
Um bebê de apenas três meses, nascido em Barreirinhas com um grave problema respiratório, precisa de uma ambulância com urgência para tratar a doença em São Luís, mas a prefeitura local se nega a providenciar o transporte. Familiares fazem um apelo dramático às autoridades para que viabilizem a locomoção, alegando que a criança pode morrer a qualquer momento se não for operado na capital.
Theylison Silva Mariano mora na Vila São José, povoado Cantinho, em Barreirinhas. O bebê, que nasceu com o céu da boca aberto, o que lhe causa extrema dificuldade respiratória, ficou internado três meses no hospital lutando pela vida. Para mão morrer, ele precisa ser submetido a uma cirurgia, o que só é possível em São Luís, pois na localidade onde mora com a família não há recursos médicos para tal procedimento.
Aparelho
Para possibilitar a respiração da criança, a família comprou um aparelho, que é acoplado à traqueia, o que permite a ventilação. Ainda assim, o risco de óbito é permanente, pois a cada queda de energia no povoado onde Theylison vive, parentes têm que correr com ele para ligar a máquina em alguma fonte elétrica e assim evitar que ele morra por asfixia.
A mãe, Ilda Eliana Silva Aguiar, e o pai, Thaylon Conceição Mariano, denunciam que a Secretaria Municipal de Saúde de Barreirinhas passou a negar assistência ao bebê tão logo ele recebeu alta do hospital. Os familiares dizem que já fizeram vários apelos por uma ambulância para transportar a criança à capital, mas nenhum dos pedidos foram atendidos.
Com a palavra, a Prefeitura de Barreirinhas.
8 comentários em “Drama em Barreirinhas: bebê não consegue ambulância para tratar doença grave em São Luís”
Direito de resposta:
A Prefeitura de Barreirinhas jamais foi procurada para fornecedor a transferência do mencionado paciente! A ambulância municipal roda dia e noite em transferências de pacientes que antes eram atendidos no Hospital Geral de Barreirinhas, o responsável prioritário das transferência de seus pacientes! Você, como jornalista, deveria pelo menos questionar a alguém da prefeirura para se informar, e não publicar uma notícia irresponsável dessa!
Estamos cumprindo fielmente o dever de prestar a atenção básica! Média e alta complexidade é atribuição do Hospital Geral de BArreirinhas, do Governo do Estado do Maranhão!
A não publicação dessa resposta nos fará tomar as medidas judicias cabivéis para repor a verdade!
Augusto Ferreira (Secretário de Planejamento)
Pq eu estaria mentindo sr: Augusto? Eu não preciso disso!por isso imigrei pra outro estado pq não suporto as coisas que acontece nessa cidade a falta de cumprir com as leis,todos finge que não ver as coisas acontecer,Eu nao sou assim hipócrita se temos direitos temos que lutar por Eles,isso não é favor não é obrigação pagamos impostos altíssimos pra ter direitos do poder público….
Que vergonha, essa nossa saúde pública. É um descaso. Precisamos fazer algo. E nossa arma é o voto. Precisamos dar uma resposta aos políticos.
É verdade gente eu também espero quê não seja a próxima a precisar é um lixo mesmo…eu já fui na porcaria desse hospital duas veses com hemorragia eles não mim atenderam porq acharam que eu tinha tomado remédio pra perder o BB.. então hj meu caso já está grave se meu esposo hj não tivesse uma condição melhor eu talvez ia morrer. Meu caso é grave que não sei nem se ainda tem jeito que
Vedade a saúde é mesmo uma porcaria se não tem aqui dar um jeito de buscar onde tem ….o hospital ta um nojo moscamoscas invadiram sujeira e nem soro no hospital eles dão mais..
Se fosse pra algum deles ou parente com certeza eles pediriam auxílio a outra prefeitura ou pagariam mas não iriam deixar os seus correndo risco de morte. O que me deixa mais indignada é ver umas pessoas defenderem a prefeitura! Nós pagamos um absurdo de imposto e na hora que nos servir , nos ajudar eles somem? Francamente. Isso é um ato de compaixão pela vida do próximo. Muito triste 🙁
Olha eu estou aqui pra falar que sou tia do BB e foi eu que procurei o jornalista e tudo que ele publicou é a mais pura verdade,to indignada felizmente eu não moro ai moro em Horizonte, é meu sobrinho já sofreu humilhação não é de hoje que procura a secretaria de saúde que se nega a transferir o BB, quero lembrar eles que nós não estamos pedindo favores estamos exigindo o nosso direitos pagamos em postos absurdos que vai para os cofres públicos isso não é favor é obrigação deles! Não é de hoje que eles fazem isso! Mais eles tem alguém por eles se precisar vai a lutar até o fim mais esse BB tem que ser atendido que que é isso! Falta de sensibilidade pelo amor de Deus! Vocês não são imortais uma hora pode acontecer com vocês tbem!e estou a disposição se quiser me procurar ti aqui!
Pingback: Após denúncia do blog, Prefeitura de Barreirinhas transfere bebê com doença grave para São Luís - Daniel Matos