
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a “Síntese de Indicadores Sociais: Uma Análise das Condições de Vida da População Brasileira. Dentre os principais indicadores destacou-se os níveis de extrema pobreza, 52,2 milhões de brasileiros em 2016 e o Maranhão apresentou 52,4% de pessoas nessas mesmas condições, de acordo com o índice do Banco Mundial. Em resumo: o país não voltou ao Mapa da Fome em 2017, mas é incerto o que pode acontecer no futuro.
Diante desse cenário, o Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional –FMSAN realizará, na próxima quarta-feira (17), no auditório do Centro Social Urbano (CSU), no Vinhais, o 7º Encontro de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro visa reunir as entidades que compõe o Fórum, sociedade civil organizada e poder público para dialogar sobre: “O Brasil e o mapa da fome – Estratégias de Superação no Maranhão”.
Os objetivos do 7º Encontro é discutir o histórico e a conjuntura da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e no Maranhão; elaborar estratégias de superação da insegurança alimentar e nutricional no Maranhão; debater e aprovar o regimento do FMSAN; definir critérios para a composição do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/MA); articular as entidades da sociedade civil para o processo de mobilização e realização da VI Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional e elaborar, discutir e apoiar a carta do encontro.
Para dialogar sobre O Brasil e o Mapa da Fome – Estratégias de Superação no Maranhão”, o evento contará com a presença de Flávio Valente, médico e Pesquisador do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco. Por opção, é militante da saúde pública, da segurança alimentar e nutricional e dos direitos humanos. Exerceu por vários anos coordenador da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos – ABRANDH.
Foi Relator Nacional para os Direitos Humanos à Alimentação Adequada, Água e Terra Rural (projeto da sociedade civil brasileira inspirado nos relatores temáticos da ONU) por dois mandatos, tendo realizado missões de investigação de denúncias em quase vinte estados brasileiros, ao longo de quatro anos. Em 2007 foi para Alemanha, onde exerceu a função de Secretário-Geral da FIAN (Rede Internacional de Promoção do Direito humano à Alimentação Adequada) por 09 anos.
O QUÊ? 7º Encontro Estadual do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional
QUANDO? 17 abril de 2019, das 8h às 17h
ONDE? Centro Social Hurbano (csu), Vinhais (ao lado da UPA) – São Luís -MA