
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou, no início da manhã desta quarta-feira (28), mais uma mudança de comando na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Maurício Itapary, que havia assumido a chefia da pasta em março de 2025, deixa o cargo em meio à ameaça de mais uma greve de ônibus, com início marcado para a próxima sexta-feira (30).
Para comandar a SMTT, o prefeito anunciou Manuela Fernandes, que vinha presidindo o Instituto de Previdência e Assistência do Município de São Luís (IPAM). Será dela a ingrata missão de gerenciar as múltiplas crises que marcam a rotina da pasta mais caótica da gestão Braide, sobretudo no que se refere à política de transporte público.
A nova secretária já assume o cargo com um árduo desafio: negociar uma possível suspensão da paralisação e impedir os graves transtornos que costumam ocorrer quando os ônibus deixam de circular. Para isso, mais do que abrir diálogo com as partes envolvidas, ela terá que convencer o prefeito a abandonar certos métodos e posturas que têm empurrado o transporte público para o colapso.
Em cinco anos à frente da Prefeitura de São Luís, Braide já se viu obrigado a trocar, quase uma dezena de vezes, o comando da SMTT. E o motivo é sempre o mesmo: a incompetência e a intransigência na condução das questões relacionadas ao sistema de transporte público, algo que penaliza gravemente a população.
Espera-se que ao promover a nova troca na pasta, o prefeito passe a agir e decidir com sensibilidade, habilidade e o compromisso de garantir um serviço de qualidade às centenas de milhares de pessoas que ainda têm o ônibus como principal meio de locomoção.