Bombeiros alertam para segurança contra incêndios em postos de combustível

Equipe do Corpo de Bombeiros faz inspeção em posto de combustíveis para verificar possíveis riscos

Um homem provocou um princípio de incêndio, ao acender um cigarro em um posto de combustível. O caso ocorreu esta semana, em Timon, e na ocasião, era realizado o descarregamento de combustíveis no local. A ocorrência acendeu alerta para o risco de explosões nestes estabelecimentos. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), é nesse momento que a possibilidade de acidentes aumenta, devido à alta concentração de vapores inflamáveis que são liberados pelos líquidos, durante o descarregamento. A corporação ressalta a importância de medidas preventivas para prevenir acidentes que podem ser fatais.

O descarregamento de combustíveis é o processo técnico de transferência de líquidos inflamáveis – gasolina ou diesel – de um veículo transportador, geralmente um caminhão-tanque, para tanques de armazenamento em postos de gasolina, ou outra base operacional. Neste procedimento, os vapores, por serem mais pesados que o ar, podem se acumular rente ao solo. Ao menor contato com uma centelha, fagulha, esses vapores podem entrar em ignição e incendiar, o que parece ter ocorrido no posto de combustível em Timon.

A atenção deve ser redobrada durante essa operação, enfatiza o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto. O descarregamento de combustíveis é uma atividade crítica. Qualquer descuido, como o uso de cigarros ou a geração de faíscas, pode resultar em acidentes graves. É importante que todas as normas de segurança sejam rigorosamente seguidas”, destaca.

Entre as principais medidas preventivas estão, o isolamento da área, a proibição de fumar nas imediações, aterramento do caminhão-tanque e desligamento de equipamentos que possam gerar faíscas. Também devem ser adotados o controle de possíveis derramamentos, com o uso de materiais absorventes e o monitoramento constante por um responsável técnico, durante toda a operação.

De acordo com subdiretor da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), órgão de vistorias da corporação, major Carlos Veiga, o treinamento dos profissionais que atuam nesses locais é indispensável para garantir a segurança. “Frentistas e motoristas de caminhão-tanque recebem capacitação específica para lidar com situações de risco. Eles aprendem a reconhecer os perigos, agir rapidamente em caso de emergência e acionar os órgãos competentes”, explicou.

Nas vistorias, os bombeiros verificam itens como distanciamento entre bombas e lojas de conveniência, sinalização e iluminação de emergência, além do nível de preparo dos funcionários e brigadistas

Prevenção e fiscalização

Os postos de combustíveis são obrigados, por legislação e normas técnicas, a manter extintores de incêndio adequados e próximos às bombas. Esses equipamentos devem estar devidamente sinalizados, testados e submetidos a vistorias periódicas. Além disso, os estabelecimentos precisam contar com sistemas de contenção de derramamentos e dispositivos de proteção contra descargas elétricas.

Paralelamente, o Corpo de Bombeiros é um dos órgãos fiscalizadores, tendo como foco a prevenção de incêndios. Nas vistorias, os bombeiros verificam itens como distanciamento entre bombas e lojas de conveniência, sinalização e iluminação de emergência, além do nível de preparo dos funcionários e brigadistas. “Nosso objetivo é garantir que os postos estejam em conformidade com as exigências de segurança e que todos saibam como agir em caso de emergência”, reforçou o major Veiga. 

Além das ações de fiscalização, o Corpo de Bombeiros também promove campanhas educativas voltadas aos trabalhadores e à população. As iniciativas incluem palestras, distribuição de materiais informativos e demonstrações práticas de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima