
A 1ª subdefensora-geral do Maranhão, Cristiane Marques, foi uma das vencedoras do programa “Servindo o Brasil”, na 12ª edição da Brazil Conference. A programação, organizada anualmente por estudantes brasileiros em Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, discute os desafios e as oportunidades do Brasil. A defensora pública foi selecionada entre mais de 2 mil inscrições de projetos de impacto social com a iniciativa “Te Alui, Mulher”.
O projeto da Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) conecta mulheres às redes de proteção por meio de orientação jurídica gratuita, serviços de saúde, assistência social e cursos profissionalizantes, fortalecendo o protagonismo das mulheres maranhenses. O “Te Alui, Mulher” será apresentado pela 1ª subdefensora-geral do estado entre os dias 27 e 29 de março, nos auditórios da Universidade de Harvard e do MIT, em Cambridge.
Com mais de 4 mil atendimentos realizados no Maranhão, ao longo de dez edições, o “Te Alui, Mulher” já promoveu debates sobre melhorias para as mulheres durante audiências públicas e garantiu mais de mil segundas vias de certidões de nascimento e casamento à população em situação de vulnerabilidade no estado.
“É uma grande honra integrar um grupo tão seleto de pouco mais de 20 líderes do serviço público e poder representar o Brasil, o Nordeste e a DPE/MA na maior conferência sobre o Brasil fora do país. Neste evento de grande relevância, vamos debater as soluções para as nossas principais pautas. É um sonho que se realiza após um longo processo seletivo”, pontua a 1ª subdefensora-geral do Estado.