Expectativa no comércio impulsiona vagas de empregos no Maranhão

Fecomércio-MA projeta a criação de 1.049 postos de trabalho no comércio no fim de ano, em todo o estado, sendo 583 vagas somente na capital

Estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) mostra que a criação de vagas temporárias no comércio deve repetir desempenho positivo registrado no ano passado. A projeção da entidade é que sejam criadas, no último trimestre de 2025 (outubro a dezembro), um total de 1.049 vagas de trabalho formais no varejo, sendo 583 postos de trabalho gerados na capital. O resultado é 0,8% abaixo do índice de empregos gerado em 2024, mas segue bastante otimista, demonstrando a expectativa positiva do empresariado do comércio local com as vendas de fim de ano.

O levantamento foi realizado com base no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), medido mensalmente pela Fecomércio-MA, que registrou 109,5 pontos em outubro de 2025. O levantamento antecipa as expectativas do setor empresarial e avalia o nível de confiança dos empreendedores em uma escala de 0 a 200 pontos, na qual resultados acima de 100 indicam otimismo e pontuações abaixo desse valor refletem pessimismo.

O indicador otimista é puxado, principalmente, pelas expectativas futuras dos empresários (138,5 pontos) e pelo subíndice de investimento em contratação que segue em nível alto (131 pontos). Dentre os entrevistados no levantamento de outubro, 74,7% dos empresários apontaram que pretendem contratar no período, com destaque para as empresas com mais de 50 funcionários e para os segmentos de bens semiduráveis e não duráveis. Esses resultados sinalizam que os empresários esperam melhora das vendas e demonstram disposição para reforçar as equipes temporárias, especialmente no comércio varejista de roupas e calçados.

Esse ambiente favorável é reforçado pelo impulso do consumo local observado com o Dia das Crianças, que movimentou mais de R$ 127 milhões em São Luís e antecipou o clima de compras de fim de ano. A Black Friday e o Natal devem manter esse ritmo, ampliando o fluxo de consumidores e o volume de vendas, o que, por sua vez, sustenta o movimento de contratações temporárias no varejo.

Embora se mantenha em patamar otimista (acima dos 100 pontos), o ICEC geral apresentou arrefecimento de -1,2% na variação mensal e retração de -10% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado está associado a uma percepção mais negativa das condições atuais (84,7 pontos), influenciada, sobretudo, pela avaliação restritiva da economia atual (64,4 pontos) e do comércio no curto prazo (81,6 pontos). Esse quadro de incerteza deve começar a se reverter com a consolidação das vendas que começam a se aquecer de forma exponencial nesse último trimestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima