Cultura e Inclusão: Porto São Luís leva Crianças ao Cinema em Ação de incentivo à Cultura e ao Lazer

Projeto Cais Social celebrou o Dia das Crianças reforçando compromisso com a inclusão social

Equipe socioambiental do Porto São Luís e as professoras do projeto social Travessia das Letras reunidas na ação do Cais Social

Em celebração ao Dia das Crianças, o Projeto Cais Social, integrante do Programa Social mantido pelo Porto São Luís, proporcionou uma experiência única a dezenas de crianças e adolescentes do Cajueiro e comunidades vizinhas ao empreendimento: uma manhã de cinema, no Cinépolis do Shopping São Luís, no último sábado (25).

A iniciativa reuniu participantes dos projetos sociais desenvolvidos pela empresa: O Travessia das Letras e Farol dos Campeões, além de irmãos dos alunos e filhos de colaboradores do Porto São Luís que residem nas comunidades do entorno. A ação contou com dois ônibus para o transporte das crianças e seus responsáveis, partindo do bairro Cajueiro até o cinema.

O colaborador do Porto São Luís Marco Antônio Gomes, morador do Cajueiro, que foi pela primeira vez ao cinema com os filhos Maxwell, Eduardo, Matheus e Bia

Com uma sessão especialmente reservada para o grupo, o filme exibido foi “Como Treinar Seu Dragão”, história de fantasia, empatia e amizade que encantou o público. Cada criança recebeu um combo de pipoca, refrigerante / suco, kit lanche e uma caixa de chocolates de lembrança.

“A proposta foi oferecer um momento de lazer, de cultura e diversão para as pessoas da comunidade, em especial as crianças. Para muitas delas, essa foi a primeira vez em um cinema. Um momento de descoberta, encantamento e aprendizado, que certamente ficará marcado em suas memórias. ”, destacou a coordenadora socioambiental do Porto São Luis Lívia Cândice.

As meninas Jamile Andrade, Evelin Soares e Maysa Sthefanne Melo aprovaram a manhã de lazer e o filme “Como Treinar Seu Dragão”

Lazer e cultura como instrumentos de formação

O lazer e a cultura devem ser vistos como reforços à educação. Levar uma criança a uma sala de cinema é também ampliar horizontes e inspirar sonhos. São elementos fundamentais para a formação de jovens mais críticos, criativos e confiantes.

Crianças de todas as idades celebraram na iniciativa do Porto São Luís o Dia das Crianças

A atividade reforça o compromisso do Porto São Luís com a democratização do acesso à educação, cultura e ao lazer, especialmente entre crianças e jovens que vivem em regiões mais afastadas do centro urbano e com poucas oportunidades de contato com equipamentos culturais.

O cinema, a leitura e o esporte, pilares dos projetos mantidos pelo Porto São Luís, são reconhecidos por especialistas como ferramentas de formação humana e cidadã. Por meio do projeto Travessia das Letras – voltado à leitura e à escrita – e do Farol dos Campeões, que utiliza o esporte (judô) como meio de educação e inclusão, o Cais Social atua de forma contínua na promoção do desenvolvimento pessoal e comunitário.

A dona de casa Maurilene Santos foi com os filhos Arthur e Enzo, que estavam pela primeira vez em um cinema

Para a professora Kerlly Pires Costa Sousa, que atua no projeto Travessia das Letras, a presença dos pais nessa e nas demais ações promovidas pelo Porto São Luis atesta a boa aceitação da empresa s e seus projetos na comunidade.

“Mais que um passeio, essa ação foi muito importante por trabalhar várias habilidades, além da interação social que é fundamental para o bom desenvolvimento de uma criança. E muitas relataram que nunca haviam pisado em um shopping center antes, nem entrado em um cinema. Foi uma experiência muito prazerosa, de grandes aprendizados e que vai marcar positivamente a infância dessas crianças “ reforçou a educadora.

Uma comissão voluntária formada por pais e mães da comunidade acompanhou as crianças até o cinema

Uma Experiência Para Ficar na Memória

Em regiões afastadas dos grandes centros, como o Cajueiro, Mãe Chica, São Benedito e Vila Maranhão o acesso a espaços de cultura e lazer é limitado. Muitas famílias nunca tiveram oportunidade de ir ao cinema, ao teatro ou a um museu. Por isso, ações como essa do Porto São Luís ganham valor social, simbólico e educativo.

Essa ação foi um momento de pura descoberta para muitos que, pela primeira vez, assistiram a um filme em uma sala de cinema; como foi o caso de Marco Antônio Gomes, morador do Cajueiro e que trabalha como servente no Porto São Luís.

Com a celebração do Dia das Crianças, o Porto São Luís reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e a formação cidadã de crianças e adolescentes

“Essa foi a primeira vez que eu e meus quatro filhos Maxwell, Eduardo, Matheus e Bia viemos a um cinema. Eles estavam ansiosos e gostaram muito. Se não fosse essa oportunidade eu não teria condições financeiras para bancar o transporte e as entradas para toda a família. Foi maravilhoso para mim, e para toda a comunidade, eu agradeço bastante ao Porto” disse o servente.

O pequeno Nicolas Belfort, de 9 anos, também pisou pela primeira vez em um cinema. Ele é aluno do projeto de reforço escolar Travessia das Letras. “Gostei de tudo, não imaginava que era assim. Me diverti muito com meus colegas vendo o filme” revelou o garoto.  

Comunidade reunida para celebrar o Dia da Criança no cinema, a convite do Porto São Luís

A dona de casa Maurilene Santos foi com os filhos Arthur e Enzo. E foi a primeira vez da família reunida no cinema. “Eles estavam muito ansiosos, querendo que o filme começasse logo pois nunca tinham vindo ao cinema. Sou muito grata ao Porto São Luís por nos dar essa chance de desligar da vida, no cinema a gente saiu da rotina e teve essa manhã muito feliz” disse a dona de casa.

Compromisso com as comunidades

Com a celebração do Dia das Crianças, o Porto São Luís reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e a formação cidadã de crianças e adolescentes, promovendo vivências que se transformam em lindas memórias e experiências de vida.

Os judocas do projeto Farol dos Campeões também aprovaram a ação e se divertiram muito

“Essa manhã de cinema representa muito mais do que diversão. Representa oportunidade, inclusão e afeto. Despertar e motivar o lúdico nas crianças e proporcionar emoção aos pais é o maior retorno que o projeto pode ter”, afirma a coordenadora Lívia Cândice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima