Segurança em primeiro lugar
Com o tema “Voando com Responsabilidade: Pipa na Mão, Segurança em Ação”, o mutirão levou palestras, distribuição de panfletos, brincadeiras educativas e jogos interativos sobre segurança com energia elétrica. O Corpo de Bombeiros promoveu instruções práticas de primeiros socorros, com simulações de acidentes envolvendo pipas, em parceria com a equipe do RD Treinamentos.

O Procon-MA e a Polícia Militar também estiveram presentes reforçando a fiscalização e a orientação contra a comercialização e o uso de linhas cortantes, proibidas por lei estadual devido ao alto risco de acidentes graves. Durante uma ronda educativa no entorno do Castelão, materiais irregulares foram recolhidos preventivamente, sempre com foco no diálogo e na informação correta.

O Diretor de Fiscalização do Procon-MA, Antônio José Ramos dos Santos, ressaltou a necessidade de fiscalização constante. “Esse projeto é muito importante para evitar acidentes futuros, alguns até fatais, envolvendo energia elétrica ou linhas cortantes. O papel do órgão é fiscalizatório, mas também educativo. Há muita incidência desses acidentes, por isso a necessidade dessa ação é fundamental”, pontuou o Diretor
Mobilização conjunta.

O mutirão foi resultado de um esforço coletivo dentro do movimento “Vc + Seguro”, da Equatorial Maranhão, e contou com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), além da Guarda Municipal, líderes comunitários e representantes de diferentes instituições. Segundo os organizadores, a iniciativa buscou não apenas alertar para os perigos, mas também reforçar o caráter educativo e lúdico da brincadeira quando praticada de forma correta e em locais apropriados.
Compromisso com a comunidade
Para a Equatorial Maranhão, a realização do primeiro Mutirão Pipa Segura representa um passo importante no fortalecimento da cultura de prevenção de acidentes elétricos no estado.

Ao final, a sensação entre os participantes foi de missão cumprida: além da troca de conhecimento e orientação, a iniciativa reforçou a confiança da população na empresa, aproximou comunidade e poder público e reafirmou o compromisso da Equatorial em assegurar um fornecimento de energia cada vez mais seguro, confiável e próximo da realidade dos clientes.