
A previsão meteorológica aponta chuvas acima da média para este mês de março, no Maranhão. Os níveis dos rios estão em elevação, deixando os órgãos de proteção civil em alerta para inundações. Para alinhar ações de prevenção e de resposta mais eficientes a estas ocorrências, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, reuniu com membros da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, nesta sexta-feira (6), em Brasília. O encontro é parte de uma ampla agenda institucional, que vem sendo cumprida desde o início desta semana.
No encontro, foram debatidas ações de proteção e defesa à populações afetadas pelas chuvas, prevenção para enfrentamento do cenário de chuvas intensas e articulação dos órgãos municipais e estaduais, para atendimento aos casos. O coronel Célio Roberto alinhou atuação em parceria e compartilhamento de informações, em conversa com o diretor de Resposta às Emergências da Defesa Civil Nacional, Armin Braun.
“Este momento é de ação e de articulação das informações e estratégias que possamos aplicar no Maranhão. Estamos monitorando 10 municípios, sendo que três deles prestes a decretar Situação de Emergência. O período exige atenção redobrada e muito trabalho conjunto para proteger a população”, pontua o coronel Célio Roberto.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA), órgão do CBMMA, já emitiu três alertas (via SMS e WhatsApp) sobre riscos das chuvas em várias regiões do estado. No momento, são monitorados os municípios de Pedreiras, Trizidela, Bacabal, Buriticupu, Grajaú, Imperatriz, Lagoa do Mato, Colinas, São Luís Gonzaga, Santa Inês e os que compõem a região metropolitana de São Luís. A Defesa Civil Nacional emitiu cinco alertas vermelhos para o estado. Atualmente, três municípios estão em situação de emergência por chuvas: Grajaú, Lagoa do Mato e Poção de Pedras.
A Defesa Civil Estadual presta suporte aos órgãos municipais, com apoio no monitoramento de regiões em risco, no compartilhamento de informações e na reposta às ocorrências. Em apoio direto aos afetados pelas chuvas, a Defesa Civil Estadual orienta na decretação de Situação de Emergência junto ao governo federal e para acesso a benefícios sociais.
Segurança pública
Ainda na agenda desta sexta, em Brasília, o coronel Célio Roberto participou da II Conferência Nacional de Segurança Pública – iLab, debatendo políticas públicas, integração institucional e inovações no setor. “O debate favorece o alinhamento estratégico entre estados e soma no aprimoramento das ações na segurança. E o Governo do Maranhão reconhece a importância destes debates para avançarmos nas ações e em políticas específicas”, pontua.

Paralelo às discussões da conferência, foi aprovada a PEC da Segurança Pública, na Câmara Federal, por absoluta maioria de votos – 461 a 14. A norma define que valores arrecadados com as loterias ‘bets’ serão destinados aos fundos de Segurança Pública. “Vitória para a sociedade, mostrando a importância do alinhamento gestão, autoridades políticas e população por uma segurança pública mais eficiente”, enfatiza o coronel Célio Roberto. Ele participou ainda de reuniões da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).
Caso Bacabal
Integrando a agenda em Brasília, no início da semana, o coronel Célio Roberto esteve em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal, que tratou sobre desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil. A operação da Segurança Pública do Maranhão, mobilizada para buscas aos irmãos desaparecidos em Bacabal, foi elogiada pelos membros da comissão. A comissão avaliou que “o trabalho das forças de segurança locais [Maranhão] serve como modelo interinstitucional para o Brasil, ou seja, não houve ineficácia do Estado” e propôs apoio técnico e logístico à operação, que inclui viaturas, drones e cães farejadores de outros estados.