Corrida Equatorial inspira saúde, energia e qualidade de vida na orla de São Luís

Evento reuniu atletas profissionais e amadores em uma experiência vibrante de bem-estar e diversidade na Avenida Litorânea

Na largada, pessoas de diferentes idades, sexo, raça e profissões buscavam se superar e celebrar a vida juntos no Dia da Consciência Negra

No feriado do Dia da Consciência Negra (20/11), ainda antes do nascer do sol, a Avenida Litorânea já pulsava em ritmo de festa. Na Praça do Pescador, ponto de largada da Corrida Equatorial 2025, milhares de pessoas se reuniam para algo muito maior que uma competição: um encontro de histórias, de diversidade, de celebração da vida e da resistência negra. Em sua segunda edição, a prova, que trouxe o tema “Energia que Conecta”, contou com organização da Aspecom e patrocínio do Grupo Equatorial via Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Os primeiros corredores celebraram a vitória com sabor de conquista e superação

Sérvio Túlio dos Santos, Presidente da Equatorial Maranhão, destacou o caráter social da corrida, que arrecadou alimentos não perecíveis destinados à Casa Acolher e ao Grupo Solidariedade é Vida. “A Equatorial traz essa ação de incentivo ao esporte, que é uma importante ferramenta de transformação de vidas. Estamos na segunda edição dessa prova, com muito orgulho, envolvendo a sociedade e nossos colaboradores em prol da união entre qualidade de vida e solidariedade, numa data tão importante que é o Dia da Consciência Negra. Nessa corrida, celebramos também a diversidade e a inclusão”, informou Sérvio.

Time Equatorial: Hubert Oliveira, Allinez Martins, Carlos Afonso e Sérvio Túlio dos Santos, Presidente da Equatorial Maranhão

Com percursos de 5 km e 10 km, a prova reuniu atletas profissionais, amadores, colaboradores da Equatorial Maranhão e famílias inteiras que foram às ruas celebrar a saúde e a cidadania. Pela Avenida Litorânea, correndo lado a lado, estavam atletas experientes e iniciantes, cada um com sua própria história em busca de mais saúde e qualidade de vida.

O Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão José Jorge Soares completou a prova pela segunda vez

O Diretor de Relações Institucionais da Equatorial Maranhão, José Jorge Soares, participou pela segunda vez e estava empenhado em melhorar seu tempo no percurso de 5 km. O mesmo objetivo tinha a engenheira da Equatorial Maranhão, Mariana Aguiar. Ela não é praticante assídua de corrida, mas participa da prova desde o ano passado e a considera um estímulo importante para a qualidade de vida.

Os campeões do percurso de 10 km – Geral: O fotógrafo João Victor Santos e a nutricionista Karyne Figueiredo

Experiência completa: música, cuidados, diversidade e diversão

A Corrida Equatorial 2025 ofereceu uma verdadeira jornada de bem-estar. O aquecimento foi embalado por uma sessão de jump que colocou todo mundo para pular. Ao longo do percurso e no pós-prova, diversas ativações garantiram conforto e diversão: distribuição de frutas, isotônicos, sucos, picolés, água de coco, barras de cereal, protetor solar e até tatuagens temporárias personalizadas. O evento teve ainda o Circuito da Saúde, com aferição de pressão, medição de peso e altura, exame de bioimpedância, além de distribuição de suco detox e orientações nutricionais.

Ytaquirate Soeiro, Gerente de Gente e Gestão da Equatorial Maranhão, celebra a prova com as colegas de trabalho

Quem cruzava a linha de chegada recebia medalha e uma dose extra de cuidado, com massagem nos pés e um caminhão-pipa posicionado estrategicamente para refrescar os participantes sob o sol forte de novembro. Havia ainda espaço de maquiagem e sorteios de brindes, garantindo que o evento agradasse a todos.

O Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio dos Santos, celebrando o sucesso da prova com colaboradores que também medalharam na corrida

Ulisses Celestino, corredor veterano e professor de educação física do SESI, reforçou os benefícios da corrida para a saúde física e mental. “A corrida traz vários benefícios, inclusive o aumento da consciência corporal. Nada como começar um feriado com a energia lá em cima, com esse cenário lindo, cercado por pessoas animadas e tendo o prazer de se desafiar, suar e concluir a prova. Isso ajuda a melhorar a saúde não só física, mas também mental. A Equatorial está de parabéns pela iniciativa e pela organização impecável”, disse o corredor.

Diversidade, amizade e celebração marcaram a segunda edição da Corrida Equatorial

Pódio marcado por diversidade e histórias de superação

Os três primeiros colocados de cada categoria subiram ao pódio para receber troféus em um clima de celebração coletiva. Em meio a sorrisos, abraços e fotos, o momento simbolizou não apenas conquistas individuais, mas também o poder transformador do esporte como ferramenta de união, inclusão social e respeito às diferenças.

