No dia 21 de março, se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para comemorar a data, será realizada uma caminhada em prol da valorização dessas pessoas, por meio do projeto “Amor pelo 21: Eu valorizo”. O evento, que acontece dia 26, às 8h, na Avenida Litorânea, com a saída na Praça do Pescador, é uma promoção conjunta do Consultório Infantil Ludic, clínica Fisiofran e Farmácias Garrido.
Essa data de comemoração (21 de março) foi escolhido como 21 de março por se referir à trissomia do cromossomo 21. A cada ano que passa a voz das pessoas com a deficiência e daqueles que vivem e trabalham com elas se torna mais forte.
O objetivo da caminhada é valorizar as pessoas com Síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes às pessoas que nasceram esse problema de desfrutar uma vida plena e digna, como membros participativos na comunidade. Visa também e chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão total.
No dia da caminhada, antes de sua realização, haverá um momento de alongamento e distribuição de protetor solar oferecido pela Farmácia Garrido.
A terapeuta ocupacional Rôse Cristina Ferreira Bello, do Consultório Infantil Ludic, observa que o principal desafio em relação à inclusão das pessoas com Síndrome de Down ainda é vencer o preconceito. “A ideia é mobilizar, chamar a atenção para a inclusão social das pessoas com deficiências, o que significa torná-las participantes da vida social”, ressaltou.
O trabalho do terapeuta ocupacional ajuda as pessoas com síndrome de Down a desenvolver, recuperar ou manter habilidades que elas precisam para desempenhar as chamadas atividades da vida diária, levando em conta as particularidades de cada indivíduo, bem como o ambiente em que vivem. Essas habilidades podem incluir, no caso de crianças, comer com colher, beber no copo, usar o banheiro e brincar com brinquedos apropriados para a sua idade, entre outras.
“Com as crianças, em particular, podemos procurar atuar tanto na estimulação e aquisição de habilidades motoras finas, intelectuais e afetivas quanto na casa em que elas vivem com sua família. Ajudando a criança com síndrome de Down a se relacionar com o meio, intermediando e facilitando esse encontro, ou seja, ajudando as famílias a adaptar o ambiente para que a criança possa viver o dia a dia com confiança e se integrar à vida familiar”, disse a terapeuta ocupacional Rôse Cristina Ferreira Bello.
As inscrições para caminhada são gratuitas e podem ser efetuadas até dia 24 deste mês clínica Fisiofran no São Francisco, nas Farmácias Garrido, ou pelos telefones Fone: 3227-4846/ 3190-8429 / 98841-0630.
CONTATO PARA ENTREVISTA:
Terapeuta ocupacional Rôse Cristina Ferreira Bello
Celular: 98258-3307