A docência é humana: 29º Encontro de Educadores da Universidade CEUMA

O 29° Encontro de Educadores, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, com o objetivo de fomentar a inovação acadêmica, valorizar a atuação profissional docente e permitir a troca de experiências

Pensar em uma educação inovadora, inclusiva e com propósito faz parte dos nossos compromissos educacionais. A Pró-reitoria de Graduação e Extensão realizou o 29° Encontro de Educadores, entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, com o objetivo de fomentar a inovação acadêmica, valorizar a atuação profissional docente e permitir a troca de experiências a partir dos eixos didático-pedagógico, tecnológico e socioemocional. Os professores participaram de uma programação rica em aprendizados.

A programação foi idealizada para conectar os professores às suas práticas, aprofundar conhecimentos relacionados a conceitos avaliativos e oferecer feedbacks sobre maneiras de melhorar ainda mais suas entregas educacionais. Além disso, permitiu o compartilhamento e atualização sobre as últimas tendências da educação.

A Profa. Dra. Sannya Rodrigues (UEMA) demonstrou em sua palestra magna “Contribuições da Neurociência para a Aprendizagem” como os estudos da neurociência podem potencializar a docência, ajudando os discentes a fixarem melhor o conteúdo apresentado em sala de aula. A palestrante explicou as áreas da neurociência, a conexão com os processos de ensino-aprendizagem, o funcionamento da memória e a fixação de conteúdo, entre outros aspectos. “Fico muito contente em ter sido convidada para compartilhar os estudos sobre neurociência para a docência. Precisamos estar atentos às trilhas de aprendizado e entender como nossos discentes aprendem, visto que a maioria está na faixa etária entre 18 e 24 anos. Métodos e formatos devem ser ajustados, e a neurociência pode nos ajudar. Preparações como essa contribuem para a formação dos nossos pares e reverberam na melhoria das nossas práticas educacionais”, afirmou a professora.

Durante a aula magna, a professora Ma. Fabiana Lobato, pró-reitora de Graduação e Extensão, apresentou os resultados do Programa Permanente de Formação Docente da Universidade CEUMA, implantado no primeiro semestre 2024.1, bem como apresentou a nova oferta de cursos para 2024.2, que terá enfoque em eixos formativos de competências essenciais para a docência no contexto atual do ensino superior: Didático-pedagógico, Tecnológico, Competências de Pesquisa, Empreendedorismo, Diversidade e Inclusão, e Socioemocional. A iniciativa visa atender as demandas e desafios da prática docente, oferecendo formações docentes disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA com um calendário flexível, respeitando a autonomia do corpo docente. O programa aborda não apenas aspectos técnicos e pedagógicos, mas também emocionais, sociais e éticos, permitindo que os professores expandam seu olhar como educadores.

Para a reitora Ma. Cristina Nitz, o Encontro de Educadores é um momento importante do semestre, em que são propostos planejamentos inovadores e espaços de discussão e capacitação. “Temos que agradecer por ter concluído 2024.1 com êxito, todos dentro do mesmo objetivo, em prol de uma educação de qualidade. Entramos nesse semestre com novidades. Estamos o tempo todo pensando na inovação e em como formar um excelente profissional. Por isso que temos esses momentos de discussão e planejamento. Estamos aqui para colaborar e ajudar vocês”, declarou.

A programação foi idealizada para conectar os professores às suas práticas, aprofundar conhecimentos relacionados a conceitos avaliativos e oferecer feedbacks sobre maneiras de melhorar ainda mais suas entregas educacionais

Outro destaque do encontro foi o lançamento do Programa de Propriedade Intelectual, apresentado pelos professores Dra. Cyrene Piazera e Prof. Dr. Othon Bastos Filho. Eles destacaram o projeto como um marco importante para valorizar e fortalecer o ecossistema de empreendedorismo na Universidade, centrando-se no desenvolvimento de competências necessárias para que os discentes desenvolvam pesquisas e sejam protagonistas de todo esse processo.

Além disso, o Núcleo de Egressos e Empregabilidade apresentou às coordenações de curso dados que demonstram os esforços do núcleo para entender as demandas da sociedade e do mundo do trabalho, possibilitando identificar as demandas curriculares e alinhá-las às novas exigências.

Para encerrar com chave de ouro a programação, os professores se dividiram em dois momentos de lazer: participaram de práticas esportivas do projeto Ceuma em Movimento, que incluiu Beach Tennis, Vôlei de Praia, Basquete, Futsal, Dança, Hidroginástica e Natação, e desfrutaram das propostas gastronômicas dos encontros de educadores, que sempre fazem sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima