Após negociação, acaba a greve do transporte semiurbano; TRT tentará nova negociação para retomada dos ônibus urbanos

Ônibus do sistema semiurbano voltarão a circular nas primeiras horas dessa quarta-feira (4), após cinco dias de paralisação total da frota

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), anunciou, na tarde desta terça-feira (3 de fevereiro), que, após negociações durante reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MA), acabou a greve do transporte público semiurbano, que serve a região metropolitana de São Luís (Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa).

O fim da paralisação ocorreu durante audiência, após acordo firmado pelo SET e o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, que resultou na concessão de aumento salarial de 5,5% e implantação do plano odontológico. O SET também vai investir R$ 30 milhões na frota dos coletivos que circulam entre os municípios da Ilha.

Não houve avanços nas conversas com o Município de São Luís, sendo mantida a greve do transporte urbano. Atualmente, o transporte público atende um total (urbano e semiurbano) de 700 mil usuários. O transporte urbano corresponde a 70% do sistema.

De acordo com o SET, as negociações conduzidas no âmbito da Justiça do Trabalho, sob a mediação do desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, foram fundamentais para a construção de uma solução que garantisse o encerramento do movimento grevista e a retomada integral do serviço dos ônibus semiurbanos.

Com o acordo firmado, ficou definido que os ônibus semiurbanos voltam a circular normalmente, a partir desta quarta-feira,4, restabelecendo o atendimento à população e reduzindo os impactos causados pela interrupção do serviço essencial.

Quanto ao transporte urbano, o desembargador Gerson Oliveira informou que na próxima quinta-feira, 5, será realizada nova audiência para tentar mais uma solução.
Na última sexta-feira (30), havia sido realizada uma audiência de mediação entre o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão e o SET, sem avanço nas negociações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima