Brasil se prepara para o primeiro lançamento comercial a partir do Centro de Lançamento de Alcântara

Operação Spaceward 2025 marca avanço histórico e consolida a entrada do país no mercado global de lançamentos espaciais

A Agência Espacial Brasileira (AEB) informa, com base em comunicado da Força Aérea Brasileira (FAB), que a Operação Spaceward 2025, referente ao lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, teve o período estendido até 28 de novembro. A operação representa um marco para o Brasil, ao consolidar sua entrada no mercado global de lançamentos espaciais e abrir novas oportunidades de geração de renda.

Por solicitação da empresa Innospace, desenvolvedora do veículo espacial, o novo cronograma operacional passou a abranger o período de 13 de outubro a 28 de novembro. A data e o horário exatos do lançamento ainda não foram definidos. A janela de lançamento será estabelecida após análises das condições meteorológicas, verificações técnicas e avaliação do status geral da operação.

O pedido de extensão foi aprovado pela AEB em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), organização militar da FAB responsável pela coordenação da missão. O deslocamento das equipes técnicas e de apoio também seguirá novo planejamento, com início previsto para 3 de novembro.

Chamamento público

A operação é resultado de um edital de chamamento público lançado pela AEB em 2020, voltado a empresas interessadas em realizar lançamentos a partir do CLA. A Innospace foi uma das selecionadas e assinou contrato com o Comando da Aeronáutica (COMAER) em 2022. O processo simboliza a consolidação do modelo de parcerias público-privadas no setor espacial brasileiro e o fortalecimento do uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara.

Sobre o foguete

O HANBIT-Nano é um foguete de dois estágios, com propulsão híbrida (sólido e líquido), 21,9 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e massa total de quase 20 toneladas. O veículo é capaz de transportar até 90 quilos de carga útil.

A missão prevê o envio de oito cargas registradas, sendo cinco pequenos satélites e três experimentos tecnológicos desenvolvidos por empresas e instituições do Brasil, da Coreia do Sul e da Índia. Os satélites serão utilizados para coleta de dados climáticos e ambientais, desenvolvimento tecnológico e iniciativas educacionais. Os experimentos serão submetidos a testes e coleta de dados em ambiente espacial. Além dessas cargas, o foguete transportará um item simbólico que representa o espírito pioneiro da nova era espacial.

A Spaceward 2025 marca a primeira operação comercial tanto da FAB quanto da empresa Innospace. Após cumprir todos os requisitos de segurança, padrões ambientais e de capacidade de missão, o HANBIT-Nano recebeu autorização de lançamento comercial da sul-coreana KASA (do inglês, Korea AeroSpace Administration).

Em maio de 2025, o veículo também obteve autorização da AEB, após atender a critérios de minimização de riscos, redução de detritos espaciais e comprovação de que não haverá comprometimento da segurança nacional, dos interesses da política externa brasileira ou de obrigações internacionais assumidas pelo Brasil.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima