Futebol, cidadania e esperança entram em campo na nova temporada da Escolinha CTM

Projeto social de São José de Ribamar, apoiado pela Potiguar e pelo Governo do Estado, celebra nova fase com foco em prevenção e inclusão social

Familiares e alunos reunidos na solenidade de aberturada nova temporada do projeto social no bairro do Pindaí em São José de Ribamar

A sede da Escolinha de Futebol CTM, no bairro Pindaí, em São José de Ribamar, foi palco na última quinta-feira (9) da abertura da sexta temporada do projeto social que tem mudado a realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa, mantida pela Comunidade Terapêutica do Maranhão (CTM), é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Potiguar e apoio do Governo do Maranhão, via Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel).

Na cerimônia de abertura, os alunos receberam uniformes completos e participaram de homenagens aos patrocinadores. A Potiguar foi representada pela Diretora de Marketing do Grupo Potiguar Camila Brasil, enquanto o Governo do Estado esteve presente por meio do secretário adjunto da Sedel, Dr. Gutemberg Araújo, que representou o secretário Celso Dias.

O Pres. da CTM Edvaldo Cordeiro com o time de voluntários do projeto social Escolinha de Futebol CTM

“É uma grande satisfação estarmos apoiando esse projeto, que muda a vida de 120 crianças. A Potiguar acredita que mudar a vida das pessoas é um ato de amor ao póximo, e nós fazemos isso não só comercialmente, com a venda de produtos de material de construção com os quais as pessoas realizam o sonho da casa; mas também ajudamos a mudar vidas através do esporte, com o apoio a projetos como esse da Escolinha de Futebol CTM”, declarou Camila Brasil.

O Secretário Adjunto da SEDEL Dr. Gutemberg Araújo fez questão de elogiar a seriedade do projeto social, que segundo ele, merece todo o apoio público e privado:

“A SEDEL se orgulha dos impactos positivos da nossa Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e no caso da Escolinha CTM, ficamos muito felizes em constatar o alto nível de excelência e seriedade desse projeto que ajuda a formar bons cidadãos. Só temos que aplaudir e deixar as portas abertas da SEDEL para a CTM”, destacou o Dr. Gutemberg Araújo.

Camila Brasil (Potiguar) e o Sec. Adjunto Dr. Gutemberg Araújo (SEDEL) foram homenageados com placas de gratidão

Com o apoio do Grupo Potiguar e do Governo do Estado, a Escolinha CTM reafirma sua vocação: usar o futebol como ferramenta de inclusão, cidadania e esperança de um futuro mais digno e promissor para todas as crianças beneficiadas.

O evento marcou a renovação de um compromisso com a transformação social. O Presidente da CTM Pastor Edvaldo Cordeiro abriu a solenidade destacando a importância das famílias, dos patrocindaores e dos voluntários que, unidos, fazem a diferença na vida de centenas de jovens. Em seguida, ele entregou placas de reconhecimento aos patrocinadores.

Reunidos no campo os patrocinadores, voluntários e monitores e os alunos da sexta temporada da Escolinha de Futebol CTM

“Acreditamos que resguardar a infância dos malefícios das drogas é mais eficaz e de menor custo do que tratar os adultos. É assim, muito felizes com todo o apoio recebido da Potiguar e do Governo, que vamos para mais uma temporada exitosa. Além das crianças, também vamos ajudar a transformar cada uma das 120 famílias envolvidas, além dos alunos” lembrou o Pastor Edvaldo Cordeiro de Jesus, presidente da CTM e responsável pelo projeto.

O Coordenador da Escolinha de Futebol CTM Édison Lages celebra os resultados desde o início do projeto em 2017: “Deus tem nos abençoado e muitas crianças já foram beneficiadas. Alguns se tornaram atletas e estão em clubes profissionais, e o mais importante, formamos cidadãos de bem, muitos ex – alunos já estão trabalhando e vivendo uma vida digna e produtiva, com os ensinamentos que receberam aqui. Agradecemos aos nossos mantendeores que viabilizam a realização desse sonho e nos ajudam a transformar vidas” frisou Lages, que há oito anos atua como voluntário no projeto.

Na abertura da sexta temporada da Escolinha de Futebol CTM, o Presidente Edvaldo Cordeiro agradeceu o empenho dos voluntários, das famílias e dos patrocinadores que ajudam a transformar vidas

Um campo que gera oportunidades

Criada em 2017, a Escolinha CTM nasceu do desejo de oferecer novas perspectivas a crianças do bairro Pindaí que estavam vulneráveis e em risco pelo ambiente marcado pelas drogas que proliferam na região. O que começou com apenas 25 alunos tornou-se uma referência local: hoje, são 120 jovens atendidos, com idades entre 7 e 17 anos, divididos nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15.

Ao longo de oito anos, mais de 800 jovens já foram beneficiados diretamente, e cerca de 4.500 pessoas impactadas de forma direta e indireta. O campo, antes vazio, agora é sinônimo de convivência, disciplina e esperança.

Nessa sexta temporada, muitos atletas já sonham em se profissionalizar e prometem se dedicar aos treinos, como João Luis Nojosa, de 12 anos: “Jogo como meio de campo e fui muito bem recebido na escolinha, ganhei muitos amigos. Eu vim com meus primos que jogavam aqui e agora sonho em ser um grande jogador de futebol no futuro. Quero ser famoso, e poder ajudar minha família e dar muito orgulho aos meus pais” revela o jovem que afirma ter melhorado também as notas na escola, desde que começou a treinar futebol, pois se sente mais relaxado e agora consegue prestar mais atenção nas aulas.

O aluno João Luís Nojosa que sonha em ser um jogador profissional com o Cordenador Escolinha de Futebol CTM Édison Lages

Transformando vidas muito além do futebol

A proposta do projeto vai além dos fundamentos esportivos. A CTM mantém um acompanhamento psicossocial e pedagógico constante, envolvendo psicólogos, pedagogos e educadores físicos. As atividades incluem palestras, campanhas educativas, reforço escolar e aconselhamento familiar — sempre com foco na prevenção ao uso de drogas e no fortalecimento dos laços comunitários.

O trabalho em rede envolve ainda o apoio de instituições públicas e privadas. Entre as ações realizadas estão palestras do Departamento de Narcóticos (Denarc), campanhas de incentivo à leitura e à alimentação saudável, além de projetos de orientação familiar.

O aluno Enzo Cabral com a mãe Francisca Cabral

Os resultados já aparecem dentro e fora de campo. A dona de casa Francisca Cabral é mãe do Enzo Cabral e está muito feliz com as mudanças do filho: “O Enzo participa da escolinha já há três anos e ele mudou muito. Antes era um garoto muto tímido, e hoje ele é sociável e bem desenrolado. Só tenho esse filho e ele tem me dado muitas alegrias pelo comportamento em campo e fora dele. Só saber que está fora dos perigos da rua, é uma tranquilidade. Sou muito grata à CTM”, conta a mãe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima