
Mulher mais jovem no exercício do mandato de deputada federal no Brasil, Amanda Gentil (PP) foi escolhida subcoordenadora da bancada maranhense no Congresso Nacional. O novo coordenador, escolhido pelos 18 deputados federais e pelos três senadores, é Márcio Jerry (PCdoB), que cumpre o segundo mandato consecutivo na Câmara Federal.

A escolha de Amanda Gentil para ser subcoordenadora da bancada reafirma a força da mulher nesta legislatura, marcada por expressiva representatividade feminina. Além de Amanda, o Maranhão tem as seguintes deputadas federais: Roseana Sarney (MDB) e Detinha (PL). No Senado da República, trabalham em favor do estado Eliziane Gama (PSS) e Ana Paula Lobato (PSB), esta última a senadora mais jovem do Brasil nesta legislatura.

Com respaldo crescente entre os congressistas, Amanda Gentil consolida a cada dia o seu nome no parlamento federal, por sua atuação dinâmica, habilidade para articulação e discurso firme. Um exemplo foi o pronunciamento que fez na última terça-feira (7), em sua estreia na tribuna, quando propôs a criação da Frente Parlamentar contra o Abuso de Crianças e Adolescentes, iniciativa tomada para fazer frente à violência sexual que atinge menores em todo o Brasil e que no Maranhão registra episódios trágicos, como o estupro e morte de um bebê de apenas quatro meses, vítima do próprio pai.

Agenda positiva.
Em meio às atividades no plenário, Amanda Gentil cumpriu agenda positiva em favor do Maranhão em seu gabinete na Câmara Federal, nessa quarta-feira (8). A deputada recebeu o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo, que fez um breve relato sobre a situação dos municípios maranhenses afetados por desastres naturais e o trabalho da corporação para aliviar o drama das famílias ameaçadas.
Amanda também recepcionou o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado Filho, que apresentou as demandas da instituição de ensino superior. Em ambos os casos, a parlamentar colocou o seu mandato à disposição para ajudar no que for possível.