A obra de César Teixeira

Compositor maranhense grava o primeiro DVD da carreira em show com participações especiais neste sábado na Casa das Dunas

Compositor César Teixeira gravará sua obra ao vivo
Compositor César Teixeira gravará sua obra ao vivo

Autor de mais de 100 composições, entre sambas, valsas, canções e boleros, o cantor e compositor maranhense César Teixeira se apresenta neste sábado (19) no boteco gastronômico Casa das Dunas (Avenida Litorânea). O show, que contará com participações especiais de diversos outros artistas, também será o palco para a gravação do primeiro DVD da carreira do músico que já acumula quase 50 anos de carreira. A abertura da Casa das Dunas será às 18h.

Em repertório ainda em construção, César Teixeira já escolheu algumas que são essenciais na apresentação, entre elas “Parangolé”, “Ray-Ban”, “Boi da Lua”, “Flor do Mal” e “Oração Latina”. Para o show, o artista convidou alguns intérpretes da sua música, como a cantora Flávia Bittencourt que interpretará Dolores e Parangolé, além de Lena Machado, cantando “Flanelinha de Avião” e “Quem Roubou Minha Aquarela?”, esta última um samba que ainda não foi lançado. O cantor Cláudio Lima apresentará sua versão para “Ray-Ban” e “Bis”, a cantora Célia Maria interpretará “Lápis de Cor” e “A Cruz do Palhaço” e o Grupo Lamparina fará uma apresentação com toque carnavalesco da música “Dias Felizes”. “Reuni alguns intérpretes da minha música para dividir o palco comigo, não chamei todos, porque senão não ia ter espaço para mim no show”, brinca Teixeira.

A direção musical do show é de Luiz Júnior que também tocará Violão Sete Cordas, Viola Caipira e Guitarra, além de ser responsável por todos os arranjos. A banda que acompanha César Teixeira neste sábado terá ainda Ronald Nascimento (bateria), Wanderson Silva (percussão), Cleuton Silva (baixo acústico e elétrico), Rui Mário (teclado e sanfona), Robertinho Chinês (cavaco e bandolim), Danilo Santos (sax tenor e flauta), Daniel Cavalcanti (trompete), Firmino Campos e Raquel (vocais).

Segundo César Teixeira, a ideia inicial era fazer apenas uma apresentação, mas por incentivo de alguns amigos, aceitou a proposta de aproveitar o cenário para a gravação de um DVD, que não será no formato tradicional da gravação de shows e sim seguirá a linha de documentário. “Eu sou mais compositor que cantor, não gosto muito dessa coisa da formalidade do show, então o DVD será em formato de documentário, que é algo mais descontraído, mostrando bastidores. Será mesmo uma reunião de amigos”, explica o artista.

O documentário musical será assinado pelo cineasta maranhense Marcos Ponts, que produziu também o DVD do cantor e compositor Phill Veras, lançado recentemente. A gravação do show será a primeira etapa do documentário que contará ainda com outros encontros de artistas. A previsão de lançamento é para o segundo semestre do ano que vem. Para o cineasta Marcos Ponts, registrar a obra de César Teixeira em documentário é uma satisfação pessoal. “Eu sou fã desde criancinha, a minha mãe é amiga dele”, define.

Diversidade

Cantor, compositor, jornalista, poeta e artista plástico, César Teixeira é considerado um dos principais nomes das artes do Maranhão na contemporaneidade. Filho do compositor Bibi Silva, nascido no bairro Madre Deus, local conhecido pela boemia e por ser um cenário de grande efervescência cultural da cidade de São Luís, Teixeira cresceu rodeado de poesia. Sua relação com a música começou ainda na adolescência quando nos anos 1960 começou a participar de festivais estudantis. Na época era estudante do Liceu Maranhense.

Com um perfil contestador escreveu canções consideradas símbolos de lutas políticas no Maranhão como a clássica “Oração Latina”, mas além dela, também fez sambas, baiões, canções, boleros entre outros ritmos. “Eu nunca parei para contar a quantidade de músicas que tenho, mas acredito que deve chegar a 150 por aí e não é só de um estilo. Essa é uma característica de morar no Maranhão, a gente sempre acaba escrevendo em diversos estilos musicais”, explica.

O artista lançou o primeiro álbum solo em 2004, intitulado “Shopping Brazil”, o trabalho reuniu 14 músicas importantes na trajetória do artista, incluindo a clássica “Bandeira de Aço”. O artista já teve composições gravadas por artistas como Alcione, Rita Benneditto, entre outros.

Serviço

O quê: Gravação do DVD de César Teixeira
Quando: Sábado, às 22h
Onde: Casa das Dunas (Avenida Litorânea)
Ingressos: R$ 30,00 (à venda no local)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima