Iniciativa prevê investimentos em infraestrutura de comunicações e inclusão digital e conta com o apoio do Governo Federal

O Ministério das Comunicações (MCom) se reuniu nesta quinta-feira (30) com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para discutir iniciativas de investimento em infraestrutura de cabos submarinos nos estados do Pará e Maranhão.
A AFD apoia projetos como o que financiará um novo cabo de conectividade internacional, ligando o Pará à Europa, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o apoio do Ministério das Comunicações, responsável pela condução de políticas voltadas à ampliação da infraestrutura de comunicações e à inclusão digital. O objetivo é fortalecer a infraestrutura digital do estado do Pará, atrair empresas de tecnologia e impulsionar setores estratégicos, como saúde e educação.
O projeto parte de uma estrutura já existente entre Sines (Portugal) e Fortaleza (CE). Está em construção o trecho que se estenderá até a Guiana Francesa, com entrega prevista para 2026, ampliando a conectividade no litoral norte brasileiro.
“Também falamos sobre a possibilidade de parcerias estratégicas de médio prazo para infraestrutura de comunicações e inclusão digital. A AFD se mostrou disposta a cooperar com o Brasil nas políticas de cabos submarinos, data centers e no Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID)”, destacou o secretário de Telecomunicações, Hermano Barros Tercius.
A AFD é uma instituição pública que financia, apoia e implementa a política de desenvolvimento sustentável e solidariedade internacional da França. Atua em mais de 115 países e territórios, apoiando projetos nas áreas de clima, biodiversidade, saúde e educação, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No Brasil, colabora com instituições como o BNDES e o BRDE, financiando projetos nos setores de energia, saneamento, transporte e infraestrutura.
 
															