Com apoio do Sebrae, empreendedora de Presidente Dutra (MA) triplica faturamento e reposiciona negócio

Consultoria Sebrae ajudou a empreendedora Patrycia Silva a reorganizar a gestão, sair do prejuízo e expandir a atuação para novos municípios

Patrycia Silva exibe com orgulho o carro-chefe do seu negócio: pão de forma artesanal (Fotos: arquivo pessoal)

Para o Sebrae Maranhão, o ano de 2025 foi marcado pela realização de grandes ações e eventos estratégicos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo no estado. As iniciativas contribuíram para que a procura pelos serviços do Sebrae em todo o Maranhão alcançasse um marco histórico de mais de 1 milhão de atendimentos, reforçando o compromisso da instituição no desenvolvimento dos pequenos negócios.

Dentro desse universo de atendimentos, está a história da empreendedora de Presidente Dutra, Patrycia Silva, que, por meio da Consultoria Sebrae, conseguiu sair do vermelho e triplicar o seu faturamento à frente da Quipão pães artesanais. 

“Quando eu procurei o Sebrae eu estava vivendo a pior fase como empreendedora e achava que já tinha chegado ao meu limite. Sempre acreditei que tinha um bom produto, mas não é fácil entrar em um mercado depois de ter feito escolhas que não trouxeram os resultados esperados”, explica Silva.

Para ajudar pequenos negócios como o da Patrycia, o Sebrae tem ampliado ações de capacitação, consultorias e ferramentas voltadas à educação financeira dos empreendedores, reforçando que planejar, acompanhar números e tomar decisões com base em dados, são fatores decisivos para reduzir o fechamento dos negócios e promover a sustentabilidade empresarial.

Trajetória – Morando, à época, em Barra do Corda, e diante do fechamento do comércio por causa da pandemia, Patrycia viu na venda de pão de hambúrguer uma alternativa para garantir a sobrevivência da sua padaria. A oportunidade, no entanto, também foi percebida por outros empreendedores que buscavam maneiras para manter os seus negócios em pé. 

Além de Presidente Dutra, os produtos da Quipão são vendidos para mais de 7 municípios

Após perceber que a maior saída dos seus produtos estava em Presidente Dutra, a empreendedora decidiu se mudar para o município e visualizou, na produção de pão de forma, uma nova possibilidade de crescimento.

“Aqui em Presidente Dutra consegui, de fato, me desenvolver, abri a nossa empresa, e a vender pão de forma. Cheguei a uma receita que torna o meu pão diferenciado. Trabalhamos com um antimofo internacional, que garante maior durabilidade ao produto, e se tornou um diferencial competitivo de mercado”, destaca Patrycia.

Apesar do potencial, os resultados iniciais não saíram tão bem como o esperado. Logo o negócio começou a operar no negativo, com baixo controle financeiro, dificuldades na precificação e vendas instáveis. Foi nesse momento que a empreendedora buscou o apoio do Sebrae. Com a consultoria, Patrycia passou a rever os processos de gestão e a fortalecer a autoconfiança.

“Quando eu procurei o Sebrae, eu achava que eu só precisava de mais clientes, mas eu encontrei muito mais do que isso. Eu reencontrei a confiança que tinha perdido e a direção certa para ir além do que eu imaginava. O Sebrae me ajudou a realizar o sonho que todo empreendedor tem: ser reconhecido pela sua empresa. Aqui em Presidente Dutra, poucos sabem o meu nome, mas sabem que eu sou a empreendedora da Quipão”, celebra.

Novos rumos – O impacto da consultoria foi imediato. A Quipão saiu do prejuízo e passou a operar no positivo, registrando aumento nas vendas e mais segurança na tomada de decisões. Atualmente, o empreendimento produz pães de forma, de hambúrguer e de cachorro-quente, atendendo supermercados, conveniências, hamburguerias e lanchonetes de sete municípios do estado, além de Presidente Dutra.

Empreendedora celebra ao lado da família o sucesso do negócio

“Começamos a responder às orientações da consultoria Sebrae, focando no aumento do faturamento para quitar as nossas dívidas. E encerramos o último trimestre de 2025 sem conseguir dar conta de tanta demanda. Conseguimos não só liquidar as nossas contas, mas também a gerir o nosso negócio, organizar melhor a equipe e triplicar o nosso faturamento. Tudo isso, a gente aprendeu na prática”, ressalta Patrycia.

Mulheres no comando – Segundo a Unidade de Inteligência de Dados do Sebrae Maranhão e a Receita Federal, 2025 encerrou com 321.225 sócios de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) ativas no estado. Desse total, 41,7% são lideradas por mulheres, o equivalente a 134,001 empreendedoras. 

A maior concentração está no setor do comércio com 66.086 mulheres (46,4%), seguido por Serviços, com 63.017 (44,3%) e Indústria, com 8.963 mulheres (6,3%).

“Meu sonho é consolidar a marca, construir o nosso espaço físico, adquirir novos maquinários para ampliar a produção e contratar mais funcionários. Temos clientes agendados, aguardando atendimento até março e, ainda em 2026, queremos levar a Quipão para o estado do Piauí”, finalizou a empreendedora. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima