Ação de acolhimento e reflexão sobre saúde mental no ambiente hospitalar

Colaboradores do Hospital dos Servidores Estaduais participaram de dinâmica e roda de conversa

Roda de conversa sobre acolhimento e saúde mental com colaboradores do Hospital dos Servidores Estaduais

O Hospital dos Servidores Estaduais (HSE-HSLZ) encerrou as atividades alusivas à campanha setembro amarelo com uma programação especial organizada pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH).

Sob o tema da campanha “Se precisar, peça ajuda!”, a iniciativa buscou oferecer um espaço de diálogo, acolhimento e conscientização sobre a prevenção do suicídio. A ação foi conduzida pelo psicólogo e coordenador do GTH, Paulo Vasconcelos, que mediou as atividades ao lado da equipe multidisciplinar.

O Diretor-Geral do HSE-HSLZ, Plínio Tuzzolo, destacou a importância do acolhimento no ambiente hospital em prol da saúde mental dos profissionais de assistência

Logo na recepção, os participantes foram recebidos com abraços simbólicos de acolhimento e energia. A programação contou com dinâmicas, exibição de vídeos, depoimentos de superação e rodas de conversa, sempre com o objetivo de desmistificar tabus, identificar sinais de sofrimento mental e apresentar recursos de enfrentamento.

Colaboradores do HSE-HSLZ Wanderley, Jullya e Jéssica aprovaram a ação

Saúde Mental deve ser prioridade o ano todo

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra em média 14 mil suicídios por ano – cerca de 38 mortes por dia. Para Paulo Vasconcelos, promover espaços de fala e escuta é fundamental: “Criar um espaço para que seja tratado de forma consciente e humanizada esse tema significa possibilitar o acolhimento dessa demanda e plantar a sementinha da esperança naqueles que, por alguma razão, a perderam e estão em sofrimento psíquico.”

Time multidisciplinar de profissionais de saúde do Hospital dos Servidores Estaduais (HSE-HSLZ) reunidos em ação de conscientização sobre saúde mental

O Diretor Geral do HSE-HSLZ Plínio Tuzzolo destacou a relevância dessas iniciativas de prevenção no ambiente hospitalar. “Manter a humanização no ambiente profisisonal também implica em abrir espaços de escuta ativa e acolhimento das equipes de saúde. Esse momento reforçou esse diálogo e serviu para lembrar que a saúde mental deve ser prioridade todos os dias do ano”, destacou o Diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima