
A Associação Médica do Maranhão com frequência promove eventos direcionados à capacitação ou à conquistas em prol de melhorias para a classe médica. Mas não são só os médicos que têm sido beneficiado pela postura atuante que a entidade desenvolve em nosso estado. A Associação Médica tem também mobilizado a classe para a realização de mutirões e ações sociais em benefício da comunidade, com especial atenção para os mais carentes.
No período das chuvas, por exemplo, quando as inundações pioraram ainda mais as condições de vida nos municípios mais pobres do estado, a Associação Médica do Maranhão, sob a coordenação do seu presidente, o oftalmologista Dr. Mauro César Oliveira, realizou um mutirão com outros profissionais da área de saúde, levando atendimento médico às comunidades da cidade de Marajá do Sena, uma das mais pobres do estado.
Em São Luís, Dr. Mauro César, participou de mais uma ação social na Paróquia Santa Terezinha, no bairro do Filipinho. Desta vez o atendimento ocorreu no convento da Irmãs do Instituto Farina, quando várias pessoas carentes foram atendidas gratuitamente com diversos tipos de consultas. Com esta, já somam nove ações realizadas pela Paróquia do Filipinho em parceria com a AMB.

A AMB-MA também se fez presente em Pinheiro, realizando um mutirão de consultas e cirurgias oftalmológicas, quando 300 pacientes foram examinados e operados, sendo realizadas 180 cirurgias de catarata e 48 cirurgias de pterígio.
Além do acompanhamento médico, outras ações na área social vem sendo realizadas por muitos voluntários que se dedicam a amenizar o sofrimento em comunidades carentes. Um exemplo de que sempre é possível somar em prol de causas sociais.