Aplicativo inédito conecta ambulantes e poder público no Maranhão

Ambulante Legal” posiciona o estado como referência em inovação voltada ao comércio informal, fortalecendo o empreendedorismo

Solução inovadora, aplicativo vai contribuir como estratégia de organização do espaço público e fortalecimento da atuação dos ambulantes (Fotos: Sebrae/Divulgação)

Imagine um aplicativo que ajuda os ambulantes do Centro Histórico de São Luís, em poucos cliques, a identificar o local de venda, controlar o caixa, se capacitar e ainda se conectar com o poder público. No Maranhão, essa ideia está pronta para sair do papel e virar realidade. O ‘Ambulante Legal’ é uma solução tecnológica inédita no Brasil, desenvolvida a partir do Transforma LAB, o Laboratório de Inovação em Políticas Públicas do Sebrae, que une tecnologia, escuta ativa e inclusão produtiva para transformar o comércio informal em um vetor de desenvolvimento urbano.

A proposta foi apresentada como modelo no evento nacional Transformar Juntos, em Brasília, e nasceu de um diálogo participativo com os próprios ambulantes do Centro Histórico de São Luís, um dos maiores do país. A partir de uma oficina de Design Sprint realizada em 2024, foram identificadas dores como a organização do espaço público, identificação dos trabalhadores e impactos à preservação dos casarões históricos. A iniciativa, comandada pelo Sebrae Nacional e Maranhão, conta com a parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Blitz Urbana e da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico – FUMPH.

Murilo Terra, analista de políticas públicas do Sebrae Nacional, explica que a ferramenta oferece geolocalização dos pontos permitidos, controle de caixa, horário de funcionamento, capacitações personalizadas, acesso a políticas públicas de apoio ao empreendedorismo, além de conteúdos, cursos e eventos, de acordo com o perfil de atuação de cada usuário.

“Mais do que um aplicativo, o Ambulante Legal é uma ferramenta de inclusão produtiva. O mais poderoso desse projeto é o processo. Colocamos Sebrae, governo e trabalhadores informais no mesmo espaço para criar algo juntos. É isso que transforma uma política pública em algo vivo, aplicável e replicável. O Sebrae identificou o problema, buscou os parceiros certos e colocou o ambulante no centro da solução”, destaca.

O Maranhão é o primeiro estado a experimentar esse modelo de laboratório de políticas públicas em parceria com o Sebrae Nacional, e servirá de referência ao Sebrae de diversos outros estados. A meta é que cada localidade desenvolva, a partir dessa experiência, soluções concretas para os desafios locais dos pequenos negócios, mostrando que inovação também pode nascer das ruas.

Para Larissa Leite, gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Maranhão, o alcance desta iniciativa transcende a mera organização urbana. “Nosso propósito é mostrar que políticas públicas verdadeiramente inovadoras nascem da vivência e da colaboração direta com quem pulsa a realidade em nossas cidades”, declara. Ela ressalta ainda a contribuição “inestimável dos ambulantes e o potencial do novo aplicativo em elevar a dignidade, democratizar o acesso à formalização e abrir portas para oportunidades concretas de crescimento para esses empreendedores essenciais. É uma revolução que empodera quem faz a cidade acontecer”.

O Centro Histórico foi escolhido por sua complexidade e riqueza cultural; e também pelos desafios de convivência entre atividade econômica, patrimônio histórico e ordenamento urbano. O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, enfatiza a importância da iniciativa e o impacto gerado com a nova ferramenta digital. “O Maranhão larga na frente com esse piloto e nossa intenção é que o Sebrae se torne um polo de referência de laboratório de políticas públicas no estado. Por isso, o aplicativo é uma excelente estratégia para organizar o espaço urbano e a atuação dos trabalhadores informais, servindo também para oferecer capacitação que fomente o empreendedorismo, gerando emprego e renda”, ressalta.

Com imensa diversidade de negócios, Centro Histórico de São Luís será beneficiado pela iniciativa

Entrega do piloto

A previsão é que o aplicativo Ambulante Legal seja validado ainda no segundo semestre de 2025. A partir do mês de agosto as versões iniciais já estarão nas ruas para testes junto ao público selecionado. Além do aplicativo, o próprio modelo de atuação do Sebrae em Laboratório de Política Pública está sendo validado com esta iniciativa inédita do Sebrae Maranhão. Os resultados obtidos nesta frente de atuação serão avaliados pelo Sebrae Nacional para replicação da metodologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima