O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, Nísia detalharam o novo edital para a obtenção de autorização de funcionamento de cursos de Medicina no país durante coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 4 de outubro, em Brasília (DF). Para o Maranhão, o edital prevê a autorização de nove cursos e 540 vagas para formação de futuros médicos.
As novas vagas autorizadas pelo MEC e pelo Ministério da Saúde destinam-se a nove regiões de saúde do Estado, que abrangem um total de 109 municípios.
Vale destacar que o Maranhão é a unidade da federação com a menor proporção entre quantidade de médicos e número de habitantes. De acordo com um levantamento divulgado em maio deste ano pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), no Maranhão existe um médico para cada 8 mil pessoas.
A medida retoma o que é exigido pela Lei do Mais Médicos, permitindo que mantenedoras de instituições educacionais privadas apresentem projetos para a instalação de novos cursos em municípios pré-selecionados. A previsão é que o edital seja publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 4 de outubro, em edição extra.
Saiba mais aqui.