Muito além das quatro linhas: Formação de futuros cidadãos na Escolinha de Futebol CTM

Projeto social desenvolvido no Pindaí, em São José de Ribamar, já iniciou treinos de 2026

A temporada de treinos da Escolinha de Futebol CTM já foi iniciada, após breve recesso de fim de ano

Em tempos em que telas disputam a atenção das crianças minuto a minuto e o sedentarismo se impõe como um desafio silencioso à saúde física e mental dos jovens, o futebol segue sendo um poderoso instrumento de transformação social.

No bairro do Pindaí e adjacências, em São José de Ribamar, a Escolinha de Futebol CTM é prova viva de que o esporte, quando bem orientado, vai muito além da formação de craques: ajuda a construir cidadãos de bem, com valores sólidos e perspectivas de futuro. E o mais importante, tem ajudado a manter crianças e jovens bem longe das drogas, que são comuns na região de alta vulnerabilidade social.

Mantido com patrocínio do Grupo Potiguar e do Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o projeto social desenvolvido pela Comunidade Terapêutica do Maranhão / CTM atua diretamente na base da formação infantil e juvenil. Ali, a bola não é apenas um objeto de lazer, mas uma ferramenta pedagógica. Cada treino carrega lições que ultrapassam o campo: disciplina, ética, respeito às diferenças, trabalho em equipe e responsabilidade.

“O futebol ensina a ganhar e a perder, a ouvir o outro, a respeitar regras e a entender que ninguém vence sozinho”, costumam destacar educadores e treinadores que atuam em projetos sociais esportivos. Na CTM, esse aprendizado é reforçado diariamente. O compromisso com a escola, por exemplo, é condição essencial para a permanência das crianças e adolescentes no projeto, criando um ciclo virtuoso em que esporte e educação caminham juntos.

Temporada de treinos de 2026 já iniciada

Após um breve recesso de fim ano, os treinos semanais já foram retomados e a bola está rolando forte na sede da CTM.

“Nossos treinos já iniciaram e esperamos uma excelente temporada nesse ano de 2026. Somos muitos gratos aos nossos patrocinadores, Grupo Potiguar e Governo do Estado, através da SEDEL; que nos ajudam a viabilizar os treinos semanais às terças e quintas, de manhã e a tarde e aos sábados pela manhã. A cada temporada sentimos que os valores repassados em campo dão frutos importantes, e ficamos fellizes em receber os comentários das famílias, elogiando o comportamento dos nossos alunos, que melhoram a cada temporada. Isso para nós é o maior incentivo – saber que estamos tendo sucesso em formar cidadãos de bem e combater as drogas e a criminalidade através do esporte” decalara o Coordenador do Projeto Édison Lages.

Prática desportiva melhora a qualidade de vida

Além do impacto social, os benefícios físicos e cognitivos da prática do futebol são amplamente reconhecidos. Estudos indicam que a atividade física regular melhora a oxigenação do cérebro, contribui para o desenvolvimento da memória, da concentração e do raciocínio lógico — fatores fundamentais para o desempenho escolar.

Criada em 2017, a Escolinha de Futebol CTM beneficia 120 jovens, de 7 e 17 anos, nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15 com patrocínio da Potiguar e do Governo do estado / SEDEL, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

Em um cenário marcado pelo uso excessivo de celulares, videogames e redes sociais, iniciativas como a da Escolinha de Futebol CTM surgem como um contraponto saudável, estimulando o movimento, o convívio social e o equilíbrio emocional de crianças e jovens.

O futebol, por sua própria dinâmica, favorece a socialização e a inclusão. No campo, diferenças sociais, culturais ou econômicas perdem espaço para o espírito coletivo. Cada passe, cada jogada construída em conjunto reforça a ideia de pertencimento e cooperação — valores essenciais para a vida em comunidade.

Ao apoiar a Escolinha de Futebol CTM, o Grupo Potiguar e Governo do Maranhão não investem apenas em esporte, mas em desenvolvimento humano. Investem na prevenção da evasão escolar, no combate ao sedentarismo e na formação de uma geração mais saudável, disciplinada e consciente de seu papel na sociedade.

O som da bola rolando no campo do CTM ecoa como um lembrete poderoso: o esporte ainda é um dos caminhos mais eficazes para educar, incluir e transformar. E, na Escolinha de Futebol CTM, cada treino é um passo a mais na construção de futuros que vão muito além do placar final. Os maiores gols acontecem diariamente, e são bem longe do campo.

Sobre o projeto social

Criada em 2017, a Escolinha de Futebol CTM atende hoje cerca de 120 jovens, de 7 e 17 anos, divididos nas categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15; moradores do bairro do Pindaí e adjacências, em São José de Ribamar.

A proposta do projeto vai além dos fundamentos esportivos. A CTM mantém um acompanhamento psicossocial e pedagógico constante junto aos alunos, envolvendo psicólogos, pedagogos e educadores físicos.

As atividades do projeto social também englobam as famílias dos atletas, e incluem palestras, campanhas educativas, reforço escolar e aconselhamento familiar — sempre com foco na prevenção ao uso de drogas e no fortalecimento dos laços comunitários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima