Contra a maré digital? 45% dos ludovicenses nunca compraram online, revela Qi Mercado

Plataforma se renova com modelo contínuo e traz dados inéditos sobre como o ludovicense mora, gasta e investe. Levantamento mais recente da Qi Mercado revela alta intenção de consumo para os próximos meses e constata que público de São Luís prefere comércio de rua, priorizando o contato presencial

Rua Grande, principal área de concentração do comércio varejista de São Luís

Enquanto o mundo discute a inteligência artificial e o domínio total do comércio eletrônico, o consumidor de São Luís manda um recado claro: a tradição e o contato presencial ainda ditam as regras na capital maranhense. Dados inéditos levantados pela plataforma Qi Mercado, que será relançada nesta quarta-feira (4) em um formato inovador de pesquisa contínua, revelam que 81,08% dos ludovicenses preferem fazer suas compras em lojas de rua.

O dado surpreende ainda mais quando olhamos para a penetração digital: 45,7% dos entrevistados afirmam que nunca compraram pela internet. O levantamento desenha um cenário onde o empresário local precisa estar atento à experiência física, ao atendimento “olho no olho” e à acessibilidade dos pontos de venda tradicionais, os chamados PDV’s.

Nova QI Mercado: monitoramento contínuo

Esses insights fazem parte da nova fase da plataforma Qi Mercado. Diferente de pesquisas estáticas, que registram apenas uma “foto” do momento, a Qi agora opera com coleta de dados contínua. Isso permite que empresários, gestores e investidores acompanhem a mudança de hábitos da população de São Luís ao longo do ano, ajustando rotas e estratégias com agilidade.

“Entender que quase metade da população não compra online muda completamente a estratégia de marketing de uma empresa local. A nova plataforma Qi Mercado chega justamente para entregar essa inteligência viva, a fim de permitir decisões baseadas em dados atualizados”, destaca Felipe Ladeira, sócio-diretor da plataforma QI Mercado.

Otimismo: imóveis e empreendedorismo em alta

A pesquisa também detectou um forte índice de otimismo e intenção de compra. O mercado imobiliário deve se aquecer neste ano de 2026, já que 30,98% das pessoas pretendem comprar um imóvel, seja novo ou usado, nos próximos 12 meses.

O desejo de autonomia financeira também marca os moradores na capital maranhense: 37,83% dos entrevistados têm vontade de empreender. E o setor preferido já tem dono: 41,03% desses futuros empreendedores miram no segmento de alimentação, o que confirma a vocação da cidade para a gastronomia e serviços.

Outros destaques do levantamento:

  • Mobilidade: O ônibus ainda é o principal meio de transporte para 46,99% da população, mas quase 20% planejam comprar um carro no próximo ano.
  • A “Febre” das Bets: O impacto das apostas esportivas chegou com força. 33,1% dos ludovicenses afirmam ter jogado em plataformas de “bets” pelo menos uma vez no último ano.
  • Educação: Para quem paga escola particular (30,34% da amostra), o que manda é a qualidade do ensino (74,4%), superando fatores como preço ou localização.

Com apoio do Sebrae Maranhão, a primeira edição da nova série apresenta um retrato detalhado sobre como o consumidor da capital maranhense consome mídia, toma decisões de compra e se relaciona com marcas e canais de comunicação.

“Importante destacar que esses são alguns dados gerais e todas as essas informações podem ser relacionadas com os dados de mídia e perfil demográfico. Por exemplo, é possível saber qual o perfil das pessoas que pretendem comprar um carro e, a partir do nosso cruzamento de informações, identificar quais os meios de comunicação com maior afinidade com esse público”, ressalta Peter Vieth, também sócio-diretor da plataforma Qi Mercado.

Parte das informações da pesquisa está disponível gratuitamente ao mercado por meio da plataforma qimercado.com.br. Essa disponibilização aberta de parte dos dados ocorre como contrapartida institucional ao apoio do Sebrae Maranhão, permitindo que empresas, gestores e agentes públicos conheçam a metodologia da pesquisa e a aplicação prática dos dados no planejamento estratégico.

A parceria com o Sebrae Maranhão também possibilitou a inclusão de módulos específicos sobre empreendedorismo, ampliando a base de informações sobre o perfil da população local e de potenciais clientes, contribuindo para que o Sebrae aprofunde seu conhecimento sobre o mercado e o comportamento do público empreendedor no estado.

Confiabilidade de dados: Pesquisa certificada

Reconhecida pela aderência às boas práticas do setor, a Qi Mercado segue normas e critérios amplamente utilizados no mercado publicitário brasileiro, alinhados às referências do CENP, antigo Conselho Executivo de Normas-Padrão da Atividade Publicitária, hoje denominado Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, o que amplia a credibilidade e a comparabilidade dos dados.

SERVIÇO

O que: Lançamento da primeira edição 2026 da pesquisa contínua Qi Mercado

Quando: 04 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 8h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima