A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) fará novo concurso público para reforçar o seu quadro de servidores. Em comunicado publicado em jornais de São Luís nesta segunda-feira, a empresa convoca sua diretoria para uma reunião no próximo dia 24 para apreciar um relatório referente à realização de um seletivo para contratação de pessoal. O último concurso realizado pela Caema ocorreu em fevereiro de 2006. No certamente foram oferecidas 1.009 vagas, com salários que variavam de R$ 365,12 a R$ 1.369,59.
O referido relatório traz um diagnóstico das áreas da empresa onde há maior deficiência de pessoal. Outra situação a ser observada diz respeito à terceirização de mão-de-obra, já que um acordo firmado em 1º de março de 2007 entre a direção da empresa e a Justiça do Trabalho prevê a substituição de trabalhadores não efetivos por concursados, tendo em vista a elevada quantidade de prestadores de serviço.
Data
Ainda não há infomação sobre a data do concurso, pois a companhia ainda está definindo o número de vagas e os setores onde os novos servidores serão lotados. Após essa etapa, será lançado o edital e, em seguida, terão início as inscrições. Como todo o processo requer certo tempo, a previsão é que o seletivo ocorra somento no próximo ano.
O novo concurso é mais do que necessário, pois a Caema vem sofrendo, ao logo dos anos, com uma queda acentuada na qualidade dos seus serviços. Outro fator a justificar o seletivo é o aumento da demanda por água potável, tendo em vista a expansão imobiliária, principalmente em São Luís, o que requer não só a ampliação do quadro de pessoal, como a reaparelhamento da empresa.
Citando ainda São Luís, é importante destacar o estudo divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil, que revelou que a capital desperdiça 60% da água destinada aos seus habitantes. Tal constatação indica que o problema da Caema não é apenas o número insuficiente de funcionários, mas também a ausência de um modelo operacional que leve a companhia a aproveitar ao máximo o potencial hídrico que dispõe.