
A paralisação do Governo dos Estados Unidos, que se estendeu por 43 dias e foi encerrada no dia 12 de novembro, atrasou a entrega de um arsenal de fuzis de precisão semiautomáticos calibre .308 adquiridos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) junto à empresa norte-americana SIG SAUER INC., situada no estado norte-americano de New Hampshire. A não entrega do armamento ocorreu por impedimento das operações de exportação ocasionadas pela greve nos EUA.
Em razão do atraso do fornecimento dos fuzis, a SSP foi obrigada a estabelecer um termo aditivo para formalizar a extensão do prazo de entrega dos armamentos e equipamentos “em decorrência da suspensão temporária do processo de exportação causada pela paralisação do Governo Federal dos Estados Unidos. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado em 27 de novembro.
Substituição de armamento
A princípio, o contrato firmado entre a SSP e a SIG SAUER prévia o fornecimento de carabinas 7.62×51 mm, mas a pasta da segurança pública resolveu promover uma alteração qualitativa no objeto contratual, substituindo o armamento por fuzis semiautomáticos. O preço inicial pago à empresa norte-americana era de R$ 122.876,40 (cento e vinte e dois mil, setecentos e setenta e seis reais e quarenta centavos). Com a mudança, definida por meio de aditivo, o valor provavelmente foi mudado. Porém, a resenha contratual a qual este blog teve acesso não contém informação sobre cifras.
Além do fornecimento de armas, o contrato firmado entre a SSP e a empresa norte-americana Sig Sauer prevê a entrega de equipamentos, acompanhados dos respectivos acessórios, com os devidos treinamentos, para aplicação nos trabalhos diários das operações policiais e instruções do Centro Tático Aéreo (CTA).
Em tempo: a paralisação do Governo Federal dos Estados Unidos, também conhecida como shutdown, teve início em 1º de outubro, porque o Senado americano não conseguia aprovar uma lei de financiamento da administração pública do país, ou seja, uma lei orçamentária. Sem a referida legislação, o governo norte-americano ficou sem dinheiro para manter serviços e pagar servidores federais.
Abaixo, cópia da resenha do termo aditivo com a informação sobre o arraso da entrega dos fuzis:

