Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MA) e tem participação da Equatorial Maranhão

Foi iniciado, no último dia 26, o Workshop “Colisões Veiculares na Rede de Energia Elétrica”, realizado no Edifício João Goulart, no Centro de São Luís, com o objetivo de discutir os impactos causados pela grande quantidade de acidentes de trânsito envolvendo postes da rede elétrica.
O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MA), em parceria com o Conselho de Consumidores da Equatorial Maranhão, além do apoio do Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica, da empresa PROGEN Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O encontro levanta o debate sobre as consequências da grande quantidade de acidentes de trânsito envolvendo postes da rede elétrica, assim como busca alternativas para diminuir essas ocorrências e seus impactos. Somente em 2024, a Equatorial Maranhão contabilizou 1.678 ocorrências de veículos colidindo em postes da rede elétrica no estado.

A abertura oficial do workshop foi pela manhã, realizada pelo presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE-MA), Marcelo Soares de Brito, que agradeceu a presença dos apoiadores do evento, que tornaram possível essa discussão tão importante para toda a sociedade. A solenidade teve a presença de lideranças de entidades de classe, representantes do setor elétrico, órgãos de trânsito e da sociedade civil.
Em seguida, uma encenação foi realizada pelo grupo teatral “Transitarte”, projeto executado pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA, que sensibilizou a todos para a necessidade urgente do respeito no trânsito, principalmente por meio do depoimento impactante de Wilame Damaceno, educador de trânsito, que se tornou cadeirante após um acidente.

“Toda imprudência vem acompanhada de consequências, que podem ser pequenas ou grandes. E, a minha, me deixou cadeirante. Todos os dias, quando acordo, a minha multa está do meu lado, que é a minha cadeira de rodas. Hoje, uso a minha história para mudar a atitude das pessoas no trânsito, para que elas não passem pelo que passei. Mudem, saiam daqui diferentes, pois é muito doloroso quando você não mede as consequências de uma imprudência”, alertou Wilame.
O diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares, ministrou a palestra de abertura, com o tema “Desafios para a Segurança Física das Redes de Energia”, onde apresentou informações importantes sobre a infraestrutura elétrica do estado e as estatísticas dos impactos causados pelos acidentes com postes de energia.

“O workshop tem um objetivo mais amplo do que apenas colocar o problema. Busca-se discutir ações propositivas que tragam a redução desses acidentes e, consequentemente, reduzam os impactos provocados aos nossos clientes e a população como um todo”, informou José Jorge.
Na sequência, foi realizado o painel “Cenários de Conflitos entre Redes de Distribuição e Trânsito nas Vias Urbanas e Rodovias Estaduais e Federais”, mediado por Francisco Soares, mestre em Energia e especialista em Gestão de Trânsito, com a participação de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT), e do gerente Jurídico da Equatorial Maranhão, Walney Medeiros.

“Quando ocorre um acidente com um poste, todos são afetados de alguma forma, diretamente ou indiretamente. E, por meio deste evento e das ações que estão sendo realizadas, buscamos melhorias, traçamos estratégias para melhorar cada vez mais a qualidade do fornecimento de energia, assegurando a maior continuidade possível e, em casos de intercorrências, que a energia seja restabelecida de forma rápida, trazendo segurança para a rede elétrica, para o transito e, o mais importante, para todas as pessoas”, afirmou Walney.
Workshop “Colisões Veiculares na Rede de Energia Elétrica”
Na quarta-feira, dia 27, a programação prosseguiu com discussões sobre soluções para ampliar a segurança física do posteamento e reduzir colisões na rede de distribuição. “Mais do que um encontro técnico, o Workshop ‘Colisões Veiculares na Rede de Energia Elétrica’ se consolida como um espaço estratégico para a construção de soluções capazes de reduzir acidentes, preservar vidas, mitigar os custos sociais e econômicos e garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia elétrica no Maranhão”, disse o engenheiro eletricista Francisco Soares, especialista em Gestão de Trânsito.