Programação do Mobiliza SLZ comemora Dia Municipal do Tambor de Crioula

Com início neste sábado, algumas das atividades do movimento exaltam um dos maiores símbolos da cultura maranhense

Coreto do Cais da Sagração, no Avenida Beira-Mar, será novamente palco de roda de Tambor de Crioula no Mobiliza SLZ deste ano (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Tambor de Crioula será celebrado durante a quinta edição do Mobiliza SLZ, movimento que estimula o turismo, a cultura e a economia criativa da capital maranhense. A primeira ação voltada a essa manifestação afro-brasileira tipicamente maranhense ocorre neste dia 6 de setembro, quando a cidade comemora o Dia Municipal do Tambor de Crioula.

No sábado (6), a “Festa de São Benedito de D. Rosa Barbosa” vai fazer tremer o chão do Museu Casa do Tambor de Crioula, no Centro, das 15h30 às 20h30. O festejo devocional é promovido há mais de três décadas pela mestra que dá nome ao evento, e nos últimos sete anos a festividade foi transferida para o museu. A festa consiste em ladainhas, salvas de caixas do divino, procissão, levantamento de mastro devocional e muita roda de Tambor de Crioula.

Eventos do Mobiliza SLZ oportunizam ao público aprender sobre a dança e tradições do Tambor de Crioula (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

A União dos Moradores do Bairro Sá Viana receberá três grupos tradicionais em uma grande roda de Tambor de Crioula no domingo (7), das 16h às 18h. Realizada em espaço aberto, a atividade contará com estrutura simples, valorizando a ancestralidade e a cultura popular. Além das apresentações dos grupos, haverá momentos de roda coletiva com a participação do público presente e falas breves sobre a importância histórica e cultural do Tambor de Crioula, de modo a fortalecer seu papel como manifestação de resistência negra, fé e identidade cultural.

Na quarta-feira (10), das 16h às 18h, uma imersão sensorial unirá a dança e a música do Tambor de Crioula aos sabores da culinária maranhense. O “Degusta São Luís – Cachaça, Pimenta e Tambor de Crioula”, no Coreto do Cais da Sagração, Centro, vai convidar o público a aprender os passos da dança e a vivenciar os toques e cantos tradicionais enquanto experimenta bebidas energéticas artesanais, molhos de pimenta e outras iguarias preparadas com ingredientes orgânicos e matérias-primas locais.

Oficina de Tambor de Crioula organizada pelo Laborarte fez parte da agenda do Mobiliza SLZ no ano passado (Foto: Divulgação/Mobiliza SLZ)

Nos dias 12 e 13 de setembro, será a vez de o Museu Casa do Tambor de Crioula abrigar o evento “A Salvaguarda do Tambor de Crioula Arte Nossa”. Das 14h às 18h, mestres e mestras de Tambor de Crioula vão ministrar oficinas divididas em dois módulos: o primeiro, teórico, consiste em palestra sobre a política de salvaguarda do Patrimônio Imaterial e em roda de conversa com os mestres; e o segundo, prático, é composto por oficinas de canto, ritmo e dança do Tambor de Crioula. As inscrições serão realizadas no local. O projeto faz parte das ações do Ponto de Cultura Tambor de Crioula Arte Nossa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima