
A Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocina o Projeto Ópera para Todos via Lei, reafirmando seu papel como agente de transformação social por meio da cultura e da educação.
O Projeto Ópera para Todos, que já tem mais de 28 anos de atuação em São Luís, induz o processo de alfabetização de alunos de 6 a 8 anos da rede municipal, usando a ópera e suas narrativas como catalisadoras do interesse pela leitura, escrita e expressão criativa.
Com o patrocínio da Equatorial, nesse ano de 2025 o programa foi desenvolvido em quatro escolas municipais — Maria Alice Coutinho (Turu), José Sarney (Itapiracó), Luiz Pinho Rodrigues (Divinéia) e Leonardo da Vinci (Angelim) — e culminará em apresentação gratuita à comunidade na Praça Maria Aragão, neste sábado (29) da Ópera Carmen, que será encenada pelos alunos das quatro escolas, alfabetizados com essa metodologia.
Para a Equatorial Maranhão, esse apoio representa mais do que um patrocínio cultural: constitui investimento em cidadania, leitura e formação de cidadãos mais críticos. Como afirma a gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, Kezia Marques: “Apoiar um projeto que reúne arte e educação é reforçar a valorização que o Grupo Equatorial sempre deu à cultura como ferramenta de desenvolvimento social.”

Ópera como instrumento de alfabetização
O Projeto Ópera para Todos utiliza a ópera como instrumento pedagógico para alfabetização. As crianças são estimuladas a ler e escrever a partir de histórias, libreto e melodias clássicas, culminando com encenações teatrais e produção de textos próprios. Em 2025, a obra selecionada foi “Carmen”.
“O Ópera para Todos é voltado para crianças de 6 a 8 anos porque ele é um projeto de alfabetização. A arte é utilizada para alfabetizar, que é um dos processos mais complexos da escolaridade. Por isso, usar o texto da ópera na escola motiva muito mais as crianças para aprender a ler e escrever”, explicou a educadora Ceres Murad, idealizadora da metodologia e responsável pelo projeto.
Na ópera de Georges Bizet, o soldado Don José se apaixona perdidamente pela sedutora cigana Carmen, abandonando tudo por ela. No entanto, Carmen se cansa de José e se envolve com o toureiro Escamillo. Tomado pelo ciúme e pela obsessão, Don José tenta reconquistá-la, mas ela o rejeita. A obra explora temas como liberdade, paixão e destino, com música vibrante e envolvente.