Prefeitura debate ações para a Educação Infantil em encontro municipal

Secretário Geraldo Castro Sobrinho  destacou a importância do evento e do trabalho dos professores da área de Educação Infantil
Secretário Geraldo Castro Sobrinho destacou a importância do evento e do trabalho dos professores da área de Educação Infantil

Professores, gestores escolares, técnicos e especialistas em educação participaram, nesta terça-feira (1º), do Fórum Maranhense de Educação Infantil. O evento foi realizado no auditório Neiva Moreira, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). O objetivo é discutir ações para melhorar a qualidade da Educação Infantil em São Luís. O evento é organizado pelo Fórum Maranhense da Educação Infantil, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o governo do Estado e a Organização Mundial da Educação Pré-Escolar no Maranhão (Omep-MA).

A programação do evento foi composta de palestras, mesas redondas e relatos de experiência sobre temas pertinentes ao cenário educacional brasileiro. Também foram apresentadas pesquisas, estudos e iniciativas que contribuem para a promoção da qualidade na área da Educação Infantil. Entre os temas trabalhados, o aprendizado a partir de brincadeiras; literatura infantil; educação infantil inclusiva; e cultura de paz na infância.

Como parte da solenidade de abertura do encontro, a Omep-MA também homenageou autoridades presentes com a placa Nazareth Neiva. Nomeada em alusão à educadora e pediatra maranhense, a placa tem por objetivo reconhecer e parabenizar esforços em prol da melhoria da qualidade da educação. Receberam a honraria a secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres, representada na solenidade pela secretária adjunta Ilma Fátima de Jesus; o conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) e ex-secretário de Educação de São Luís, Moacir Feitosa; e o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho. O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual José Inácio Rodrigues (PT-MA), que deu as boas-vindas aos presentes em nome da Assembleia Legislativa.

O titular da Semed destacou a importância do evento e do trabalho dos professores da área de Educação Infantil. “A determinação do prefeito Edivaldo é a de garantir a qualidade da educação para as nossas crianças, nos moldes do que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente. Para isto, é bom saber que podemos sempre contar com os nossos educadores, que desenvolvem atividades criativas e permeadas de afetividade, e com momentos como este, em que podemos fazer um debate frutífero que vai contribuir com a prática cotidiana das nossas escolas”, destacou Geraldo Castro.

O presidente da Omep-MA, Luís Fernando Silva, também ressaltou a relevância de debater as práticas educativas em relação à Educação Infantil. “Precisamos avançar na formação dos professores, possibilitar que eles adquiram conhecimento e ter cursos específicos para a área de educação infantil. Esta é uma luta nossa, tanto para a rede pública quanto para a rede privada. A qualidade da educação, que parte da premissa de que as crianças são cidadãos de direitos, só é possível com a qualificação dos educadores”, disse o presidente.

Ações

A participação no evento é parte de um conjunto de ações desenvolvidas e parcerias firmadas pela Prefeitura de São Luís na área da Educação Infantil nas últimas semanas. Nos dias 25 e 26 de novembro, uma parceria da Prefeitura com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Ministério da Educação e o Instituto Formação possibilitaram a formação continuada de 600 professores de creches e pré-escolas da rede municipal. Na última segunda-feira (30), a Prefeitura de São Luís contemplou onze escolas de educação infantil com baús literários, no intuito de estimular a formação de jovens leitores e possibilitar que os educadores desenvolvam projetos educacionais diferenciados.

Também presente ao evento, a titular da 2ª Promotoria Especializada em Defesa da Educação, Maria Luciane Bello, reforçou o papel do Ministério Público na defesa da educação. “A Educação Infantil é um direito, e como tal tem que ser respeitado. O papel do Ministério Público, instituição que eu represento, é fiscalizar e impulsionar todos os processos que vão garantir o bem-estar e a educação de nossas crianças. Fico feliz de saber que a educação vem prosperando e vai prosperar ainda mais”, afirmou a promotora de educação.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

1 comentário em “Prefeitura debate ações para a Educação Infantil em encontro municipal”

  1. Precisamos discutir a educação das escolas públicas com muita seriedade e com o objetivo principal de formar não só pessoas com conhecimentos básicos, mas sim cidadãos que construam um país melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima