
O vereador Cézar Bombeiro (PSD) ocupou a tribuna do Legislativo municipal para em nome da categoria de agentes penitenciários, agradecer ao delegado Marcos Affonso Júnior, o importante trabalho feito para prender o bandido que assassinou o agente penitenciário Viterbo Nunes Silva, dentro da própria residência do servidor do Sistema Penitenciário, com o objetivo de roubar uma pistola.
Cézar Bombeiro registrou, que o delegado Marcos Affonso Júnior, quando Secretário de Segurança Pública acumulou por pouco tempo a pasta da então Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, com a exoneração por incompetência e irresponsabilidade do então gestor que envergonhou os maranhenses com as barbáries que foram noticia em todo o mundo e infestou o Sistema Penitenciário com uma corrupção deslavada. “A coisa foi tão vergonhosa que um monitor da mais alta confiabilidade do então secretário foi preso pela policia civil, por ter vendido fugas, inclusive de assaltantes de bancos, além de ter aberto as portas da Casa de Detenção para o tráfico de drogas, armas e mulheres para o sexo. Quando o sistema penitenciário estava no fundo do poço, a governadora Roseana Sarney teve como única alternativa, diante das pressões politicas, exonerar sumariamente o então secretário”, assinalou.
O vereador disse que nomeação do delegado Marcos Affonso Junior foi bastante sensata e lembrou que ele imediatamente chamou a direção do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Maranhão para se situar dentro da realidade. Ao tomar conhecimento das perseguições, da corrupção, dos desmandos e de que as unidades prisionais eram dominadas pelos presos, no dia seguinte, iniciou uma grande operação. Os presos passaram a ser trancados nas celas, houve mudança geral nos serviços de vigilância, nas revistas de visitas e adoção do fardamento para todos os presos indistintamente. E fez uma operação estratégica dentro da operacionalização das unidades e do sistema. Enfatizou o parlamentar do PSD: “depois das mudanças corajosas determinadas pelo delegado Marcos Affonso Júnior, o sistema penitenciário foi outro durante o curto período de administração de um defensor público e chegou ao governo Flávio Dino pacificado. Daí, o meu reconhecimento e, com certeza, de toda a categoria de agentes e inspetores penitenciários ao delegado Marcos Afonso Júnior”.
O vereador aproveitou a oportunidade em que falava de segurança pública e fez um apelo ao governador Flávio Dino, no sentido de que sejam nomeados os 138 agentes penitenciários excedentes, os quais já estão habilitados nos cursos preparatórios, lembrando que a distância é cada vez maior entre concursados e terceirizados, o que no inicio do atual governo chegou a ser bastante criticado pelo governador.