Premiação de 10 Km – Geral Masculino: João Victor Santos (1º); Arielson Costa (2º) e Luiz Carlos Silva Pinheiro Junior (3º)

Atleta e corredora veterana, a nutricionista Karyne Figueiredo se preparou bem e conquistou o primeiro lugar no Geral Feminino – 10 km. Ela celebrou não apenas o desempenho, mas a valorização de uma data tão significativa como o Dia da Consciência Negra. “Essa é uma data recente, que só comemoramos há 13 anos, mas que é muito importante para toda a sociedade. Foi muito legal ver a corrida valorizando esse dia. Que a sociedade aprenda a respeitar a diversidade e o valor das pessoas sem distinção. Gosto sempre de lembrar que meu maior ídolo é um negro: o piloto Lewis Hamilton, que me inspira muito”, declarou Karyne.

Premiação de 10 Km – Geral Feminino: Karyne Figueiredo (1º); Vanessa Diógenes (2º) e Lenilce Campos (3º)

O vencedor da categoria Geral Masculino – 10 km foi o fotógrafo João Victor Santos, que, na primeira edição, participou apenas registrando o evento. Diariamente na Avenida Litorânea fotografando quem se exercita, ele acabou se animando a correr — e, como estreante na prova, conquistou o pódio máximo dos 10 km.

Colaboradoras da Equatorial Maranhão juntas também na pista

“Minha rotina já é uma correria. Tem dia que eu corro antes de fotografar; em outros, fotografo primeiro e corro no fim do dia. É puxado conciliar essa rotina como fotógrafo esportivo, estudante e atleta, mas sempre consigo encaixar o treino — e isso me faz muito bem. Já sou triatleta e, nessa prova, só queria concluir com um bom tempo. Foi uma grata surpresa conquistar o primeiro lugar”, comemorou João Victor.

Premiação de 5 Km – Geral Feminino: Sueli Nascimento (1º); Sabrina Pinheiro (2º) e Ayanna Mendes (3º)

Muito além do esporte: um movimento que conecta pessoas e propósitos

Com mais uma edição marcada por grande participação popular e forte engajamento social, a Corrida Equatorial 2025 se consolidou como um dos eventos esportivos mais aguardados de São Luís. O Grupo Equatorial reforça, assim, seu propósito de conectar pessoas por meio da energia, promovendo saúde, cidadania e inclusão social.

A Corrida Equatorial 2025 reuniu cerca de 1.500 pessoas numa grande festa da diversidade, esporte e inclusão na Av. Litorânea

Ao final da II Corrida Equatorial, ficou a certeza de que o evento vai muito além do pódio ou das medalhas. Ele cria laços, inspira histórias e confirma que o esporte segue sendo uma das expressões mais potentes de inclusão e transformação social.

O professor de Educação Física Ulisses Celestino lembrou dos benefícios da corrida para a saúde física e mental e parabenizou a Equatorial por incentivar o esporte e promover diversidade e inclusão social

Resultados da Corrida Equatorial 2025

Geral Masculino – 5 Km
1º Lugar – Rômulo Santos de Melo (Tempo: 17´31”)
2º Lugar – Robert Bezerra (Tempo: 18´02.200”)
3º Lugar – Kevinn Willyan da Silva (Tempo: 18´02.350”)

Geral Feminino – 5 Km
1º Lugar – Sueli Prado do Nascimento (Tempo: 21´51”)
2º Lugar – Sabrina Nunes Pinheiro (Tempo: 21´52”)
3º Lugar – Ayanna Mendes (Tempo: 22´07”)

Colaborador Masculino – 5 Km
1º Lugar – Wellington Sousa Soeiro (Tempo: 20´46”)
2º Lugar – Melquisedeque da Silva (Tempo: 22´34”)
3º Lugar – Pedro Henrique Carneiro Gomes (Tempo: 22´55”)

Colaborador Feminino – 5 Km
1º Lugar – Gessica Alves dos Santos (Tempo: 25´00”)
2º Lugar – Joyce Brito Soares (Tempo: 26´36”)
3º Lugar – Ana Lucia de Brito Cardozo (Tempo: 27´40”)

Geral Masculino – 10 Km
1º Lugar – João Victor Santos (Tempo: 38´28”)
2º Lugar – Arielson Costa (Tempo: 39´19”)
3º Lugar – Luiz Carlos Silva Pinheiro Junior (Tempo: 40´14”)

Geral Feminino – 10 Km
1º Lugar – Karyne Figueiredo (Tempo: 46´09”)
2º Lugar – Vanessa Diógenes (Tempo: 46´27”)
3º Lugar – Lenilce Campos (Tempo: 46´35”)

Colaborador Masculino – 10 Km
1º Lugar – Etevaldo Amaral de Soussa Junior (Tempo: 45´58”)
2º Lugar – Lucas Gabriel Eloi Vieira (Tempo: 47´56”)
3º Lugar – Ney Saldanha (Tempo: 52´14”)

Colaborador Feminino – 10 Km
1º Lugar – Thamires Coelho dos Santos (Tempo: 50´58”)
2º Lugar – Raquel Domingues Paes (Tempo: 1h00)
3º Lugar – Bruna Lorrana dos Santos Pinto (Tempo: 1h09)

Todas as classificações por idade e categorias podem ser conferidas no site: https://www.resultadonline.com.br/f=cronoesportes/equatorial2025.clax

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima