Escola de Paço do Lumiar conquista 4º lugar em concurso estadual do Sesi

0comentário
Diretores, professores e alunos da escola Y Juca Pirama exibem prêmio conquistado no concurso promovido pelo Sesi
Diretores, professores e alunos da escola Y Juca Pirama exibem prêmio conquistado no concurso promovido pelo Sesi

Alunos e equipe pedagógica da U.I. Y Juca Pirama, de Paço do Lumiar, receberam, na manhã desta sexta-feira, 10, o prêmio “Construindo a Nação”, pelo 4ª lugar entre as 22 escolas maranhenses classificadas no concurso. A solenidade contou a participação dos diretores da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Sistema Nacional de Aprendizagem Educacional (Senai).

O Prêmio Construindo a Nação tem como objetivo dar estímulo, reconhecimento e difusão às ações realizadas por escolas e seus alunos, da iniciativa privada e da rede pública, em intervenções onde os alunos são os agentes da mudança, na melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas instituições.

Os alunos desenvolveram durante o ano de 2014 o tema: “Conte-me como aconteceu que eu te mostro como foi – Da invasão do Brasil à fundação de Paço do Lumiar”, que fez uma abordagem da chegada dos índios à região do Araçagi, onde está localizada a unidade escolar.

“Pra o embasamento o trabalho foi necessário o envolvimento de toda a comunidade pedagógica, ultrapassamos o muro da escola, realizamos oficinas focadas no tema, recebemos a visita de biólogos, geógrafos, estudantes africanos, e também, fizemos passeios pelo bairro, conhecemos fauna e a flora ao nosso redor, e ainda realizamos um trabalho teatral na praia, onde a história do índio Y Juca Pirama, começou”, contou a gestora da escola, Joana Corvelo.

Estudantes venceram o concurso com o tema  “Conte-me como aconteceu que eu te mostro como foi – Da invasão do Brasil à fundação de Paço do Lumiar”
Estudantes venceram o concurso com o tema “Conte-me como aconteceu que eu te mostro como foi – Da invasão do Brasil à fundação de Paço do Lumiar”

De acordo com o coordenador do projeto, o professor de História Domingos Sávio Holanda, o prêmio proporcionou o desenvolvimento prático e teórico de várias situações do cotidiano dos alunos e professores, entre elas, buscar uma forma de melhorar a qualidade do ensino e ao mesmo tempo inserir a comunidade periférica, no contexto da escola.

“Levamos a fundo a missão de envolver todas as disciplinas e percebemos que o interesse do aluno avançava a partir do momento em que ele além de ilustrar, produzia um texto explicando o desenho e que sempre aparecia o seu ambiente de vivência e por isso incluímos assuntos para discussão como degradação ambiental, identificação da fauna e flora local, presença de muitos navios cargueiros na orla, sujeira das praias, limpeza, heranças indígenas, remédios caseiros, herança africana”, disse o professor.

A U.I. Y Juca Pirama fiaca localizada no bairro do Araçagi, limite entre Paço do Lumiar e São José de Ribamar e é uma das 11 escolas municipalizadas pela atual gestão no ano de 2014. A unidade tem 30 anos de fundação, atendendo mais de 330 alunos da região, do 5º ao 9º ano.

Sem comentário para "Escola de Paço do Lumiar conquista 4º lugar em concurso estadual do Sesi"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS