BRK mira possível privatização da Caema para disputar concessão

A diretora de Concessão da BRK no Maranhão, Sandra Leal, mencionou interesse da empresa de assumir as operações da Caema em caso de privatização da estatal

A BRK, empresa que opera no setor de abastecimento de água e saneamento em 13 estados e que no Maranhão atende os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, tem planos muito mais arrojados em nível local. O principal alvo é a Caema, em caso de uma eventual privatização da companhia, já ventilada algumas vezes, inclusive com manifestações do próprio governo maranhense.

Em conversa com o autor deste blog, nesta terça-feira (21), durante almoço de confraternização com a imprensa para celebrar os 10 anos de atuação no Maranhão, a nova diretora Concessão da BRK no estado, Sandra Leal, mencionou o interesse da empresa de entrar na disputa para assumir as operações da Caema, se o processo de desestatização da companhia vier a ser efetivado, como já foi cogitado, inclusive com contratação de um estudo técnico na gestão do governador Carlos Brandão para avaliar a viabilidade da negociação.

Sandra Leal, chegou ao Maranhão há apenas 60 dias para assumir a direção local da BRK, após atuar por 26 anos no vizinho estado do Tocantins, destacou que a Caema tem uma equipe técnica altamente qualificada, o que pode comprovar ao dialogar com o presidente da estatal, Marco Aurélio Freitas, e outros profissionais durante visita ao trecho da BR-226 onde houve o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek, entre as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). Por outro lado, ela observou que a companhia de saneamento ambiental maranhense tem graves problemas estruturais, afirmando ser este um entrave para as operações da empresa.

Avanços

Enquanto o possível anúncio de privatização da Caema não vem, a BRK segue prestando serviço a luminenses e ribamarenses, com uma série de conquistas e avanços importantes em uma década de contrato com os dois municípios da Grande Ilha, onde atende uma população somada de quase 400 mil pessoas.

O principal feito comemorado pela BRK é a ampliação expressiva do acesso à água tratada, que em 2015, primeiro ano da concessão, beneficiava apenas 38% dos moradores e hoje alcança 91% dos habitantes das duas cidades. Quanto ao saneamento básico, em 10 anos, a empresa elevou a cobertura de 8% para 45%.

Com projeção de investimentos da ordem de R$ 500 milhões para os próximos anos, a BRK promete ainda mais melhorias no abastecimento de água e no saneamento em São José de Ribamar e em Paço do Lumiar, com diversas obras a exemplo da construção de sete grandes centros de reservação, tratamento e distribuição de água.

Ao mesmo tempo, mantém o foco na Caema como meio de aumentar sua participação no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima